segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Rua sem saída é alvo constante de assaltos na Zona Norte de Niterói

Com único acesso, Travessa Renato Pacheco, no Fonseca, tem sido visada por ladrões de carro. Segundo moradores, cerca de 10 veículos foram roubados em apenas um mês

Cerca de 10 veículos roubados em apenas um mês. É o que denunciam moradores da Travessa Renato Pacheco, no Fonseca, Zona Norte de Niterói. A última investida dos bandidos teria ocorrido no início da manhã do último dia 8. Dois criminosos teriam tentado levar um Gol estacionado na calçada, quando a ação foi frustrada por uma moradora que começou a gritar da janela de seu apartamento. Assustados, eles fugiram correndo. Poucos dias antes, um Fiat Prêmio preto foi roubado no local. 

Moradores denunciam, ainda, que a rua, que é sem saída, também está servindo de local para desova e desmanche de roubados em outros lugares. Segundo eles, o fato da via ficar próxima à Alameda São Boaventura, um dos principais corredores viários da cidade, facilita a ação dos criminosos, que podem escapar rapidamente pela Rodovia RJ-104 em direção a São Gonçalo ou mesmo em direção à capital, atravessando a Ponte Rio-Niterói.

 Alguns moradores também acreditam que a proximidade com a favela Vila Ipiranga também facilite a ação dos ladrões de carro, que podem se refugiar rapidamente na comunidade, bastando para isso, atravessar a Alameda São Boaventura. 

“É isso o que imaginamos, afinal aqui sempre foi um local tranquilo. Já teve roubos de carros aqui, mas nunca com esta frequência que estamos vendo atualmente. Moro aqui há 28 anos e esta rua nunca foi assim. Alguma coisa tem que ser feita com urgência”, desabafa a agente administrativa May Moura Blanco, de 47 anos. 

Clima tenso - O funcionário público Alexandre Santos, de 36 anos, conta que o clima na região é de medo e de insegurança. 

“Fiz uma pesquisa aqui com os vizinhos e descobri que 10 carros foram roubados em um período de apenas 30 dias. Antes, os bandidos agiam mais à noite, mas agora, pelo jeito, até pela manhã eles estão atuando. Um absurdo. Roubam em plena luz do dia”, reclama, referindo-se à tentativa de roubo do último dia 8. 

O servidor lembra, ainda, que há um mês, uma outra tentativa de roubo ocorreu naquela rua. Na ocasião, os bandidos agiram bem em frente à casa dele. 

“Os ladrões chegaram a arrombar o Space Fox de meu vizinho, mas só não levaram porque o alarme disparou a buzina e cortou o sistema de partida do veículo”, diz indignado. 

O analista de sistema Maurício Tavares, de 33 anos, já teve o seu carro roubado há pouco mais de um ano na rua e tem medo de ser vítima novamente da ação dos criminosos.

“Em março de 2009 levaram o meu carro, quando eu, minha namorada e minha mãe saíamos para fazer compras. Tive uma arma apontada para a minha cabeça por um dos dois homens armados que praticaram o assalto, logo assim que deixei a garagem de casa. Será que vou ser obrigado a viver aquele pesadelo de novo?”, questiona o morador.   

Reforço - Policiais do 12º BPM (Niterói) que fazem patrulhamento na região, reconhecem que o local tem sido alvo da ação de ladrões de carro.

“Realmente, estamos intensificando o patrulhamento na rua devido aos últimos episódios relatados pelos moradores”, confirmou um dos PMs.

O comandante do 12º BPM (Niterói), tenente-coronel Ruy França, também confirmou que intensificou o patrulhamento na região. 

“O patrulhamento nesta rua do Fonseca foi reforçado com um objetivo: prender os ladrões que estão agindo ali”, afirmou Ruy França.(O Fluminense)

Além do furto de automóveis neste final de semana ocorreram diversos assaltos no Fonseca, um na Travessa São Feliciano no qual três homens estavam em um Uno Verde abordando as pessoas com um revólver.

O bairro do Fonseca nos últimos meses tem estado mais abandonado do que nunca, o trânsito está caótico, camelôs ocupam as principais ruas, assaltos em plena luz do dia,  tiros diários no entorno do Morro do Eucalípto, Riodades e Vila Ypiranga, atropelamentos e acidentes por conta do corredor viário, realmente parece que tanto a Prefeitura quanto o Governo do Estado esqueceram de Niterói, principalmente o bairro do Fonseca. Infelizmente os moradores não podem contar nem com a delegacia 78º DP nem com o 12º Batalhão, além de ser sede do Batalhão Rodoviário e possuir uma escola da Polícia Militar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário