quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Recente onda de violência na cidade já mobiliza os vereadores de Niterói

Eles convocaram o comandante do 12º BPM para cobrar mais segurança na cidade. Alvo dos bandidos agora é o bairro Pé Pequeno, que vem sofrendo com constantes assaltos

A recente onda de violência que se abateu sobre a cidade fez os vereadores de Niterói se mobilizarem para pedir explicações ao comandante do 12º BPM (Niterói), tenente-coronel Ruy França. Ele foi convidado para uma audiência no próximo dia 27, às 15 horas, no gabinete do presidente da Câmara, Paulo Bagueira (PPS), quando os parlamentares esperam discutir estratégias de policiamento para a cidade. Hoje, às 19 horas, o comandante participa de reunião com moradores do Pé Pequeno, em Santa Rosa, que reclamam dos constantes assaltos na localidade. 

“A segurança pública é atualmente a maior preocupação dos moradores de Niterói e precisamos estar atentos. Com a colaboração de todos, esperamos reduzir os índices de crimes em nossa cidade. O ideal é que fiquem abaixo da média da região metropolitana”, diz o presidente. Uma das preocupações dos vereadores é a com a migração de bandidos da capital para a cidade. 

“Sabemos do esforço do comandante, que é muito competente, mas temos que diminuir esses índices. Sabemos que há bandidos saindo do Rio e vindo para cá. Eles cometem os delitos aqui e retornam para lá. Outros até acabam se instalando em Niterói. Essa situação precisa mudar”, frisa o presidente da Comissão de Segurança da Câmara, Renato Cariello (PDT), acrescentando que já pediu que o Executivo Municipal cobre do Governo do Estado aumento no efetivo da PM e a instalação de Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs) na cidade. Atualmente o batalhão de Niterói conta com cerca de 800 agentes para uma população de quase 600 mil habitantes.

Pé Pequeno refém de assaltosMas antes mesmo de comparecer à Câmara Municipal, o comandante do 12º BPM (Niterói) terá que dar explicações aos moradores da localidade do Pé Pequeno, em Santa Rosa, onde há dois meses a tranquilidade foi quebrada por uma série de assaltos, furtos e invasões a residências que começaram a acontecer no bairro. Organizado pela Comissão de Segurança da Câmara, o encontro será realizado hoje, às 19 horas, no Centro Educacional de Niterói, na Rua Itaguaí, 173. Além de Ruy França, também foi convidado o delegado Mário Luiz da Silva, da 77ª DP (Icaraí), responsável pelas investigações naquela região.

De acordo com o vice-presidente da comissão, vereador Felipe Peixoto (PDT), uma das propostas dos moradores é o investimento no modo de policiamento comunitário, que consiste em policiais familiarizados com o dia a dia da região em que atuam, sendo conhecidos pelos moradores e frequentadores da localidade, trabalhando em escalas e rotas fixas.

Ingá pede unidade da PMA onda de violência no entorno do Morro do Palácio, Ingá, também mobilizou a Câmara de Niterói. Na última quarta-feira, o vereador Luis Carlos Gallo (PDT) encaminhou indicação legislativa sugerindo que o Executivo alugue um espaço no bairro para acomodar a sede da 2ª Companhia de Policiamento do 12º BPM, que abrange Centro, Ingá e Boa Viagem. Para o parlamentar, o espaço descentralizaria as ações no batalhão.

“Sou morador do Ingá e vejo que o bairro está visado pelos traficantes, que atuam nas cercanias do Palácio”, alerta o vereador.

Gallo também disse que irá cobrar da prefeitura as instalações dos pórticos de segurança nas principais entradas e saídas do município. Previstas para terem início no fim do ano passado, as obras ainda não começaram, como mostrou edição de O FLUMINENSE do último dia 3. “É de suma importância para a população e irei questionar o motivo de tanta demora”, declarou.

UPP do Palácio ainda sem dataA Secretaria de Segurança Pública, através de assessoria de imprensa, informou que ainda não há data definida para instalação de UPP no Morro do Palácio. A Prefeitura de Niterói, por sua vez, não se pronunciou sobre a possibilidade de alugar o espaço para unidade do 12º BPM no Ingá, nem sobre o atraso na instalação dos pórticos de segurança. 

Já o comandante do 12º BPM disse que vê com bons olhos a criação de um espaço para a 2ª Companhia de Patrulhamento. A unidade, para ele, seria de grande valia para ajudar na segurança daquela região. Sobre o aumento do efetivo, o comandante disse que ainda aguarda posicionamento do comando da PM.(O FLuminense)

Nenhum comentário:

Postar um comentário