quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Obras em rodovias na Serra demandarão cerca de R$ 400 milhões

O estado entregou nesta segunda-feira ao governo federal o levantamento das pontes e das estradas mais afetadas pelas chuvas na Região Serrana, que precisam passar por obras. De acordo com o vice-governador e secretário estadual de Obras, Luiz Fernando Pezão, serão necessários cerca de R$ 400 milhões para recuperar 193 pontes e seis rodovias estaduais. O relatório será entregue à presidente Dilma Rousseff e aos ministros envolvidos com a reconstrução das cidades afetadas. 

— No relatório, nós estabelecemos um cronograma, definindo as prioridades. Num prazo entre 15 dias e um mês, vamos fazer o mesmo trabalho com as encostas. Nosso primeiro levantamento, sobre a construção de casas para desabrigados e moradores de áreas de risco, obteve o respaldo do governo federal — disse Pezão.
A reconstrução das cidades mais afetadas também prevê a reurbanização de ruas e praças afetadas. Mas, de acordo com Pezão, inicialmente é necessário recuperar a infraestrutura desses locais.

— A meta é recuperar as cidades mais afetadas e, depois, fazer a reurbanização e as obras internas, como a reconstrução de igrejas afetadas — disse Pezão, que voltará à Região Serrana amanhã.

Das 860 mortes registradas após as chuvas que aconteceram no último dia 12 na Região Serrana, 347 são de Teresópolis e 416 em Nova Friburgo, de acordo com dados da Polícia Civil. Já em Itaipava, foram registradas 71 vítimas, e outras 21 em Sumidouro. Em Bom Jardim, uma pessoa morreu. Outras quatro foram vítimas em São José do Vale do Rio Preto. 

Há ainda 429 pessoas desaparecidas, de acordo com informações do Ministério Público do Rio. Até a noite desta segunda-feira, em Teresópolis havia 224 registros de desaparecimento; em Friburgo, 109; Petrópolis, 51; Sumidouro, 3; Bom Jardim, 1. Em localidades não informada há 41 desaparecidos.(Extra)

Nenhum comentário:

Postar um comentário