sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Dilma aumenta vantagem sobre Serra, aponta Datafolha

SÃO PAULO (Reuters) - A candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff, aumentou sua vantagem sobre o adversário, José Serra (PSDB), na corrida presidencial, apontou pesquisa do instituto Datafolha divulgada nesta sexta-feira.

Dilma tem 50 por cento das intenções de voto no segundo turno da eleição presidencial, enquanto Serra aparece com 40 por cento. De acordo com o levantamento, publicado pelo jornal Folha de S.Paulo, 4 por cento dos entrevistados declararam voto nulo ou branco e 6 por cento responderam que não sabem.

No levantamento anterior do Datafolha, realizado entre 14 e 15 de outubro, Dilma aparecia com 47 por cento das intenções de voto, contra 41 por cento de Serra.

Considerados somente os votos válidos, que excluem os brancos, os nulos e os indecisos, a vantagem de Dilma sobre Serra sobe para 12 pontos.

A petista aparece com 56 por cento dos votos válidos, contra 44 por cento de Serra, de acordo com o instituto.

No levantamento anterior, Dilma aparecia com 54 por cento dos votos válidos, contra 46 por cento de Serra.

O Datafolha mediu também o grau de consolidação de voto dos eleitores. De acordo com a sondagem, 89 por cento dos entrevistados declararam que seus votos estão totalmente decididos, outros 10 por cento afirmaram que ainda podem mudar de voto e 1 por cento disseram não saber.

DILMA AVANÇA SOBRE ELEITORES DE MARINA
Segundo a sondagem, a intenção de voto em Dilma cresceu 8 pontos entre os eleitores que votaram em Marina Silva (PV) no primeiro turno. De acordo com o Datafolha, a petista abocanha 31 por cento dessa parcela do eleitorado, contra 23 por cento na sondagem anterior.

Já Serra, que no levantamento realizado entre 14 e 15 de outubro recebia 51 por cento dos votos destinados a Marina, agora é a escolha de 46 por cento desses eleitores.

Com quase 20 milhões de votos e a terceira colocação no primeiro turno da eleição presidencial, realizado em 3 de outubro, Marina e o PV declararam-se neutros no segundo turno da eleição presidencial no último fim de semana.

Pesquisas dos institutos Ibope e Vox Populi, divulgadas nesta semana, apontaram vantagem superior a 10 pontos para a petista. De acordo com o Ibope, Dilma tem 51 por cento contra 40 por cento de Serra. Já de acordo com o Vox Populi, a petista tem 51 por cento contra 39 por cento do tucano.

Levantamento do Sensus, por sua vez, aponta vantagem bem mais estreita de Dilma sobre Serra. Segundo o levantamento encomendado pela Confederação Nacional dos Transportes, também divulgado nesta semana, a candidata do PT aparece com 46,8 por cento, contra 41,8 por cento do adversário.

O Datafolha ouviu 4.037 pessoas na quinta-feira, dia 21, em 243 municípios. A margem de erro da pesquisa é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário