quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Prefeitura do Rio vai pedir à polícia investigação sobre máfia de taxistas

Taxistas pagam propina para não serem multados, diz polícia.
Durante o dia, 26 táxis foram rebocados em fiscalização da prefeitura.

A Prefeitura do Rio de Janeiro informou, nesta terça-feira (12), que vai pedir à Polícia Civil uma investigação sobre a máfia dos taxistas. Durante o dia, 26 táxis foram rebocados numa fiscalização da Subsecretaria de Fiscalização da Secretaria Municipal de Transportes. Os agentes multaram, ainda, 50 taxistas.

Os fiscais percorreram pontos onde funcionava um esquema de corrupção envolvendo taxistas, guardas municipais e policiais militares. Entre os pontos visitados pelos agentes estavam a Rodoviária Novo Rio e o Aeroporto Santos Dumont, no Centro.

Foram fiscalizados também, de acordo com a prefeitura, a região da Lapa, e locais de acesso a pontos turísticos, como o Pão de Açúcar, na Urca, e o Corcovado, no Cosme Velho. Para voltar a circular, os táxis vão ter que passar por uma nova vistoria.

De acordo com a subsecretaria, um táxi pirata foi apreendido e o motorista, preso, na manhã desta terça, durante a operação Aeroporto no Santos Dumont. Ainda segundo a Subsecretaria, o veículo estava perfeitamente caracterizado como um táxi, mas o motorista não tinha permissão para atuar na profissão.
O caso foi registrado na 5ª DP (Mem de Sá) e, segundo a subsecretaria, o motorista vai responder por exercício ilegal da profissão e falsidade ideológica.

O esquema
Segundo a polícia, taxistas pagam propina para guardas municipais e PMs não multarem os carros. Eles ainda ameaçam profissionais que tentam pegar passageiros nos pontos loteados. A Guarda Municipal do Rio afastou quatro agentes suspeitos de serem coniventes com o esquema.

Operação no Tom JobimDurante a tarde, a fiscalização foi para o Aeroporto Internacional Tom Jobim, na Ilha do Governador. A maioria dos carros teve que ser lacrada porque estava com problemas de documentação. Na operação, foram emitidas multas por falta de documentos e irregularidades nos veículos.

No entanto, segundo a Subsecretaria, nenhuma pessoa envolvida no esquema de corrupção e controle dos pontos ilegais de táxi foi presa. Na madrugada desta terça-feira, uma equipe do RJTV flagrou irregularidades em outros lugares. No Leblon, na Zona Sul, táxis estavam parados em locais de estacionamento proibido.

Já na Lapa, no Centro, um homem de colete foi flagrado direcionando clientes para carros também parados irregularmente. Em outra rua, um guarda-sol foi usado para demarcar uma área que não é ponto. Há 40 anos na praça, o taxista Augusto Lobo considera importante que haja fiscalização:

“Isso ai é uma coisa que tem que ser a longo prazo. Não vai se resolver de uma hora para outra não. A pessoa que trabalha honestamente na praça não tem nada o que temer”, disse Augusto.(G1)
 
 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário