sábado, 30 de outubro de 2010

Lula e Cabral comemoram início da extração de óleo da camada pré-sal

Autoridades participaram, na cidade de Angra, da cerimônia que marcou o início das atividades. Presidente acompanhou entrada em operação de navio-plataforma em Tupi

“Duvido que tenha presidente no mundo hoje mais feliz do que eu”. Com essas palavras o presidente Luiz Inácio Lula da Silva comemorou o primeiro óleo retirado da camada pré-sal da Bacia de Santos na manhã desta quinta-feira. Lula acompanhou a entrada em operação do navio-plataforma Cidade de Angra dos Reis, na área de Tupi, na Bacia de Campos, e depois, à tarde, seguiu para a base aérea do Galeão, no Rio de Janeiro, onde discursou rapidamente, antes de seguir para o velório do ex-presidente argentino Néstor Kirchner, na capital Buenos Aires.

Acompanhado do governador Sérgio Cabral Filho e do presidente da Petrobras, José Sergio Gabrielli, Lula disse estar convicto de que a Petrobras é um símbolo de orgulho para os brasileiros porque conseguiu se transformar, em pouco tempo, e provar que está entre as mais importantes empresas do mundo.

“Quando começamos a falar em pré-sal a gente não tinha noção que ia colher tão rápido. Vou levar para casa como se fosse um troféu. É um líquido que estava escondido há 160 milhões de anos e a Petrobras conseguiu extrair. O século XXI é o século do Brasil. Vamos transformar o Brasil em uma potência mundial a partir do pré-sal”, afirmou, segurando uma pequena amostra do petróleo extraído.

Para o governador Sérgio Cabral, a retirada do óleo do pré-sal é prova da gestão transformadora do presidente Lula, que acreditou no país e agora está colhendo autoestima, confiança e um novo desenho para a nação.

“O povo brasileiro tem reconhecido o que se fez e o que se faz. Parabéns ao Gabrielli, aos diretores, executivos e trabalhadores da Petrobras. Não há nenhuma companhia que tenha o papel estruturante que a Petrobras tem para o Brasil.

O presidente da Petrobras lembrou que esse é um momento importante para a empresa e para o Brasil.
“É um momento especial porque representa a competência e responsabilidade dos técnicos da Petrobras. Parabéns aos trabalhadores da Petrobras”, disse Gabrielli.

Primeira unidade programada para produzir em escala comercial no pré-sal da Bacia de Campos, o Cidade de Angra dos Reis é uma plataforma do tipo FPSO, na sigla em inglês (unidade flutuante que produz, armazena e exporta óleo e gás). A unidade produzirá óleo leve de alto valor comercial e dará início ao sistema de produção definitivo de Tupi, que coletará informações técnicas fundamentais para o desenvolvimento das grandes acumulações de petróleo descobertas nos últimos anos.(O Fluminense)

Nenhum comentário:

Postar um comentário