quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Piscinão sob o Caio Martins para tentar evitar enchentes


Secretário propõe construir reservatórios embaixo do campo de futebol para evitar alagamentos em Icaraí. Especialista alerta para dificuldades na execução das obras

Um “piscinão” é a solução apresentada para dar fim às constantes inundações nos bairros de Icaraí, Jardim Icaraí e Santa Rosa. O reservatório seria utilizado para armazenar a água da chuva e ficaria sob o campo do Estádio do Caio Martins. 

“O plano é escavar um reservatório de três metros de profundidade e reconstruir o campo em cima. O projeto seria aliado a reflorestamento e contenção de encostas. É uma solução simples, que utiliza uma área que não está beneficiando a população, para favorecê-la. Há anos córregos foram alargados, mas o bairro ainda enche”, explica Gerard Sardo, secretário de Projetos Especiais do município, autor da proposta encaminhada ao prefeito.

Com capacidade para 30 mil metros cúbicos de água (30 milhões de litros), o projeto, porém, pode tanto drenar os bairros quanto os cofres do município. Especialista alerta que a forma como será realizada a obra pode criar novas dificuldades para o município, além de ser uma obra de difícil execução e manutenção.
Os estudos de viabilidade para o piscinão terão custo aproximado de R$ 60 mil. Ainda não ficou definido se será feito pela Empresa Municipal de Moradia, Urbanização e Saneamento (Emusa) ou pela iniciativa privada.

A proposta ainda não foi analisada pelo prefeito.
Consulta - A partir da próxima semana, a população poderá dizer o que pensa do projeto. Estandes de informação serão montados em diversos pontos dos bairros beneficiados. Entre os moradores do bairro, a medida já causa polêmica.(O Fluminense)

Nenhum comentário:

Postar um comentário