domingo, 12 de setembro de 2010

Pizza Italiana

Inocentada por ordem a Felipe Massa, Ferrari comemora possível mudança na regra da Fórmula 1

A Ferrari só teve motivos para comemorar após a FIA (Federação Internacional de Automobilismo) inocentar a escuderia pelo jogo de equipe realizado no GP da Alemanha, quando o brasileiro Felipe Massa cedeu a posição para o espanhol Fernando Alonso. Além de se safar do episódio apenas com a multa imposta de aproximadamente R$ 170 mil (US$ 100 mil), a escuderia ainda teve a promessa da entidade de rever a regra infringida por ela.

Enquanto a Ferrari emitiu um comunicado demonstrando a sua "satisfação" pela decisão, o chefe da equipe, Stefano Domenicali, que compareceu à reunião do Conselho Mundial da FIA em Paris, disse que a revisão da regra é "um passo muito importante para a transparência" na Fórmula 1.

No episódio em questão, a Ferrari não chegou a dar a ordem para que Massa permitisse a ultrapassagem de Alonso, mas o fez de forma velada, afirmando que ele estava mais lento que o companheiro. O jogo de equipe realizado desta forma é proibido desde 2002, quando Rubens Barrichello deixou o alemão Michael Schumacher o ultrapassar já perto da linha de chegada, no GP da Áustria.

- Nós realmente gostamos de o Conselho Mundial ter levado em consideração o fato de a regra ter que ser, de uma certa forma, corrigida. É importante ser 100% transparente. Isso é provavelmente a boa coisa do dia.

Jean Todt, que ocupou o cargo de Domenicali na Ferrari de 1993 a 2007, também se mostrou favorável à mudança da regra. O ex-chefe da escuderia, porém, reconheceu que o jogo de equipe acontece na F-1.

- Não está adaptada [para a Fórmula 1]. Definitivamente, nós sabemos que desde que as ordens [de equipe] foram proibidas, não é respeitado.

Todt lembrou que Massa foi o segundo colocado na Alemanha como forma de amenizar a manobra ferrarista desta temporada.

- A Ferrari organizou algo que provavelmente eles não falaram exatamente o que aconteceu. Todos negaram que foram ordens da equipe. Mas eu acredito que os pilotos da Ferrari iriam terminar em primeiro e segundo de qualquer forma na corrida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário