terça-feira, 30 de novembro de 2010

Niteroienses enfrentam sensação térmica de 40º e temporal é esperado

Inicio da semana começou com sol forte e muito calor em Niterói e no Grande RJ. Meteorologista do SIMERJ explica fenômeno e prevê chegada de frente fria na quarta-feira

O Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC/INPE) divulgou, nesta segunda-feira, que apesar dos termômetros marcarem 32 graus Celsius, a sensação térmica da segunda-feira bateu a casa dos 40 graus. A chegada da frente fria prevista para quarta-feira pode causar fortes pancadas de chuva na quarta-feira.

O meteorologista Rodrigo Mello, do Sistema de Meteorologia do Estado do Rio de Janeiro (SIMERJ), explica a razão do fenômeno. “No domingo, uma massa de ar quente chegou ao Estado e hoje tivemos o predomínio dessa massa. Além disso, temos alta pressão e estamos com a umidade relativa do ar muito alta. Esses fatores causam o aumento da sensação térmica”.

O especialista ainda ressalta que a chegada de uma nova frente fria do Sul prevista para hoje, causará pancadas de chuva durante o dia e, possivelmente, um temporal durante a tarde e a noite de quarta-feira. Ainda segundo Mello, a passagem da frente fria, aliada ao calor e à umidade elevada causa pancadas de chuvas durante a terça-feira.  “Mas na quinta-feira há uma tendência de melhora do tempo”, acrescenta. Para o final de semana, o especialista não quis fazer previsões.(O Fluminense)

Nenhum comentário:

Postar um comentário