segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Fla consegue liminar que proíbe a entrega da Taça das Bolinhas ao São Paulo

O Flamengo conseguiu, de madrugada, uma liminar no Tribunal de Justiça (TJ) do Rio que proíbe a entrega, pela Caixa Econômica Federal (CEF), da Taça das Bolinhas ao São Paulo. A cerimônia estava marcada para as 11h desta segunda-feira e, se de fato vier a acontecer, a CEF e Confederação Brasileira de Futebol (CBF) vão pagar R$ 500 mil, segundo a assessoria de imprensa do Rubro-Negro.

O Fla alega que a CBF ainda não se posicionou sobre um pedido de revisão do caso. Em abril de 2010, a confederação anunciara que entregaria o troféu ao Tricolor. A entidade reconheceu, na ocasião, o Sport como o campeão brasileiro de 1987 e o São Paulo como o primeiro pentacampeão nacional graças ao título conquistado em 2007. O Flamengo, que disputou e venceu a Copa União de 87, passou a ser considerado pela CBF pentacampeão brasileiro com o título conquistado em 2009.

Entenda a polêmica

A Taça das Bolinhas foi criada para ser dada em definitivo ao clube que conquistasse o Brasileiro por três vezes consecutivas ou cinco alternadas.

Em 87, na Copa União, o primeiro campeonato nacional organizado pelo Clube dos 13, o Flamengo foi campeão do Módulo Verde (correspondente à primeira divisão), e o Sport venceu o Módulo Amarelo (Série B).

O regulamento da competição previa o cruzamento entre os dois primeiros colocados de cada módulo. Porém, Flamengo e Inter (campeão e vice do módulo verde) se recusaram a disputar o quadrangular com Sport e Guarani (campeão e vice do módulo amarelo). No ano seguinte, Sport e Guarani, inclusive, representaram o país na Taça Libertadores da América.

A CBF então declarou o clube de Recife campeão, decisão confirmada em maio de 1994 em uma sentença do Tribunal Regional Federal (TRF), dois anos depois de o Fla ter conquistado o título brasileiro que lhe valeria o pentacampeonato.

A taça acabou esquecida, mas a polêmica voltou a crescer depois que o São Paulo conquistou o Brasileiro de 2007, e foi reivindicada a entrega do troféu. Hexacampeão, o São Paulo também foi campeão em 1977, 86, 91, 2006 e 2008, quando faturou o hexa. Mas a taça continuou com a CBF até uma definição de quem receberia a taça.

Campeão brasileiro em 2009, o Flamengo contabiliza este título como o sexto de sua história no torneio. Os outros foram em 1980, 82, 83 e 92.(Extra Online)

Nenhum comentário:

Postar um comentário