terça-feira, 21 de setembro de 2010

Programa da FME vai padronizar creches municipais e conveniadas

Projeto da Fundação Municipal de Educação permite a comparação entre entidades. Medida tem como objetivo estabelecer parâmetros de qualidade nos dois sistemas

Alunos de escolas municipais e de instituições conveniadas estudarão em ambientes com o mesmo padrão de qualidade e quem dá a garantia é a tecnologia. Um programa implantado no início do ano começa, agora, a receber os dados das creches conveniadas. São informações como tamanho das salas, índice de luminosidade, tipo de piso, ventilação, número de professores, alunos, capacidade e outros, que somados, permitem a construção de um perfil detalhado de cada unidade.

“É importante o fato de termos terminado o levantamento das creches comunitárias e iniciamos os estudos comparativos entre a rede pública governamental e a rede conveniada para estabelecermos parâmetros de qualidade das instalações. As crianças em ambos os sistemas têm que receber uma oferta semelhante de serviços, tanto no aspecto físico como no que tange aos recursos humanos e insumos em geral”, disse Cláudio Mendonça, presidente da Fundação Municipal de Educação (FME) de Niterói.

O Sistema de Gerenciamento da Rede Física (SGRF) ultrapassa a funcionalidade de um banco de dados patrimonial. Com os relatórios gerados pelo SGRF, é possível, por exemplo, contratar serviço de limpeza a partir da quantidade de metros quadrados a serem atendidos. Mão de obra otimizada que acaba representando economia de dinheiro. “Atualmente estamos utilizando a solução para avaliar a questão das creches comunitárias. Um diagnóstico completo das creches comunitárias foi concluído agora. O nosso estudo foi iniciado com uma comparação das duas redes físicas, a rede de creches da FME e a rede de creches comunitárias”, explica o gerenciador do sistema, Paulo Adler.

As unidades que fugirem ao padrão poderão passar por obras de maneira mais eficiente. Ações pontuais apontadas pelo programa ajudarão a alocar os recursos somente na área necessária.

Mapeamento - Não apenas paredes, pisos e carteiras constituem a rede, mas também os alunos e professores. Para eles, um detalhado mapa de evasão escolar, repetência, assiduidade ajudará na identificação de problemas e na correção deles a tempo.

“Isto, associado ao sistema informatizado de matrículas, será a garantia de que todas as vagas de cada unidade de ensino serão oferecidas com absoluta transparência à sociedade”, frisa Mendonça.
O SGRF é acessível pela internet, permitindo que o gestor tenha acesso a estes dados a qualquer momento, tornando mais ágil a tomada de decisões.(O Fluminense)

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário