sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Clean Up The World 2010

Mais de 125 países e 35 milhões de voluntários estarão mobilizados, simultaneamente, em todo o planeta, neste sábado, dia 18, das 10h às 13h, no mutirão em prol do meio ambiente Clean Up The World 2010.
No Rio, pelo oitavo ano consecutivo, mais de oito mil voluntários esperam retirar da orla carioca cerca de 40 toneladas de lixo. A campanha terá continuidade em Brasília, Cabo Frio, Americana, Curitiba, Vila Velha e outras cidades do Estado do Rio.

A coordenação é do Instituto Ecológico Aqualung – IEA e conta com apoio de diversas entidades. O Sebrae/RJ, a Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura do Rio de Janeiro e o Banco do Brasil apoiam a campanha e já incentivam os barraqueiros na coleta seletiva de lixo e reciclagem dos resíduos sólidos e orgânicos, como ação do projeto Economia da Praia.

Na ocasião, serão distribuídas mais de 25 mil sacolas biodegradáveis e luvas. O lixo será qualificado e quantificado em uma ficha de coleta, possibilitando pesquisas e análises dos resíduos e microlixo encontrados, para futuras campanhas. O material recolhido será destinado às cooperativas e instituições de reciclagem. Também será enviado um relatório final para a ONU.
Os pontos de encontro são:

Praia de Copacabana:

a)  Leme - Próximo à Pedra do Leme, onde os voluntários caminharão em direção ao JW Marriott Hotel RJ, na Rua Santa Clara (Grupos da Ipiranga e Nova Rio);
b)   Colônia dos Pescadores / Posto 06 - a coleta será também em direção à Rua Santa Clara (Grupo Greenpeace e Grupo da Secretaria de Meio Ambiente - Prefeitura RJ, Alunos e Professores da Academia Maxi Forma);
c)  Rua Rodolfo Dantas - Grupo do Metrô Rio, em direção à rua Santa Clara;
d)  Rua Xavier da Silveira – em frente ao Hotel Othon, caminhando até a rua Santa Clara (Grupo Othon).


Praia Vermelha: com mergulhadores do Piratas do Mergulho.

Praia de Botafogo: ao lado da Estação de Tratamento da Cedae.

Praia de Ipanema:
a)  Pedra do Arpoador - Posto 07, onde os voluntários caminharão rumo à Rua Garcia D´Avila (Grupos Greenpeace, Instituto Sea Sheperd, Supervídeo);
b)   Em frente ao Hotel Fasano, caminhando até a Rua Garcia D´Avila.
Praia do Leblon:
a)  Na Ponta da Praia do Leblon (Cedae), até o Jardim De Alah (Grupo Hotel Marina).
Praia de São Conrado: em frente ao Pouso de Asa Delta, coletando em direção à escadaria, com pilotos de asa delta, parapentes e surfistas.

Praia da Barra da Tijuca:
a)  Quebra-mar caminhando até ao Quiosque do Pepê - Grupo da ONG Lagoa Viva, Voluntários da Shell, Cea Marapendi,  e demais Escolas locais;
b)   Em frente ao Hotel Sheraton Barra – Grupo Hotel Sheraton Barra;
c)  Os funcionários da Fetranspor se encontrarão em frente ao condomínio Alpha Barra (Av. Ayrton Senna com Av. Sernambetiba);
d)  Em frente ao Condomínio Novo Mundo, com o pessoal da Reviverde.

Praia do Recreio: encontro no Posto 12, na Praça Tim Maia, com o Grupo do Colégio Palas-Recreio; UCB (Universidade Castelo Branco); UFRJ Surf; Feserj (Federação de Surfe do Rio de Janeiro) e a Amor (Associação de Moradores do Recreio).

Praia de Grumari:  com a ASAG (Associação de Surfistas do Grumari).

Praia de Sepetiba: no coreto, com a coordenadora Magali Jordão; com moradores locais e Grupos da Guarda Municipal e Odebrecht.

Ilha de Paquetá: na Praia da Moreninha, com a Guarda Municipal.
Serviço:
Clean Up The World
Data: 18 de setembro
Horário: 10h às 13h
Confira os locais do evento em todo o mundo aqui

2 comentários:

  1. Sou morador da Ilha de Paquetá e fico indignado quando vejo, pela da internet, eventos como este e a própria comunidade não é informada.
    Será que estão escondendo alguma coisa, ou é para não ter a participação dos moradores locais e só satisfação das "autoridades"?

    ResponderExcluir
  2. Também acho que deveria ser mais divulgado, eu li achei muito interessante pôr no blog.

    ResponderExcluir