quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Novo título para o Museu de Arte Contemporânea (MAC) de Niterói

Prédio niteroiense ganha o mundo e está entre os mais inusitados do planeta. Obra do mestre Oscar Niemeyer apareceu em destaque num site mundial especializado em arquitetura

O Museu de Arte Contemporânea (MAC), em Niterói, figura entre as 50 obras de arquitetura mais inusitadas do mundo, de acordo com o site especializado “Strange Building”. Considerada uma das mais belas obras do arquiteto Oscar Niemeyer, o museu virou referência até no exterior. O presidente da Niterói Empresa de Lazer e Turismo (Neltur), José Haddad ficou lisonjeado com a inclusão do MAC na lista, que tem ainda outra obra do mestre Niemeyer: a Catedral de Brasília.

“Foi uma visão audaciosa ver que o MAC poderia trazer dividendos para a cidade. É com muita satisfação que vemos essa inlcusão.”

Na lista, o MAC aparece em 37º lugar e divide espaço com casas construídas de cabeça para baixo, outras feitas de pedra ou debaixo da grama, além de inusitados prédios em forma de trem ou biblioteca. As cinco primeiras da lista são: Earth House (Suíça), o Centro Nacional de Artes Cênicas de Pequim (China), Biblioteca Pública do Kansas (Estados Unidos), Casa de Pedra (Portugal) e Ideal Palace (França). 

O Museu de Arte Contemporânea começou a ser construído em 1991, durante gestão anterior do prefeito Jorge Roberto da Silveira. A obra só foi concluída na administração do prefeito João Sampaio, em 2 de setembro de 1996.

Foram necessários cinco anos para erguer a estrutura de quatro pavimentos, com 300 operários se revezando em três turnos. Para tanto, foram retiradas 5.500 toneladas de material em escavações e consumidos 3,2 milhões de metros cúbicos de concreto, quantidade suficiente para levantar um prédio de 10 pavimentos.(O Fluminense)

Nenhum comentário:

Postar um comentário