Clube usa fator R10 para conseguir contratos de patrocínios milionários
Depois da estreia de Ronaldinho, na quarta-feira, o Flamengo se articula para garantir receitas oriundas das propriedades da camisa, explorando o fator R10.
O novo uniforme será lançado no dia 1 de março e, até lá, o clube poderá acertar com os interessados em patrocinar o Rubro-Negro um valor que seja 60% superior ao do antigo vínculo com a Batavo.
A Traffic, parceira do Fla na contratação de Ronaldinho, busca ofertas para o patrocínio master (frente e costas da camisa) a partir de R$ 35 milhões.
Com base nos números pretendidos pelo grupo, o Jornal Lance projetou o valor que poderá ser gerado de receita, considerando os espaços da frente e costas e da manga das camisas (já fechada com o BMG até o fim de 2011) e dentro do número (negociado com a TIM em 2010).
No total, o Flamengo arrecadaria R$ 47,2 milhões com a venda dessas três propriedades.
– Esse é um valor pedido no mercado e está coerente. Se vai ser fechado ou não pelo Flamengo não podemos saber. Mas existe efetivamente uma tendência de valorização das propriedades esportivas no Brasil e isso eleva o preço – explicou Rafael Plastina, gerente de marketing e novos negócios da Informídia.
O clube, por sua vez, prefere não mencionar, seja valor ou percentual, possíveis aumentos nos contratos antes de qualquer desfecho.
– Não dá para falar em valor. Vamos trabalhar isso nas negociações. Queremos algo, é claro, acima do atual. Não quero fazer uma projeção e criar expectativas – explicou Henrique Brandão, vice de marketing do clube rubro-negro.
Há conversas em curso com três empresas. E enquanto não há uma definição, o Flamengo estampará à frente de sua camisa uma mensagem institucional a partir do jogo de domingo contra o Boavista.
Valor astronômico fechado na estreia
Os R$ 900 mil arrecadados pelo Flamengo no jogo de estreia de Ronaldinho Gaúcho estão bem acima da realidade contratual firmada pelo clube com os seus parceiros.
Se a receita de R$ 22 milhões gerada pelo patrocínio master da Batavo fosse dividida pelo número de jogos do time na temporada de 2010 – foram em média seis por mês – cada compromisso do Rubro-Negro custaria R$ 333 mil, valor quase três vezes inferior ao desembolsado pela Visa e pela Cielo para exposição de suas marcas na quarta-feira.
Como parâmetro para entender o contrato milionário fechado pelo clube, o Jornal Lance mostra qual o valor de uma propaganda de 30 segundos durante o intervalo do Jornal Nacional, da TV Globo.
Para exibir um anúncio em todo o Brasil no horário nobre da emissora, os interessados precisam pagar pela quantia de R$ 422.600.
O jogo de estreia de Ronaldinho contra o Nova Iguaçu foi transmitido pela TV Globo em 14 estados e também na cidade de Florianópolis, em Santa Catarina.
DADOS SOBRE O PATROCÍNIO
PATROCÍNIO MASTER (frente e costas)
Último contrato
Batavo - R$ 22 milhões
Número com o qual trabalha a Traffic para 2011 - R$ 35 milhões
Aumento: 60%
PATROCÍNIO PREMIUM ( mangas)
BMG - R$ 9 milhões (já definido)
DENTRO DO NÚMERO
TIM ( valor negociado no fim de 2010: R$ 2 milhões) - com a projeção do aumento de 60%: 3,2 milhões
TOTAL: R$ 47,2 milhões
Nenhum comentário:
Postar um comentário