terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Fogo destrói 40 mil metros quadrados de vegetação na Serra da Tiririca


Segundo o Inea, incêndio foi provocado por balão de 20 m e bombeiros demoraram mais de 24 horas para controlar as chamas no parque ambiental situado entre Niterói e Maricá

A queda de um balão com tamanho estimado em 20 metros provocou um incêndio que destruiu cerca de 40 mil metros quadrados de área de vegetação rupícola no Parque Estadual da Serra da Tiririca, administrado pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e situado na divisa entre Niterói e Maricá. O incêndio começou por volta de 9h de domingo, numa região de costão rochoso do Morro das Andorinhas e, além de destruir a vegetação, também colocou em risco residências da população tradicional da área.

O combate ao fogo mobilizou cerca de 20 homens, entre guarda-parques e bombeiros do 4º GMar, de Niterói, além de veículos e um helicóptero, que passou todo o domingo lançando água nas áreas de difícil acesso. A estiagem dos últimos dias facilitou a propagação do fogo, que só foi considerado controlado por volta de 12h desta segunda-feira, mas que continuou sendo monitorado pelas equipes de fiscalização devido a ocorrência de fumaça em algumas áreas.

De acordo com relato de testemunhas, o balão veio da região de Rio do Ouro, em São Gonçalo e, após a queda, sua bandeira teria sido recolhida por homens que acompanhavam sua trajetória numa lancha. O grupo ignorou, no entanto, a cangalha incandescente do balão. O fogo atingiu uma área de costão que abriga espécies como bromélias e cactos. Além disso, a comunidade que mora nas partes alta e baixa do Morro das Andorinhas precisou ser protegidas por ações de resguardo, que evitaram a propagação das chamas.

O administrador do parque, Fernando Matias, informou que o trabalho de conscientização realizado junto à comunidade do entorno tem evitado a soltura de balões nas proximidades da unidade de conservação. Segundo ele, o apoio da comunidade é indispensável, através de denúncias, para evitar os danos causados pelos balões à biodiversidade do parque.(O Fluminense)

Nenhum comentário:

Postar um comentário