quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Começam as obras do novo terminal de ônibus no Largo da Batalha



Prefeitura iniciou os preparativos para o primeiro de quatro novos pontos de convergência de coletivos. Moradores esperam que projeto melhore transporte na região


A Prefeitura de Niterói iniciou os preparativos para a implantação do primeiro dos quatro novos terminais rodoviários previstos no Plano Municipal de Transporte e Trânsito, elaborado pelo escritório do arquiteto Jaime Lerner. Ele será localizado na Estrada Francisco da Cruz Nunes, na altura do Largo da Batalha, como uma alternativa para organizar o trânsito na região de Pendotiba, através da otimização do transporte coletivo. Atualmente, a Prefeitura vem realizando obras de alargamento da via, no trecho que vai receber o terminal. Com orçamento de R$ 2 milhões, essa etapa das obras deve ser concluída em 2011.

O plano proposto por Jaime Lerner prevê a implantação do sistema Bus Rapid Transit (BRT) na cidade. Trata-se de um modelo de coletivos interligados, de operação semelhante à dos metrôs. Os ônibus farão ligações entre terminais que serão construídos também em localidades do Caramujo, Piratininga e Charitas. Para cada um desses terminais haveria linhas alimentadoras.

De acordo com o vereador Felipe Peixoto (PDT), que presidiu a audiência pública sobre o projeto Jaime Lerner, a construção desse terminal é um passo importante para  o sistema viário da cidade.
“É o primeiro passo para a mudança no sistema de transporte público de Niterói”, afirma o vereador Felipe Peixoto (PDT).

Para viabilizar essa etapa do projeto, a Prefeitura já iniciou obras em um terreno, que está sendo desapropriado, localizado ao lado do Fórum Desembargador Luiz Roldão de Freitas. Atualmente, ele vem sendo utilizado como depósito de materiais excedentes dos deslizamentos de encostas ocasionados pelas chuvas, além de servir como canteiro de obras para o projeto de alargamento do trecho da via.
“Esse material vai ser usado posteriormente para preparar este mesmo terreno para receber o novo terminal”, acrescenta Peixoto.

A Prefeitura de Niterói confirmou os planos de construção do terminal do Largo da Batalha. No entanto, o terreno estaria sendo desapropriado e as obras ainda não teriam sido orçadas. A Prefeitura também informou que pode haver mudanças nas linhas de ônibus da cidade, mas que ainda não teriam sido definidas. 

Opinião - Antes mesmo da confirmação do projeto, moradores do Largo da Batalha já teriam sido informados sobre a construção da estação de baldeação no bairro. Para a dona de casa Roseli Amorim Marinho, de 45 anos, a expectativa é de que haja aumento nas opções de linhas de ônibus.

“Para quem mora aqui vai ser ótimo, principalmente se passarmos a ter mais linhas de ônibus. Hoje em dia, não tem muitas opções”, comenta.

A auxiliar de serviços gerais Maria de Lourdes Barbosa, de 31, tem sugestões.

“Espero que tenha mais opções de linhas, principalmente para o Centro e a Zona Sul, as mais necessárias”.
Já o pedreiro José Vieira, de 57 anos, acredita que a região será beneficiada, principalmente, pelo aumento no movimento de pessoas.

“Acredito que com mais gente por aqui, vai ser melhor. Esse trecho é um pouco deserto”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário