sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Começam os trabalhos para o reflorestamento do Bumba


Projeto da Secretaria de Obras do Rio de Janeiro pretende gastar R$ 35 milhões na região castigada pelas chuvas de abril. Local receberá nova vegetação para evitar futuros deslizamentos

Começou nesta quinta-feira o reflorestamento do Morro do Bumba. O projeto da Secretaria de Obras do Rio de Janeiro (Seobras), que investe R$ 35 milhões no local, prevê melhorias na contenção de encostas, recuperação das vias de acesso à comunidade, reconstrução da rede de drenagem pluvial. O processo de revegetação, além de paisagístico, faz parte das medidas para conter o risco de desabamentos. 

A ideia é transformar o local da tragédia do Bumba em uma área de lazer com uma praça em homenagem às vítimas do deslizamento de terra. O projeto teve inicio há cinco meses. Na ocasião, cerca de 160 famílias que ainda moravam nas proximidades do local de deslizamento de abril foram retiradas. 

Muitos moradores gostariam de ver projetos de moradia no local em vez de uma área de lazer. Mas, segundo especialistas, isso não é viável. O professor de Geografia Antônio Veloso, que realizou estudos sobre o Morro do Bumba disse na edição do último domingo do  Jornal  O Fluminense que o local nunca poderia ter sido habitado e que o melhor que se pode fazer com a área é tansformá-la em um parque de preservação ambiental.

Alguns moradores voltaram para suas casas e ainda estão descontentes com sua situação desde as chuvas.
“Continuo morando na minha casa interditada e não tenho para onde ir. Não tem como viver em abrigo, lá é o pior lugar do mundo”, conta o eletricista e morador da comunidade afetada pelas chuvas de abril há 25 anos, Luis Antonio Oliveira da Silva, de 44 anos.

A vendedora Magali Peixoto, de 58 anos, também moradora, está contente com o projeto.
“Acredito que esta obra melhore as condições para os moradores, mas não é fácil esquecer a tragédia”, lamenta a moradora do Bumba desde a década de 70.

Conclusão no próximo mês
Segundo a Secretaria de Obras do Estado (Seobras), já foram realizadas as obras de construção e drenagem das curvas de níveis. A secretaria também explicou que as obras de revegetação já foram iniciadas e que, ainda em novembro, serão instalados o inclinômetro e piezômetro, para monitorar a situação do morro. Em relação ao término da obra, a Seobras informou que toda a construção será concluída no próximo mês.(Jornal O Fluminense)

Nenhum comentário:

Postar um comentário