sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Nova estação encurta viagem de 10 mil usuários do metrô


Aberta ontem parada na Cidade Nova: até o fim do mês, embarque é grátis, das 10h às 14h

Usuários da Linha 2 do metrô (Pavuna-Botafogo) não precisam mais de baldeação para chegar à região do Estácio. Foi inaugurada ontem a Estação Cidade Nova, em frente ao prédio da Prefeitura do Rio, prevista para receber 10 mil pessoas por dia. Durante o período de testes, que vai até o fim do mês, o local funcionará de segunda a sexta, das 10h às 14h, e o embarque será gratuito.

Moradora da Pavuna e funcionária de empresa  de telemarketing no Teleporto, Viviane Estrela, 26 anos, estima ganhar 40 minutos por dia com a nova parada. Em dezembro, com a extensão da Linha 2 até Botafogo, os trens pararam de passar pelo Estácio e passaram a partir de São Cristóvão direto para a Central. “Eu era obrigada a descer na Central todo dia e pegar o metrô ou um ônibus e voltar até o Estácio. A nova estação vai me ajudar bastante”.

Além de encurtar a viagem de quem trabalha na região, a amplidão e beleza da estação — cujo piso é inspirado no canteiro central da Avenida Atlântica — impressionaram passageiros. “Parece até um aeroporto! As outras estações deveriam seguir esse modelo”, sugeriu, admirado, o músico Paulo Dias, 29 anos.

O horário de funcionamento será estendido, gradativamente, até 1º de dezembro, quando o funcionamento será o mesmo de todo o metrô e o embarque passará a ser cobrado. A passarela, no entanto, ficará aberta das 5h à 0h de segunda a sábado e das 7h às 23h em domingos e feriados.

Ontem, das 6 escadas rolantes — 4 na estação e 2 no acesso à passarela —, só uma estava desligada. Dos seis elevadores, três já funcionavam. Os banheiros estavam limpos.

O intervalo entre as composições vai aumentar em 20 segundos. Ao longo do ano que vem, o metrô deverá ganhar mais 114 carros.

Novidade atraiu até passageiros que não precisavam saltar no bairro

As novas instalações da passarela sobre a Av. Presidente Vargas e da plataforma chamaram atenção dos usuários e muitos desceram no local apenas para conhecê-las. Ontem, em algumas composições, o aviso da inauguração da Estação Cidade Nova era feito só após o embarque na Central do Brasil, o que confundiu alguns passageiros.

Assim como Viviane, o atendente Cléber Luiz da Costa também ganhou tempo com a nova estação, que encurtou sua viagem em uma hora. Ele descia na Central e de lá pegava ônibus até o prédio da Sul América, onde trabalha.

A inauguração foi prestigiada pelo governador Sérgio Cabral, o prefeito Eduardo Paes, os secretários de Transportes e o presidente do Metrô, José Gustavo de Souza. Parentes de Leonel Brizola também estiveram lá, pois a estação ganhou um busto do ex-governador. Cabral ressaltou que, em 4 anos, o número de usuários do metrô saltou de 450 mil 620 mil por dia.
(O Dia)

Nenhum comentário:

Postar um comentário