sexta-feira, 29 de outubro de 2010

IBGE finaliza a coleta de dados do Censo 2010 no município de Niterói


Foram ouvidos mais de 436 mil niteroienses em quase 151 mil casas. Cidade aparece com média de 2,89 moradores por domicílio, número menor do que a média estadual, de 3,17

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) finalizou, nesta quinta-feira, a coleta de dados do Censo 2010 no município de Niterói. Foram ouvidas 436.524 pessoas – o correspondente a 91% da população estimada para o município em 2009, de 479.384 habitantes. Segundo o IBGE, os dados coletados até o momento ainda podem sofrer alterações, e os resultados oficiais só serão divulgados em dezembro. E os recenseadores ainda podem voltar às ruas para checarem dados.

Antes mesmo de compilarem os dados do estudo nacional, no entanto, já há algumas respostas a respeito da cidade. O número de domicílios, por exemplo, surpreendeu, ultrapassando as estimativas do IBGE. O instituto esperava encontrar cerca de 145 mil moradias, mas registrou quase 151 mil domicílios. 

Ainda de acordo com os últimos dados do levantamento, Niterói tem menos moradores por domicílio do que a média estadual (2,89 contra 3,06). O número também é inferior ao do último Censo (2000), quando cada domicílio da cidade possuía uma média de 3,17 habitantes por lar. 

No estado do Rio, o percentual de pessoas recenseadas é de 94,29%, mais de 15 milhões de habitantes, e de domicílios é de 101,8% – o equivalente a quase 5 milhões de residências. Dos 92 municípios do estado, 88 tiveram suas coletas encerradas, sendo que, em apenas um, a pesquisa foi finalizada, em Aperibé, no dia 8 deste mês. 

As coletas continuam em apenas quatro municípios do estado: Campos dos Goytacazes, Macaé, Rio de Janeiro e São Gonçalo. A expectativa é que o IBGE conclua o Censo nestas cidades até o final da semana, visto que o período de coleta em todo o país encerra-se oficialmente no domingo.(O Fluminense)

Nenhum comentário:

Postar um comentário