sábado, 11 de setembro de 2010

Fiscalização do Detro sai e as vans voltam a circular no Centro de Niterói



Topiqueiros reclamam que o único ponto legalizado não tem abrigo, nem infraestrutura para passageiros. Multa para motoristas que circulam fora do itinerário é de R$700


As vans que fazem a ligação de Niterói com municípios vizinhos continuaram, nesta quinta-feira, a sair do itinerário e levarem os passageiros, pela Avenida Visconde do Rio Branco, até a altura da esquina com a Rua Quinze de Novembro, apesar da fiscalização. Na quarta-feira, fiscais do Detro apreenderam quatro vans que também saíram do itinerário. Os motoristas alegam que o ponto regulamentado fica “longe de tudo” e não tem infraestrutura básica.

Entre um hipermercado e uma grande área de estacionamento próximo ao Terminal João Goulart, os pontos de vans intermunicipais, na Rua Um, no Centro de Niterói, não tem abrigo ou infraestrutura para receber os passageiros, que além de enfrentarem filas sob sol e chuva, precisam andar até atingirem a área comercial do bairro, destino da maioria dos passageiros.

“Eu sei que o ponto das vans é lá perto do Carrefour, mas como os motoristas sempre vêm até o Plaza, aproveito para desembarcar aqui. Caso contrário, teria que andar de lá até o Rink, uma distância muito grande. À noite ainda é pior porque a área onde fica o ponto final é escura e deserta demais”, diz a usuária do transporte alternativo Vanessa Lopes, de 33 anos.

Moradora do bairro Vista Alegre, em São Gonçalo, Vanessa dá preferência às vans justamente porque elas as deixam no local onde está interessada em ir. O motorista Enéas Batista Coração, de 44 anos, respeita a legislação, mas perde passageiros com isso.

“Quando fazem sinal já perguntam logo se vou até o shopping. Perco o passageiro quando digo que o ponto final é aqui. Este local é longe de tudo. É ruim para nós, que pegamos menos passageiros e é ruim para as pessoas, que precisam andar mais para resolver seus problemas. Além de tudo, faltam abrigos e banheiros”.

A Prefeitura informou que tem uma parceria com o Detro para coibir e fiscalizar os pontos clandestinos de vans e afirma que o único ponto de van intermunicipal legalizado no Centro é o que fica em frente ao Carrefour. Quanto às melhorias nos pontos, disse que a NitTrans não tem projetos para melhorar o local e informa que vai intensificar a fiscalização.

O Detro esteve nesta quinta-feira no local e, mesmo com vários motoristas fugindo do trajeto, nenhum deles foi multado ou teve o veículo apreendido. Caso o motorista seja flagrado fora do itinerário, ele pode ser multado em R$700 e a reincidência dobra o valor da multa.(Fluminense)

Nenhum comentário:

Postar um comentário