quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Réveillon na Praia de Icaraí terá 20 minutos de fogos, bandas locais e samba


A Prefeitura Municipal de Niterói, através da Niterói Empresa de Lazer e Turismo (Neltur), e com o apoio da empresa Águas de Niterói, está programando uma grande festa de Réveillon na Praia de Icaraí, com dois dias de shows, 20 minutos de fogos e bateria da Unidos do Viradouro. A coordenação de palco e a programação musical foram definidas pela Fundação de Arte de Niterói (FAN). A programação musical para o Réveillon contará com a apresentação

"Queremos um Réveillon família, com muita paz, tranquilidade, boa música e um belo show pirotécnico com novidades, disse o presidente da Neltur, José Haddad lembrando ainda que a festa da virada é uma realidade em Niterói, atraindo mais de 400 mil pessoas todos os anos, para a Praia de Icaraí."A rede hoteleira do município já está com a taxa de ocupação em 100% para a virada de ano, ressaltou Haddad

A programação musical para o Réveillon contará com a apresentação de 10 bandas, além da bateria da Unidos do Viradouro.

Este ano, a festa começa no dia 30 de dezembro, quinta-feira, véspera da virada com o evento "Música da Cidade", promovido pela Fundação de Arte de Niterói (FAN), que terá shows de seis bandas locais, das 18h às 23h, no palco montado na Praia de Icaraí. São elas: Banda Teresa, Nastrada, Rua 17, Bow Bow Cogumelo, Filadélphia e Mustang 65.

No dia 31, noite do Réveillon, o palco em Icaraí vai receber cinco atrações. Antes da virada, se apresentam as bandas Solar (20h), Conexão 80 (21h) e Canto Maior (22h). Após a queima de fogos, que terá a duração de 20 minutos e contará com sete mil bombas distribuídas estrategicamente em três balsas, o clima vai esquentar com a apresentação da bateria da Escola de Samba Unidos do Viradouro. Em seguida, à 1h30m, a banda Maria Preta sobe ao palco para apresentar o melhor do rock.

Na Praia de Icaraí, haverá uma tenda, onde funcionará a coordenadoria dos órgãos de segurança do evento, com integrantes do Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, Polícia Militar, Conselho Tutelar e da Guarda Municipal. Haverá também na Praia um posto de saúde, com 10 leitos climatizados, disponíveis para casos de emergência.

A Coordenadoria e o Posto de Saúde serão instalados na altura da Rua Lopes Trovão, rua esta, que servirá de rota de fuga para qualquer emergência médica ou do Corpo de Bombeiros. Ao lado do palco será montada uma tenda para crianças perdidas e uma área específica para pessoas com deficiência.

A Prefeitura de Niterói calcula que cerca de 500 mil pessoas participem da festa de Réveillon na Praia de Icaraí este ano. O número de ambulantes será restrito e será proibida a venda de bebidas em garrafas de vidro e a instalação de barracas para venda de produtos de qualquer espécie. A Prefeitura também recomenda que as pessoas evitem levar bebidas em garrafas de vidro e fogos para a praia.

A logística para o Réveillon vai começar cedo, às 8h, do dia 31/12, com a Guarda Municipal coibindo a entrada de ambulantes na Praia de Icaraí e a partir das 15h, o trecho da Praia entre as ruas Miguel de Frias e Mariz e Barros será interditado. A Praia de Icaraí deverá ficar fechada até as 9h do dia 1º, para que a Clin conclua o trabalho de limpeza.


Posto Médico

Para atendimentos de emergência, será montado um mini-hospital, com 10 leitos climatizados e uma ambulância, na Praia de Icaraí. A estrutura vai contar com 25 profissionais - 6 médicos, 1 enfermeiro, 6 técnicos de enfermagem, 5 administrativos, 1 coordenador médico, 1 coordenador de enfermagem e coordenação de planejamento e logística, além de voluntários. Os atendimentos mais graves serão encaminhados para os hospitais Azevedo Lima, Getulinho, Carlos Tortelly e Mário Monteiro.


Segurança

Na Praia de Icaraí, serão instaladas 10 torres de policiamento em pontos estratégicos – 6 no calçadão e 4 na areia. Cerca de 500 homens, entre policiais e guardas municipais, garantirão a segurança no Réveillon. O trecho compreendido entre a Praia de Icaraí e a Rua Gavião Peixoto, além de todas as ruas transversais desse perímetro receberão policiamento ostensivo.

O esquema de segurança contará uma viatura da Polícia Militar em cada esquina da Praia de Icaraí, a presença da Guarda Municipal, o Corpo de Bombeiros, que disponibilizará uma viatura e uma lancha para fazer atendimentos no mar, além de uma tenda que abrigará a Coordenadoria dos Órgãos de Segurança do evento, com homens do Corpo de Bombeiros, Policia Civil, Polícia Militar, Conselho Tutelar e da Guarda Municipal. A equipe da Operação Lei Seca também vai reforçar o esquema de segurança.


No mar

Para garantir a beleza do espetáculo e a segurança do público, a Neltur, atendendo à exigência da Capitania dos Portos, está providenciando coifas (blocos de concreto com correntes) para a amarração das três balsas, que promoverão a queima de fogos, acabando com a possibilidade de deslocamento dessas embarcações. Vale ressaltar que as balsas serão posicionadas por GPS.

Serão colocadas, também, boias luminosas no mar, para indicar até onde as embarcações de passeio, que estiverem assistindo a queima de fogos podem ir. Uma lancha do Corpo de Bombeiros estará nas águas de Icaraí para salvamentos. O presidente da Neltur, José Haddad, faz um apelo para que o público atenda a legislação marítima e siga os limites determinados pela Marinha.


Bloco das Piranhas

A concentração do Bloco das Piranhas, como ocorreu no ano passado, será às 14h, na Rua Miguel Frias e é previsto que a Praia será interditada às 15h, para que haja mais tranqüilidade e maior tempo para a estrutura da área para a festa do réveillon à noite.

O bloco vai contar com trio elétrico, sob o comando da atriz e apresentadora, Fabianna Brazil. O repertório do trio, determinado pela Neltur, vai incluir marchinhas de Carnaval e músicas para criar um clima de alegria e de família.


Proibido

Ambulantes sem licença serão reprimidos desde cedo na Praia de Icaraí, assim como pessoas com garrafas de vidro e fogos. "Em cada esquina da praia haverá um guarda e qualquer problema, o cidadão poderá abordá-lo, pois todos eles estarão com rádios para qualquer outra emergência", lembrou Haddad.

Estarão proibidos, na Praia, a venda de qualquer produto em garrafas de vidro, carro de som, além de qualquer tipo de acesa (botijão de gás, churrasqueira com carvão, fogos etc). Haddad pede ainda que as pessoas dos prédios da orla não soltem fogos em direção à areia.(Prefeitura de Niterói)

Nenhum comentário:

Postar um comentário