segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Centro perde 2,1 mil vagas na quarta

Cariocas deverão preferir ônibus, metrô e bicicletas; ação marca o Dia Mundial sem Carro

No Dia Mundial sem Carros, na próxima quarta-feira, o Rio terá esquema especial de trânsito em toda cidade.

A intenção da prefeitura é que os cariocas usem mais transportes de massa e alternativos, como as bicicletas. A data foi criada para conscientizar sobre os efeitos dos automóveis na sociedade.

No Centro, parte das vagas do Rio Rotativo e oficiais (destinadas aos órgãos públicos) estará bloqueada. A estimativa da prefeitura é de que cerca de 2,1 mil veículos deixarão de estacionar e circular na região, crescimento de 28% sobre o ano passado, que teve 1,5 mil vagas.

No dia, dois estacionamentos do Centro receberão as bicicletas dos usuários, e um bicicletário será montado em frente ao metrô do Largo da Carioca.

A exemplo do que foi feito no ano passado com Copacabana, bairros de toda cidade passarão a ter limite máximo de velocidade de 30 km/h. Isso permite que bicicletas possam circular junto com automóveis sem enfrentar grandes riscos.

Em 2009, segundo CET-Rio, o Dia Mundial sem Carro resultou em redução média de 27% no tempo de percurso nas vias do Rio. Na avenida das Américas, na Barra da Tijuca, esse índice chegou a 59%.(Destak)

Nenhum comentário:

Postar um comentário