domingo, 12 de dezembro de 2010

Apagão causa transtornos em trechos de Icaraí, Santa Rosa e São Francisco

Falta de energia elétrica durou cerca de três horas e complicou o trânsito na região. Segundo a Ampla, falha em um equipamento da subestação Icaraí provocou o problema

Os bairros de Icaraí, São Francisco e Santa Rosa, na Zona Sul de Niterói, ficaram, na sexta-feira, cerca de três horas no escuro. O “apagão”, que começou por volta do meio-dia, gerou caos e transtornos para os moradores e comerciantes. O Corpo de Bombeiros recebeu, durante o blecaute, 25 chamados para retirar pessoas presas em elevadores e guardas municipais tiveram que  intervir no trânsito, já que os sinais estavam desligados. A Ampla, empresa responsável pelo abastecimento de energia na cidade, informou que o incidente aconteceu devido a uma falha em equipamentos da subestação de Icaraí.

O caos provocado pela falta de sinalização foi responsável pela colisão de dois veículos na esquina da Rua Gavião Peixoto e Avenida Sete de Setembro, em Icaraí. Com os sinais desligados, um Peugeot 406 acabou colidindo contra a lateral de um Kombi. Ninguém se feriu.  

Moradores de edifício que queriam sair de casa foram obrigados a descer as escadas. Foi o caso da aposentada Edith Mills, moradora de Icaraí que, com 84 anos, que desceu três andares no escuro. “Tenho a apresentação da escola da minha bisneta e não posso faltar. Fiz esse esforço por ela, mas correndo um grande risco. Se eu cair, será fatal”, ressalta Edith. 

O prejuízo pelas quase três horas no escuro gerou indignação no comércio de Icaraí.  A Rua Moreira Cesar foi um dos pontos mais afetados com a falta de energia. Os comerciantes tiveram que usar velas para manterem os estabelecimentos abertos, enquanto contabilizavam os prejuízos. O casal Mônica e Gilmar Fernandes, proprietários de uma loja de salgados e tortas em Icaraí, acredita que tenha pedido R$ 3 mil com a falta de energia. Em um quiosque de sorvete no mesmo bairro, a solução encontrada para não perder a mercadoria foi colocar o produto em um isopor com gelo seco. 

O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Niterói (CDL), teme que novas faltas de luz atrapalhem as vendas do Natal. “Com a falta de investimento das concessionárias de energia, ficamos muito sujeitos a isso na época do verão, quando acontece um consumo mais intenso de energia”, ressalta Joaquim Pinto. (O Fluminense)

Nenhum comentário:

Postar um comentário