quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Brasil "mata" a Itália e fica perto da vaga nas semifinais do Mundial


Se a ideia do Brasil era “matar” a Itália, pode-se dizer que a seleção conseguiu até com um certo requinte de crueldade. Nesta quarta-feira, no encerramento da primeira fase do Mundial feminino de vôlei, o Brasil venceu o clássico por 3 sets a 0, com parciais de 25-16, 25-19 e 25-7, e deu um passo enorme rumo às semifinais do campeonato.

Com o resultado, o Brasil avança à segunda fase com 100% de aproveitamento. A seleção vai jogar agora contra Estados Unidos, Alemanha, Cuba e Tailândia. E apenas uma catástrofe vai tirar a seleção da briga por um lugar no pódio.

Isso porque o grupo também terá Itália, Holanda e República Tcheca. Assim, os resultados do Brasil contra essas três seleções na primeira fase serão computados na segunda. Traduzindo: o Brasil já começa a nova fase com três vitórias.

Por tudo isso, o jogo contra a Itália era considerado fundamental pela seleção. E as meninas prometeram entrar com vibração e alegria em quadra. Foi exatamente isso que aconteceu. No ginásio lotado, com público amplamente favorável ao Brasil, a seleção mostrou um excelente voleibol.

"Foi legal que hoje a gente estava com esse pensamento de matar as italianas. No aquecimento teve uma menina que deu uma bolada na Adenízia. Era o que faltava. A gente falou que ia partir para cima", conta a capitã Fabiana.

Logo no começo do jogo o Brasil mostrou essa vontade assassina. O bloqueio, que falhou no jogo de terça contra Porto Rico, foi responsável por dois dos três primeiros pontos da seleção.

O fundamento funcionou durante toda a partida, principalmente porque o saque brasileiro encaixou bem. A ponteira Piccinini, alvo preferido das sacadoras brasileiras, não estava bem na recepção. Com isso, o ataque italiano ficou frágil. E, se a bola passava do bloqueio, encontrava na líbero Fabi um grande obstáculo para cair no chão.

No ataque, o destaque ficou com Natália. Em seu primeiro Mundial, a ponteira mostra cada vez mais personalidade. Mesmo jogando um clássico contra uma das potências do campeonato, Natália ataca como se estivesse disputando uma partida da Superliga.

Com tudo isso, a Itália só ficou à frente em um único momento do jogo: no primeiro ponto do terceiro set. No restante da partida, só deu Brasil. Na primeira parcial, a seleção fechou em 25-16 após um erro de Del Core.  No segundo, em 25-19, após um ataque de Natália.

Já o terceiro set foi uma verdadeira aula da seleção brasileira. Aproveitando a boa passagem de Natália no saque, a vibração das jogadoras em quadra e a apatia da adversária, o Brasil abriu incríveis 20-5. No final, Jaqueline fechou o jogo em 25-7. Um verdadeiro requinte de crueldade.

"A gente tinha acertado um esquema de jogo. A Fabíola fez um trabalho muito bom no bloqueio. A Sheilla também conseguiu segurar a Ortolani e a Piccinini. O time foi quase perfeito. Fizemos uma partida que vai entrar para a história", elogiou o técnico José Roberto Guimarães.

No lado italiano, a decepção era nítida. O técnico Massimo Barbolini não conseguia encontrar uma explicação para a derrota. "As brasileiras jogaram de uma maneira muito forte. Elas colocaram muita pressão no saque, no bloqueio, na defesa, em tudo. Temos que dizer que hoje o Brasil é mais forte do que a Itália", reconheceu o treinador.

A estreia do Brasil na segunda fase do Mundial será no sábado, em Nagoya, contra a Tailândia. O jogo vai começar às 4h30, no horário de Brasília.(UOL)

Nenhum comentário:

Postar um comentário