quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Justiça britânica concede liberdade condicional a Julian Assange

Tribunal rejeita recurso da promotoria sueca; australiano terá de pagar fiança de R$ 533 mil

O Tribunal Superior de Londres rejeitou nesta quinta-feira, 16, o recurso contra a liberdade condicional ao fundador do WikiLeaks, Julian Assange.  Ele será libertado após pagar a fiança de  £ 200 mil ( cerca de R$ 533 mil).  O australiano terá de entregar seu passaporte, usar uma pulseira de identificação e se apresentar diariamente à polícia.  

O juiz Duncan Ouseley rejeitou o pedido da promotoria sueca contra a libertação do fundador do WikiLeaks, decidida por tribunal de Westminster na última terça-feira. 

Assange, de 39 anos, foi preso no último dia 7 após a justiça da Suécia emitir um pedido de prisão internacional por meio da Interpol. Assange é acusado de manter relações sexuais sem preservativos com duas mulheres suecas, à revelia delas.

O fundador do WikiLeaks, responsável pelo vazamento de 250 mil mensagens diplomáticas do departamento de Estado americano, chegou ao tribunal em uma van do serviço penitenciário britânico.

"Acreditamos que teremos o dinheiro para a fiança hoje. Já está no banco, aparentemente. Tivemos promessas de pessoas que já o apoiaram anteriormente", disse o advogado de Assange, Mark Stephens, antes da audiência. "Todos eles se manifestaram e foram muito generosos em apoiá-lo financeiramente".

Entre as personalidades que apoiam Assange, estão os escritores Tariq Ali e Hanif Kureishi, a ativista Bianca Jagger, e os cineastas Ken Loach e Michael Moore.(EFE)

Nenhum comentário:

Postar um comentário