terça-feira, 5 de outubro de 2010

Rotina de violência ronda famoso cartão-postal na Zona Sul de Niterói

Câmeras flagram bandidos matando rival em frente ao MAC. Novo crime, perto de um dos acessos ao Morro do Palácio, trouxe mais medo para moradores do bairro da Boa Viagem

Bandidos armados estão ameaçando a segurança de moradores de Boa Viagem e podem estar colocando em risco frequentadores do principal ponto turístico de Niterói, o Museu de Arte Contemporânea (MAC). Após matar um homem, supostamente de facção rival, na tarde do último domingo, um grupo de criminosos foi flagrado fugindo em direção à Praia das Flechas, passando em frente ao cartão-postal. As imagens foram captadas pelo circuito de vigilância do bairro, que também registrou o momento em que os bandidos passaram ao lado de um carro da Polícia Militar, sem serem interceptados. 

O crime aconteceu em um dos acessos ao Morro do Palácio, na Rua Nair Margem Pereira, quase em frente ao Museu. A vítima, suposto olheiro da facção criminosa Amigo dos Amigos (ADA), descia pela trilha que circunda um canteiro de obras da Prefeitura, quando foi surpreendido por três homens armados com pistolas. Eles efetuaram vários disparos e o homem morreu no local. As imagens mostram alguns moradores fugindo do local em desespero. 

As gravações já foram entregues ao comandante do 12º BPM, tenente-coronel Ruy França. Além de mostrarem a dinâmica do fato, elas serão úteis na identificação dos criminosos. Apesar do morro ter sofrido recentes ataques de traficantes da facção criminosa Comando Vermelho (CV), que tentam tomar o controle dos pontos de venda de drogas da favela, o comandante não acredita em nova tentativa de invasão.

“Acreditamos que esteja ocorrendo uma disputa interna pela liderança da comunidade. Um integrante de família pertencente à facção Amigo dos Amigos (ADA) teria estabelecido relações com bandidos rivais do Comando Vermelho. A execução tem possível relação com essa traição, mas não sabemos ainda de qual lado atuam os assassinos”, disse o comandante.

As cenas, que não foram  divulgadas a pedido do próprio comandante, apontam também o trajeto feito pelos bandidos. Os três homens, negros, vestidos com bermudas, um de blusa de time de futebol e outro de casaco branco com o número 1 nas costas, seguiram pela Avenida Almirante Benjamin Sodré até a praia. Eles teriam deixado parte das roupas no local e voltaram usando apenas bermuda, para disfarçar. Depois, passearam tranquilamente por várias ruas do bairro.

O baleado era branco e aparentava ter entre 20 e 25 anos. Vestia calça azul, camisa marrom e casaco preto. Ele não portava documentos e seu corpo permanecia sem identificação, até a noite desta segunda-feira, no Instituto Médico-Legal (IML) de Tribobó.

O delegado titular da 76ª DP (Centro), Luiz Antônio Businaro, responsável pela investigação do homicídio, esteve em reunião externa durante todo o dia e não pôde dar declarações.

PM reforça policiamento na região

Ontem, policiais militares fizeram plantão na esquina da Rua Nair Margem Pereira, onde o crime ocorreu. Mas mesmo com a presença dos agentes, os moradores continuam apreensivos com os recentes casos de violência na região.

 “Não adianta eles ficarem de plantão aqui hoje (segunda). O fato aconteceu ontem (domingo). Enquanto os responsáveis estiverem soltos, passaremos por outras situações como esta”, disse uma administradora de empresas, de 37 anos, que pediu para não ser identificada.  

Em junho deste ano, um grupo de traficantes do CV, oriundo do Complexo do Alemão e armado com granadas, metralhadoras e fuzis, trocou tiros com PMs na subida do Morro do Palácio. A tentativa de invasão assustou moradores da comunidade e do bairro. O tráfico na região seria controlado pela facção Amigos dos Amigos, rival e principal inimiga do Comando Vermelho.

No mês seguinte, uma pessoa morreu e outra foi baleada durante confronto entre criminosos da mesma facção, que teria sido motivado por conflitos internos pelo controle da venda de drogas no local.
A disputa pelo controle do tráfico no Morro do Palácio fez mais duas vítimas em agosto, episódio que levou a Faculdade de Direito da UFF a suspender as aulas. Os estudantes ficaram assustados com os disparos e a chegada das viaturas da PM.

Lado a lado com patrulha
Minutos depois de retornarem da Praia de Icaraí, os bandidos foram filmados na Rua Presidente Domiciano, em Boa Viagem. Os três andavam lado a lado, descalços e de bermuda. O trio passou tranquilamente por uma patrulha da PM sem levantar suspeita. Na ocasião, os PMs ainda não haviam sido informados sobre o homicídio e os bandidos já teriam se livrado das armas. As armas do crime teriam sido, possivelmente, escondidas durante o percurso, próximo à orla.(O Fluminense)

Nenhum comentário:

Postar um comentário