sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Rumo ao submarino nuclear


Ontem, dia 30/12/2010, foi inaugurada nas Indústrias Nucleares do Brasil (INB), em Resende, no Estado do Rio de Janeiro, a terceira cascata de enriquecimento de urânio. A cerimônia contou com a presença do Alte. Julio Soares de Moura Neto e outros Oficiais de Marinha.  Além disso, no início do próximo ano, a primeira turma de engenheiros e técnicos da Marinha do Brasil irá para a França para se especializar em projeto e construção de submarinos nucleares. O curso dura até 18 meses.(Blog Naval)

Embarcação que tradicionalmente faria o trajeto Niterói-Praça XV chegou a passar pela pedra de Itapuca e depois mudou de direção, seguindo para a estação Arariboia, no Centro

Moradores de Icaraí ficaram intrigados com um catamarã social da concessionária Barcas S/A que foi avistada na orla do bairro por volta das 12h desta quinta-feira.

A embarcação, que tradicionalmente faz o trajeto Niterói-Praça XV, aparentava estar fora de rota.

De acordo com testemunhas, a barca passou pela pedra de Itapuca em direção a Icaraí e, em seguida, retornou e seguiu em direção à estação Arariboia, no Centro de Niterói. 

Procurada, a assessoria de imprensa da Barcas S/A informou apenas que o desvio no trajeto tratava-se de um procedimento padrão e que não haveria motivos para preocupações.(O Fluminense)

Confira o que abre e fecha em Niterói durante o feriadão de Ano Novo

Agências bancárias não abrem na sexta-feira e coleta de lixo será antecipada em vários bairros. Shoppings e comércio de rua funcionam no dia 31, mas fecham mais cedo

Quem vai ficar na cidade de Niterói durante o feriado de Ano Novo deve ficar atento aos horários especiais de funcionamento do comércio e serviços. A maioria não abre, ou fecha cedo, nesta sexta-feira e no sábado.
As agências bancárias, por exemplo, não funcionam no dia 31. Depois, só voltam a abrir na segunda. Já o comércio de rua funciona na sexta, mas fecha a partir das 14 horas, e no sábado e domingo não abre. Os shoppings, na sexta-feira, fecham às 16 horas e, no sábado e domingo, apenas as praças de alimentação e cinemas funcionam.

As barcas terão esquema especial para o réveillon e o primeiro dia do ano. As embarcações que fazem o trajeto Niterói-Praça XV, terão intervalos de 15 minutos entre as 6 horas e 7 horas desta sexta-feira. Até as 10 horas, passageiros podem embarcar a cada 10 minutos. Entre 10 horas e 20 horas, as partidas são a cada 20 minutos. Das 20 horas às 23h30, as embarcações partem a cada meia hora. Durante a madrugada, as viagens são realizadas a cada hora. No sábado, as embarcações saem a cada uma hora entre meia-noite e 6 horas. 

Moradores de Niterói devem ficar atentos à antecipação dos horários de coleta de lixo noturna na véspera do ano novo. A Companhia Municipal de Limpeza Urbana de Niterói (Clin) informou que quem vive nos bairros Icaraí, Santa Rosa, Boa Viagem, Centro, Ingá, Bairro de Fátima, Gragoatá, Jurujuba, Ponta da Areia, São Domingos, São Lourenço, Vital Brazil e Ilha da Conceição terão os dejetos recolhidos às 14 horas do dia 31. No sábado o serviço terá funcionamento normal, iniciando a partir das 20 horas.(O Fluminense)

Primeiro lote da 'Campanha dos tijolinhos' do Fla está esgotado

Começo da obras para a construção do CT está previsto para janeiro

O vice-presidente de marketing do Flamengo, Henrique Brandão afirmou nesta quarta-feira que as obras para a construção do novo Centro de Treinamento do clube está previsto para janeiro. Segundo o dirigente, estão esgotados os 5 mil tijolinhos do primeiro lote da campanha "Rubro-negro para sempre" e já foram arrecadados R$ 1,25 Milhões com as vendas. Espera-se que até o carnaval o segundo lote da campanha também esteja esgotado.

Em relação a um novo patrocínio para o Flamengo, Henrique garantiu que o clube ainda negocia com algumas empresas. O contrato com a Batavo, principal patrocinador, termina no dia 31 de dezembro.

- Esperamos anunciar o novo patrocinador até esta data (31 de dezembro). Estamos negociando com algumas empresas. Há algumas propostas no mercado. Estamos otimistas em conseguir um valor semelhante, ou até mesmo superior, aos R$ 29 Milhões da Batavo e da BMG juntas - disse o vice de marketing.

O Flamengo ainda sonha com a contratação de Ronaldinho Gaúcho. Porém, ao ser perguntado se o clube formula um projeto específico para trazer o craque, Henrique Brandão negou.

- Especificamente não, mas é lógico que estamos aqui para ajudar o clube. Estamos sempre elaborando projetos, mas vamos aguardar. Essa negociação cabe ao futebol do Flamengo. Estamos tranquilos. Há um desejo já manifestado da presidente Patrícia Amorim, mas para ser concretizado ainda é preciso dar um passo muito grande - concluiu. (Lancenet)

quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Réveillon na Praia de Icaraí terá 20 minutos de fogos, bandas locais e samba


A Prefeitura Municipal de Niterói, através da Niterói Empresa de Lazer e Turismo (Neltur), e com o apoio da empresa Águas de Niterói, está programando uma grande festa de Réveillon na Praia de Icaraí, com dois dias de shows, 20 minutos de fogos e bateria da Unidos do Viradouro. A coordenação de palco e a programação musical foram definidas pela Fundação de Arte de Niterói (FAN). A programação musical para o Réveillon contará com a apresentação

"Queremos um Réveillon família, com muita paz, tranquilidade, boa música e um belo show pirotécnico com novidades, disse o presidente da Neltur, José Haddad lembrando ainda que a festa da virada é uma realidade em Niterói, atraindo mais de 400 mil pessoas todos os anos, para a Praia de Icaraí."A rede hoteleira do município já está com a taxa de ocupação em 100% para a virada de ano, ressaltou Haddad

A programação musical para o Réveillon contará com a apresentação de 10 bandas, além da bateria da Unidos do Viradouro.

Este ano, a festa começa no dia 30 de dezembro, quinta-feira, véspera da virada com o evento "Música da Cidade", promovido pela Fundação de Arte de Niterói (FAN), que terá shows de seis bandas locais, das 18h às 23h, no palco montado na Praia de Icaraí. São elas: Banda Teresa, Nastrada, Rua 17, Bow Bow Cogumelo, Filadélphia e Mustang 65.

No dia 31, noite do Réveillon, o palco em Icaraí vai receber cinco atrações. Antes da virada, se apresentam as bandas Solar (20h), Conexão 80 (21h) e Canto Maior (22h). Após a queima de fogos, que terá a duração de 20 minutos e contará com sete mil bombas distribuídas estrategicamente em três balsas, o clima vai esquentar com a apresentação da bateria da Escola de Samba Unidos do Viradouro. Em seguida, à 1h30m, a banda Maria Preta sobe ao palco para apresentar o melhor do rock.

Na Praia de Icaraí, haverá uma tenda, onde funcionará a coordenadoria dos órgãos de segurança do evento, com integrantes do Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, Polícia Militar, Conselho Tutelar e da Guarda Municipal. Haverá também na Praia um posto de saúde, com 10 leitos climatizados, disponíveis para casos de emergência.

A Coordenadoria e o Posto de Saúde serão instalados na altura da Rua Lopes Trovão, rua esta, que servirá de rota de fuga para qualquer emergência médica ou do Corpo de Bombeiros. Ao lado do palco será montada uma tenda para crianças perdidas e uma área específica para pessoas com deficiência.

A Prefeitura de Niterói calcula que cerca de 500 mil pessoas participem da festa de Réveillon na Praia de Icaraí este ano. O número de ambulantes será restrito e será proibida a venda de bebidas em garrafas de vidro e a instalação de barracas para venda de produtos de qualquer espécie. A Prefeitura também recomenda que as pessoas evitem levar bebidas em garrafas de vidro e fogos para a praia.

A logística para o Réveillon vai começar cedo, às 8h, do dia 31/12, com a Guarda Municipal coibindo a entrada de ambulantes na Praia de Icaraí e a partir das 15h, o trecho da Praia entre as ruas Miguel de Frias e Mariz e Barros será interditado. A Praia de Icaraí deverá ficar fechada até as 9h do dia 1º, para que a Clin conclua o trabalho de limpeza.


Posto Médico

Para atendimentos de emergência, será montado um mini-hospital, com 10 leitos climatizados e uma ambulância, na Praia de Icaraí. A estrutura vai contar com 25 profissionais - 6 médicos, 1 enfermeiro, 6 técnicos de enfermagem, 5 administrativos, 1 coordenador médico, 1 coordenador de enfermagem e coordenação de planejamento e logística, além de voluntários. Os atendimentos mais graves serão encaminhados para os hospitais Azevedo Lima, Getulinho, Carlos Tortelly e Mário Monteiro.


Segurança

Na Praia de Icaraí, serão instaladas 10 torres de policiamento em pontos estratégicos – 6 no calçadão e 4 na areia. Cerca de 500 homens, entre policiais e guardas municipais, garantirão a segurança no Réveillon. O trecho compreendido entre a Praia de Icaraí e a Rua Gavião Peixoto, além de todas as ruas transversais desse perímetro receberão policiamento ostensivo.

O esquema de segurança contará uma viatura da Polícia Militar em cada esquina da Praia de Icaraí, a presença da Guarda Municipal, o Corpo de Bombeiros, que disponibilizará uma viatura e uma lancha para fazer atendimentos no mar, além de uma tenda que abrigará a Coordenadoria dos Órgãos de Segurança do evento, com homens do Corpo de Bombeiros, Policia Civil, Polícia Militar, Conselho Tutelar e da Guarda Municipal. A equipe da Operação Lei Seca também vai reforçar o esquema de segurança.


No mar

Para garantir a beleza do espetáculo e a segurança do público, a Neltur, atendendo à exigência da Capitania dos Portos, está providenciando coifas (blocos de concreto com correntes) para a amarração das três balsas, que promoverão a queima de fogos, acabando com a possibilidade de deslocamento dessas embarcações. Vale ressaltar que as balsas serão posicionadas por GPS.

Serão colocadas, também, boias luminosas no mar, para indicar até onde as embarcações de passeio, que estiverem assistindo a queima de fogos podem ir. Uma lancha do Corpo de Bombeiros estará nas águas de Icaraí para salvamentos. O presidente da Neltur, José Haddad, faz um apelo para que o público atenda a legislação marítima e siga os limites determinados pela Marinha.


Bloco das Piranhas

A concentração do Bloco das Piranhas, como ocorreu no ano passado, será às 14h, na Rua Miguel Frias e é previsto que a Praia será interditada às 15h, para que haja mais tranqüilidade e maior tempo para a estrutura da área para a festa do réveillon à noite.

O bloco vai contar com trio elétrico, sob o comando da atriz e apresentadora, Fabianna Brazil. O repertório do trio, determinado pela Neltur, vai incluir marchinhas de Carnaval e músicas para criar um clima de alegria e de família.


Proibido

Ambulantes sem licença serão reprimidos desde cedo na Praia de Icaraí, assim como pessoas com garrafas de vidro e fogos. "Em cada esquina da praia haverá um guarda e qualquer problema, o cidadão poderá abordá-lo, pois todos eles estarão com rádios para qualquer outra emergência", lembrou Haddad.

Estarão proibidos, na Praia, a venda de qualquer produto em garrafas de vidro, carro de som, além de qualquer tipo de acesa (botijão de gás, churrasqueira com carvão, fogos etc). Haddad pede ainda que as pessoas dos prédios da orla não soltem fogos em direção à areia.(Prefeitura de Niterói)

Acidente no Centro deixa pelo menos 13 pessoas feridas

Dois ônibus colidiram na Avenida Feliciano Sodré esquina com a Barão do Amazonas, no sentido Niterói. Via chegou a ficar totalmente interditada e trânsito ficou caótico

Pelo menos 13 pessoas ficaram feridas em um acidente envolvendo dois ônibus na Avenida Feliciano Sodré, esquina com Rua Barão do Amazonas, no Centro de Niterói, na manhã desta quinta-feira. A via chegou a ficar totalmente interditada no sentido Niterói e o trânsito ficou caótico na região.

Por volta das 11h40, um ônibus da viação Nossa Senhora do Amparo, linha 585  (Itaipuaçu / Niterói) colidiu na traseira de um coletivo da empresa Galo Branco, linha 531 (Jardim Alcântara / Niterói), próximo à sede da Polícia Federal.

As vítimas foram socorridas pelo Corpo de Bombeiros e encaminhadas para os hospitais estaduais Azevedo Lima, no Fonseca, e Alberto Torres, no Colubandê, em São Gonçalo.

Duas faixas da via foram liberadas por volta das 12h20, mas o trânsito permaneceu complicado. As retenções provocadas pelo acidente chegaram até a descida da Ponte, e ainda na Alameda São Boa Ventura, no Fonseca, e Avenida do Contorno, no Barreto.(O Fluminense)

Fla e Thiago Neves entram em acordo, mas árabes pedem alto

Al-Hilal aceitou a liberação por empréstimo de um ano; mas valor é muito superior ao oferecido pelo Fla

Entre Flamengo e Thiago Neves já está tudo acertado. A chegada do meia à Gávea, no entanto, ainda depende da liberação do Al-Hilal, da Arábia Saudita, que aceita emprestá-lo por um ano. O único empecilho até o momento é que a equipe árabe pede um valor muito superior ao oferecido pelo Rubro-Negro. Mas o empresário do atleta, Léo Rabello, confia que os árabes acabarão cedendo à oferta, já que o jogador deseja retornar ao seu país.

- Confio que as coisas possam ser resolvidas. O Thiago quer jogar no Brasil, e o Flamengo é um grande clube. Pelo que fez nesta temporada, o jogador certamente estaria vestindo a camisa da Seleção se estivesse aqui - disse Rabello.
O empresário ressaltou ainda que a negociação não tem caráter de urgência, pois o jogador só poderá ser inscrito a partir de 15 de janeiro.

O Flamengo informou nesta quarta-feira por meio do seu site oficial que as negociações pelo jogador evoluíram:

"O Departamento de Futebol do Clube de Regatas do Flamengo ainda anuncia que as negociações para trazer o jogador Thiago Neves estão evoluindo positivamente, conforme manifestação do empresário do jogador, Léo Rabello, em conversas com a diretoria de futebol".(Lancenet)

 

WikiLeaks põe Brasil na rota da droga

Embaixada dos EUA em La Paz estima que, em apenas dois meses de 2009, 175 aviões suspeitos de carregar cocaína saíram da Bolívia com destino ao território brasileiro; Brasília também expôs receio de vínculos entre governo boliviano e traficantes

Para a diplomacia americana, o Brasil é peça central na rota do tráfico de drogas no mundo, segundo uma série de telegramas enviados de diversas embaixadas dos EUA e vazados pelo WikiLeaks. Os documentos ainda mostram como o Itamaraty estaria "preocupado" com a "conexão entre o governo boliviano e os produtores de coca" e revela dados alarmantes sobre o volume do tráfico entre Bolívia e Brasil.  

O Estado mostrou ontem como a droga que sai do Brasil estaria ajudando a financiar as atividades da Al-Qaeda no Magreb. Agora, os telegramas indicam que as rotas são ainda mais complexas e o Brasil, para muitos traficantes, tornou-se o caminho para permitir que a droga chegue à Europa, EUA e Ásia. 

Uma das preocupações centrais dos americanos refere-se ao governo do boliviano Evo Morales. Os documentos mostram um debate que chegou a contaminar a eleição presidencial brasileira: o suposto envolvimento de autoridades no tráfico. 

Em um telegrama de 19 de fevereiro, o governo americano diz que o Itamaraty vê com grande preocupação a relação entre o governo boliviano e os produtores de coca. Em uma reunião entre o embaixador americano no País, Thomas Shannon, e a subsecretária de Política da chancelaria, Vera Machado, a brasileira não esconde o temor. 

"(Vera) Machado acredita que a situação na Bolívia se estabilizou, mas se mantém preocupada sobre as conexões entre o governo e os produtores de coca", registra Shannon. "Ela (Vera) admitiu a ameaça para a região do tráfico de drogas, mas identificou como principal fonte o problema do consumo nos países ricos", disse. 

Telegramas da Embaixada dos EUA em La Paz dão uma demonstração de como o Brasil de fato tem motivos para estar preocupado. Em 17 de dezembro de 2009, um telegrama estima em 175 o número de aviões suspeitos de carregar cocaína que cruzaram a fronteira entre Bolívia e Brasil em apenas dois meses.
Autoridades americanas teriam traçado um cenário sombrio a diplomatas americanos: "A falta de controle sobre seu espaço aéreo resulta em praticamente uma liberdade total para o narcotráfico."

Mas, em outro telegrama, de julho de 2010, o presidente do Senado boliviano, Oscar Ortíz, prefere colocar a culpa no Brasil. Em conversa com o embaixador Shannon, Ortíz "lamentou o aumento do tráfico de drogas e o fato de brasileiros e a União Europeia tolerarem isso". 

Via Maputo. Mas não é apenas a droga direcionada à Europa que passa pelo Brasil. Em um telegrama de 16 de novembro de 2009, a embaixada americana da capital moçambicana, Maputo, informa Washington como "a rota principal para a cocaína por via aérea que chega em Maputo vem do Brasil".

Segundo a informação, a queda no volume de droga confiscada no aeroporto de Maputo nos últimos meses não seria motivada pela redução do tráfico, mas pelo aumento do controle da polícia e das autoridades de imigração. "Domingos Tivane, o diretor da Aduana, está diretamente envolvido em facilitar o transporte da droga", acusa o telegrama americano. 

Parte importante do tráfico seria feito pelo empresário Mohamed Bashir Suleiman, que usaria ainda o porto de Dubai e contêineres com televisão e mesmo carros para esconder a droga. Segundo os americanos, ele teria conexões na Somália, Paquistão, América Latina e Portugal. 

O telegrama ainda revela que Suleiman "tem uma relação próxima com o ex-presidente de Moçambique Joaquim Chissano e o atual presidente, Armando Guebuza". "A corrupção endêmica em Moçambique leva a uma situação em que traficantes de drogas têm acesso livre ao país", aponta o telegrama. 

Ainda de acordo com o documento, a Frente de Libertação de Moçambique (Frelimo) - movimento histórico que libertou Moçambique do colonialismo português - "esconde o nível de corrupção da imprensa e da comunidade internacional".(Estado de São Paulo)

Petrobras batiza Tupi de Lula e anuncia reservas de 8,3 bi no bloco BM-S-11

A área de Tupi teve sua comercialidade declarada nesta quarta-feira pela Petrobras e os sócios Galp e BG. O novo campo será denominado Lula, e tem reservas estimadas em 6,5 bilhões de barris de petróleo e gás recuperáveis. 

A área vizinha de Iracema também foi certificada. Batizada de Cernambi, tem 1,8 bilhão de barris de óleo e gás. Os campos de Lula e Cernambi fazem parte do bloco BM-S-11, e juntos, somam reservas de 8,3 bilhões de barris de óleo equivalente (petróleo e gás). 

Quando um consórcio declara comercialidade, ele anuncia que a produção naquele campo é viável em escala comercial. Depois da declaração de comercialidade, as reservas do campo são integradas ao portfólio da companhia. 

O BM-S-11 começou a ser perfurado em outubro de 2006. A área de Tupi foi a primeira grande descoberta do pré-sal. Anunciada no final de 2007, foi a partir dela que o governo identificou o grande potencial da nova fronteira exploratória brasileira. Desde então, os leilões na camada pré-sal foram suspensos e um novo marco regulatório para o setor foi desenvolvido, e sancionado na semana passada pelo presidente Lula.

A Petrobras tem 65% do consórcio, sendo a operadora do bloco. A britânica BG tem 25%, com os 10% restante a cargo da portuguesa Galp.(Folha de São Paulo)

Monotrilho igual aos da Disney ligará Niterói a Itaboraí


Governador anuncia início das obras da Linha 3 do metrô para 2012. Sistema sobre elevados utilizará composições mais modernas

Rio - Viajar de metrô com direito a vista panorâmica de todo o percurso. A novidade será um benefício exclusivo dos passageiros da Linha 3 do metrô (Niterói-São Gonçalo-Itaboraí), que após anos de atraso finalmente vai entrar nos trilhos. E no lugar dos tradicionais trens que operam nas Linhas 1 e 2, modernas composições como as instaladas nos parques da Disney, nos Estados Unidos, vão deslizar por viadutos.

As estruturas serão construídas ao longo do trajeto de 22 quilômetros que vai ligar os municípios de Niterói e Itaboraí, passando por São Gonçalo. “Será um presente para os moradores dessa região”, destacou o governador Sérgio Cabral, que prometeu para o segundo semestre de 2011, o lançamento do novo edital de licitação e o início das obras para 2012.

A expectativa é de que tudo esteja pronto antes da Copa de 2014. “Optamos por este tipo de sistema por ser mais rápido e barato. Além disso, ele é capaz de transportar até 40 mil passageiros por hora, por sentido, que é exatamente a demanda de lá. É perfeito”, afirmou o governador.

Licitado em 2002, o projeto original da Linha 3 não pôde sair do papel por causa de irregularidades detectadas pelo Tribunal de Contas da União (TCU). Do modelo antigo, restou apenas o percurso que será mantido, e seguirá a linha férrea que já foi desativada na região.

ÁREAS REURBANIZADAS

Nas áreas que ficarão embaixo dos viadutos, obras de reurbanização serão realizadas pelo governo do estado. Apesar de ainda não ter definido o valor da tarifa, Cabral prometeu não repassar para os usuários as despesas com a implantação do novo sistema. “Se fizesse isso, o preço da passagem seria absurdo”.

Conhecido como ‘monorail’ (monotrilho), o novo sistema de metrô que será adotado na Linha 3 já faz sucesso em vários países. Nos parques da Disney, nos Estados Unidos, eles são usados para encurtar a distância que separa os visitantes das atrações.

350 mil passageiros beneficiados

De acordo com a Secretaria Estadual de Transportes, a construção da Linha 3 do metrô vai beneficiar 350 mil passageiros por dia. Além da comodidade, a redução no tempo de viagem é apontada como uma das principais vantagens para os usuários.

Nos horários de pico, por exemplo, o tempo de deslocamento no trecho Niterói-São Gonçalo, que é de 1h25, não deverá passar de 20 minutos.

A obra de construção da Linha 3 também proporcionará a criação de oito mil novos postos de empregos diretos e indiretos. Ao todo, deverão ser construídas 13 estações de embarque e desembarque. “Mas a responsabilidade pela operação do serviço só será definida através de licitação”, avisou o secretário Régis Fichtner, chefe da Casa Civil.

Ontem, o estado anunciou a compra de mais quatro novos trens chineses que, neste caso, serão entregues à SuperVia. Os outros 30 comprados anteriormente começam a ser entregues em maio.

Punição por demora na entrega de trens

Irritado com a demora na entrega dos 19 novos trens das linhas 1 e 2 do metrô, o governador Sérgio Cabral quer que a concessionária seja multada.

Em ofício encaminhado dia 20 à Agetransp (Agência Reguladora dos Serviços de Transportes do Estado), ele alega que o Metrô Rio descumpriu cláusula do contrato de renovação da concessão. “Lá está escrito que eles deveriam começar a entregar os novos trens a partir de agosto de 2010. Mas, até agora, não chegou nenhum. Essa é uma obrigação deles, por isso estamos pedindo a aplicação da multa”, justificou Cabral.

Em nota, a Agetransp informou que foi aberto um processo que será julgado nas próximas sessões regulatórias da agência.  (O Dia)

Olimpíada de Matemática destaca Escola Estadual Henrique Lage

Esta semana, 19 alunos receberam menção honrosa pela participação na competição. Eles estão entre os 67 alunos de 11 escolas da Fundação de Apoio à Escola Técnica

Competições de Matemática vêm incentivando alunos de escolas públicas e desestigmatizando a matéria entre os alunos. Esta semana, dezenove alunos da Escola Estadual Henrique Lage, tanto do Ensino Fundamental quanto da Escola Técnica (ETE) localizadas no Barreto, receberam menção honrosa pela participação na 6ª edição na Olimpíada de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). Eles estão entre os 67 alunos de 11 escolas da Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec) agraciados com a condecoração. 

Segundo a professora Daniela Salomão, diretora da ETE Henrique Lage, o sucesso é fruto do incentivo e do apoio da escola, que já participou de quatro edições anteriores, inclusive com aulas extras para a resolução de questões formuladas em competições anteriores. 

“Cerca de 90% dos alunos participaram. Isto porque, à época das inscrições, procuramos estimular a participação de todos, desmistificando essa coisa de que Olimpíada de Matemática é difícil. E esse incentivo tem rendido bons frutos, além das condecorações deste ano e premiações de anos anteriores, a Olimpíada melhora o desempenho dos alunos também dentro das salas de aula”, conta. 

No total, quatro alunos do Ensino Fundamental foram agraciados com a menção no nível 1 (6º e 7º anos) e um aluno no nível 2 (8º e 9º anos). Já da Escola Técnica, foram 14 agraciados no nível 3 (1º ano do Ensino Médio). 

A OBMEP, que tem o objetivo de criar um ambiente estimulante para o estudo da Matemática entre alunos e professores de escolas públicas de todo o país, teve sua primeira edição em 2005 e vem crescendo a cada ano, já sendo considerada hoje a maior olimpíada de matemática do mundo. Em 2009, mais de 19 milhões de alunos se inscreveram na competição, representando 99% dos municípios brasileiros.(O Fluminense)

quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Ex-comandante do Bope assume batalhão de Niterói

O tenente-coronel Paulo Henrique deixou o comando do Batalhão de Operações Especiais e assume o posto que era do tenente-coronel Ruy França, transferido para o 3º BPM (Méier)

Foi realizada na tarde desta terça-feira a cerimônia de troca de comando do 12° BPM (Niterói). O tenente-coronel Ruy França passou o cargo para o tenente-coronel Paulo Henrique Azevedo de Moraes, que deixou o comando do Batalhão de Operações Especiais (Bope). Cerca de 50 “caveiras” participaram da solenidade, além do comandante do 4º Comando de Policiamento de Área (CPA), Paulo Augusto do Couto Mouzinho.

“A população precisa ver os policiais na rua, vamos investir no policiamento a pé. Em uma cidade com problemas viários como Niterói, não faz sentido ter viaturas presas no trânsito”, disse Paulo Henrique ao assumir novo comando. 

Ele também afirmou que vai passar as próximas noites lendo relatórios sobre os problemas da cidade, antes de montar seu esquema de segurança.

“Vamos impor nosso ritmo de trabalho, mas já podemos garantir para a população que mesmo com as intensas operações no Rio, não vamos deixar nenhuma comunidade de Niterói ter o território dominado pelo tráfico de drogas, como por exemplo era o Complexo do Alemão”, prometeu.  

Morador da cidade, assim como seu antecessor, ele revelou que seu maior desafio em Niterói será aumentar a sensação de segurança da população. 

“Sinto que preciso levantar o astral da cidade. Não sei se pela tragédia do Bumba ou por um sentimento de orfandade ao ver Unidades de Polícia Pacificadoras (UPPs) sendo instaladas em outras áreas do estado, acredito que Niterói esteja precisando de ânimo”, avaliou. 

Paulo Henrique avisou que não está prevista a implantação de UPPs na cidade, mas que isso não quer dizer que os niteroienses não venham a conviver policiamento comunitário. 

“Todo o policiamento tem que estar em contato com a comunidade. Eu mesmo trabalho sempre em parceria com a população. É através dela que tomo conhecimento das carências do local”, justificou.

O comandante descartou que tenha sido escolhido para ficar à frente do Batalhão de Niterói pelo fato de ser um “caveira”. 

“Não teve a ver com uma migração do tráfico do Rio para Niterói e sim porque eu sou morador da cidade e já trabalhei sete anos na unidade. O fato de ser niteroiense vai dar mais agilidade e velocidade para analisar os problemas“, justificou. 

Ao se despedir do batalhão, o tenente-coronel Ruy França, destacou um dos principais problemas que seu sucessor enfrentará. 

“Diminuir a quantidade de assaltos a residências era um dos meus objetivos, que agora passo para o tenente-coronel Paulo Henrique. Tenho certeza de que o batal  hão vai estar em ótimas mãos”, avaliou França, lembrando que os dois já trabalharam juntos durante 6 anos no 12° BPM.

Currículo - O novo comandante liderou o Bope durante a recente ocupação dos complexos da Penha e do Alemão, no Rio. Ele é formado em instrução de tiro, segurança de autoridades, ciências contábeis, políticas públicas de segurança e tem pós-graduação em estratégia. Os últimos três cursos, feitos na Universidade Federal Fluminense (UFF). Paulo Henrique comandou também a Diretoria Geral de Segurança do Tribunal de Justiça do Rio (TJ).

Estiveram presentes na cerimônia, entre outros, o subsecretário de Governo da Região Metropolitana, Alexandre Felipe, a secretária municipal de educação, Maria Inês Azevedo de Oliveira, o deputado estadual eleito, Felipe Peixoto (PDT), e os vereadores Beto da Pipa (PMDB), João Gustavo (PMDB) e Renato Cariello (PDT).(O Fluminense)

Corpo de mulher de 34 anos morta após perseguição é sepultado na RO


Segundo a polícia, ela morava no Fonseca, era divorciada e tinha um filho menor de idade. Acidente ocorrido em Piratininga teria sido provocado pela esposa do amante da vítima


O corpo da empresária Gabriela Teixeira, de 34 anos, morta após sofrer acidente durante perseguição na Região Oceânica de Niterói, foi sepultado na tarde desta terça-feira no cemitério Parque da Colina, em Pendotiba. Cerca de 200 pessoas compareceram ao velório. Segundo a polícia, ela morava no Fonseca, era divorciada e tinha um filho menor de idade.

O acidente ocorreu na tarde de segunda-feira e teria sido provocado por Miriã B.V, de 37 anos. De acordo com testemunhas, as duas mulheres teriam começado uma discussão na Praia de Piratininga, quando Gabriela deixou o local e saiu em seu automóvel. Miriã, então, a teria perseguido e jogado seu carro contra o veículo de Gabriela, que segundo a polícia seria amante de seu marido, atirando-o contra um ônibus. 

De acordo com o laudo médico, Gabriela sofreu traumatismo craniano e teve uma grave hemorragia. Ela morreu a caminho do Hospital Estadual Azevedo Lima, no Fonseca (Heal), na Zona Norte. Indiciada por homicídio doloso (com intenção de matar), Miriã foi presa e transferida para a carceragem feminina da Polinter em Magé.(O Fluminense)

PS. Esperamos que este assassinato não fique impune!


Rio tem esquema de trânsito para o Réveillon em Copacabana

Operação começa às 18h do dia 30 e tem previsão de término às 19h do dia 1º

A Prefeitura do Rio de Janeiro divulgou o esquema de trânsito para o Réveillon 2010–2011 em Copacabana, zona sul da cidade. Para o evento, que deve reunir cerca de dois milhões de pessoas, será implantado sistema especial de tráfego no bairro e em todos os seus acessos.

A operação contará com a participação de 360 agentes da prefeitura, 60 viaturas e 38 motocicletas, que trabalharão para manter a fluidez, coibir o estacionamento irregular, ordenar os cruzamentos, orientar pedestres e efetuar aos bloqueios nas ruas internas e nos acessos à Copacabana. Além disso, a Polícia Militar também atuará nos bloqueios com 48 homens.

Serão utilizados oito painéis de mensagens variáveis móveis que informarão sobre os horários os diversos fechamentos e sobre as restrições de estacionamento. Além destes, painéis fixos da CET-Rio também informarão as condições do tráfego. O Centro de Controle de Operações da CET-Rio estará monitorando toda a área do evento com 30 câmeras.

A operação será iniciada às 18h de quinta-feira (30) e tem previsão de término às 19h do dia 1º de janeiro.

Principais interdições:

Às 7h de sexta-feira (31) será fechada a avenida Atlântica, pista junto à praia, do posto 6 até a praça Almirante Júlio de Noronha. A pista da avenida Atlântica junto às edificações funcionará com a mão invertida (de Ipanema em direção ao Leme) e o acesso ao Leme será feito somente pela avenida Nossa Senhora de Copacabana e pela rua Gustavo Sampaio. 

A partir das 15h será interditada a pista da avenida Atlântica junto aos prédios, da rua Joaquim Nabuco até a avenida Princesa Isabel. No Leme a pista junto às edificações permanecerá aberta para garantir a saída do bairro.

O fechamento total do bairro de Copacabana será às 18h de sexta-feira, com 24 bloqueios externos em Ipanema (rua Bulhões de Carvalho e outras), Lagoa (Corte do Cantagalo), e Botafogo (rua Real Grandeza, rua da Passagem, rua Gal. Severiano, rua Lauro Muller e túnel do Pasmado). O fechamento das 18h não permitirá a entrada de nenhum veículo no bairro, com exceção de ônibus, táxis, motocicletas e veículos de serviço e emergência.

Como chegar:

Para acessar a área dos shows, avenida Atlântica em frente ao Copacabana Palace, a CET-Rio recomenda a utilização de transporte público coletivo, bicicleta ou o deslocamento a pé.

Metrô – Utilizar as estações Cardeal Arcoverde, Siqueira Campos e Cantagalo. O Metrô Rio montou esquema especial com venda antecipada dos bilhetes para utilização em horários pré-determinados.

Ônibus de linhas regulares – mais de 80 linhas passam pela área do evento, vindo de várias regiões da cidade.

Ônibus de turismo– não poderão estacionar em Copacabana e nos bairros do entorno (Ipanema, Lagoa, Urca, Botafogo). O estacionamento deverá ser realizado na área do Teleporto e na avenida Rio Branco, no Centro. (R7)

Acordo entre o Rio de Janeiro e União põe fim ao Elevado da Perimetral


Acordo com a Caixa Econômica garante verbas para as obras do Porto Maravilha, incluindo também a derrubada do tradicional viaduto carioca. Projeto está orçado em R$7,6 bi


A demolição da Perimetral já é certa. O prefeito Eduardo Paes assinou na tarde desta segunda-feira, no gabinete do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, acordo com a Caixa Econômica Federal (CEF) que vai garantir recursos da ordem de R$7,6 bilhões para as obras e serviços da segunda fase do projeto Porto Maravilha, incluindo a derrubada do elevado. Para simbolizar a demolição, o presidente Lula derrubou com uma marreta a maquete do viaduto levada a Brasília pelo prefeito. O presidente da República também recebeu das mãos de Paes uma placa do início das obras da segunda etapa do projeto, que começam no primeiro semestre de 2011. 

Através do acordo, o FGTS – que pela primeira vez investe em uma operação urbana consorciada – se compromete a garantir os R$7,6 bilhões previstos para a recuperação da infraestrutura e manutenção dos serviços públicos da Região Portuária nos próximos 15 anos. Em troca, o fundo de investimentos do FGTS passa a administrar a emissão dos Certificados de Potencial Adicional Construtivo (Cepacs), títulos que serão negociados no mercado e serão necessários para qualquer um que deseje construir no Porto. Com o convênio firmado nesta segunda-feira, o FGTS – através da Caixa – também tem prioridade na compra dos terrenos da União na região. A primeira parcela de recursos do fundo alocados no Porto Maravilha é de cerca de R$900 milhões e já estará disponível no início de 2011.

“É um conjunto de obras que o Rio espera há 40 anos, pelo menos, e está sendo viabilizado pelo presidente Lula. Uma parte já começou e hoje (segunda), quando viemos a Brasília assinar o acordo com a Caixa para a segunda fase, fizemos questão desse gesto simbólico do presidente, que é quem está garantindo todas as condições para a derrubada daquele monstrengo que é a Perimetral. A demolição do viaduto vai ser a última intervenção até 2016 dentro do processo de requalificação daquela área, coroando o renascimento do Porto do Rio”, afirmou o prefeito Eduardo Paes. 

As obras da segunda etapa do Porto Maravilha serão realizadas pelo consórcio Porto Novo, vencedor da licitação da maior Parceria Público Privada do Brasil, que também vai administrar os serviços na região pelo prazo de 15 anos. O investimento nesta fase do projeto (R$7,6 bilhões – R$4,1 bilhões apenas em obras) será custeado pela venda dos Cepacs e imóveis públicos. A operação vai permitir que todas as obras sejam realizadas sem gasto público. Entre os serviços que ficarão sob responsabilidade do consórcio pelo período estão a conservação e manutenção de vias públicas e monumentos históricos, iluminação pública, limpeza urbana e coleta de lixo domiciliar. 

Segundo a Prefeitura do Rio, nessa segunda fase das intervenções do Porto Maravilha, 70 quilômetros de vias serão construídas e reurbanizadas, além da implantação de redes de infraestrutura urbana com serviços de pavimentação, drenagem, sinalização, iluminação e arborização. Está prevista também a recuperação do sistema de água e esgoto. Haverá ainda a construção de 17km de ciclovias. Entre as principais obras desta etapa, estão a construção do Binário do Porto (via de mão dupla paralela à Avenida Rodrigues Alves), a demolição do Elevado da Perimetral – no trecho entre a Praça Mauá e a Avenida Francisco Bicalho - e a criação do túnel que vai da Praça Mauá ao Armazém 5 da Rodrigues Alves. Além disso, será feita a ampliação do túnel ferroviário sob o Morro da Providência para receber o tráfego de automóveis. 

Desde junho de 2009, já está em andamento a primeira fase do projeto Porto Maravilha, que conta com verba municipal e do Governo Federal de R$350 milhões e inclui intervenções urbanísticas no bairro da Saúde e no Morro da Conceição, além da construção do Museu do Amanhã e do Museu de Arte do Rio. Em novembro, foi inaugurada a primeira obra concluída do Porto Maravilha, o novo acesso viário para o Porto diretamente pelo Caju. (O Fluminense)

terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Polícia faz busca e apreensão em casa de cunhado de Alckmin

A polícia cumpriu na última segunda-feira mandados de busca e apreensão na casa do empresário Paulo Ribeiro, cunhado do governador eleito de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB). Ribeiro é investigado pelo Ministério Público Estadual, suspeito de participar de um cartel acusado de superfaturar preços de merenda em contratos com prefeituras. O processo corre sob segredo de Justiça. As informações são do jornal Folha de S.Paulo.

Segundo as investigações, Ribeiro teria intermediado contratos entre uma empresa da área de merendas (Sistal - Alimentação de Coletividade Ltda.) com prefeituras do Vale do Paraíba, como Taubaté e Pindamonhangaba. O MP investiga há mais de dois anos esquemas de fraude envolvendo empresas de merenda escolar em pelo menos 35 prefeituras de todo o País. Segundo o MP, servidores receberam cerca de R$ 280 milhões em propinas, pagas com verba pública desviada.(Folha de São Paulo/Terra)

Filhos estariam 'pressionando' Teixeira para reconhecer Fla campeão de 87

O jornal Folha de S. Paulo diz nesta terça-feira que o presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ricardo Teixeira, recebe pressão dos filhos para reconhecer o Flamengo campeão brasileiro de 1987. A entidade coloca o Sport como único detentor do título brasileiro do polêmico ano da Copa União.

A publicação cita uma frase do diretor jurídico da CBF, Carlos Eugênio Lopes, sobre o caso. "Ele é pressionado dentro de casa, todos os dias, pelos três filhos. Antes de dizer 'bom dia' ao pai, eles cobram que ele reconheça o título do Flamengo", teria dito o dirigente, que vê "boa vontade" de Teixeira com o reconhecimento solicitado pelo Flamengo. O presidente da CBF, no entanto, alega ordens judiciais para manter o Sport como único campeão brasileiro de 1987.(Folha/O Dia)

Mais de 40 autoridades estrangeiras participarão da posse de Dilma

Argentina enviará como representante o chanceler Héctor Timerman. A secretária de Estado dos EUA e vários presidentes da América Latina também confirmaram presença


Às vésperas da posse da presidenta eleita, Dilma Rousseff, as autoridades estrangeiras ainda confirmam as presenças nas cerimônias em Brasília, no dia 1º. Até a noite de segunda-feira, o Ministério das Relações Exteriores, o Itamaraty, contabilizava 47 confirmações de autoridades estrangeiras – a maioria de países latino-americanos e africanos. A presidenta da Argentina, Cristina Kirchner, enviará como seu representante o chanceler Héctor Timerman.

Os presidentes do Uruguai, da Costa Rica, de El Salvador, da Guatemala, da Venezuela, da Bolívia e do Paraguai, entre outros, além da secretária de Estado norte-americana, Hillary Clinton, o príncipe das Astúrias Felipe da Espanha e o primeiro-ministro da Coreia do Sul, Chung Un-chan, confirmarão que virão para a solenidade em Brasília. Representantes de países africanos e europeus também já enviaram comunicados.

Os últimos detalhes para as três cerimônias – no Congresso Nacional, no Palácio do Planalto e no Itamaraty - estão em fase final. Para a recepção aos convidados, no Itamaraty, será servido um coquetel. O vinho escolhido é da vinícola gaúcha Casa Valduga, que venceu a licitação feita pelo Ministério das Relações Exteriores. A empresa é sediada em Bento Gonçalves, a 120 quilômetros da capital do Rio Grande do Sul, Porto Alegre.

As solenidades de posse começam às 14h30, do próximo sábado, com um desfile em carro aberto ou fechado – que será a opção em caso de chuva. A presidenta eleita e o vice-presidente eleito, Michel Temer, desfilarão pelas ruas de Brasília. Dilma passará pelo Congresso, o Palácio do Planalto e, por último recepcionará os convidados brasileiros e estrangeiros no Itamaraty. A previsão inicial é que as festas acabem por volta das 21h.(Agência Brasil)

Sérgio Cabral anuncia três novos secretários para o segundo mandato

Deputado estadual eleito por Niterói, Felipe Peixoto assume a pasta de Desenvolvimento Regional, Abastecimento e Pesca. Brizola Neto e Ronald Ázaro também serão nomeados

O governador Sérgio Cabral anunciou nesta terça-feira que os deputados federal, Brizola Neto, e estadual eleito, Felipe Peixoto, além do engenheiro Ronald Ázaro assumem, respectivamente, as secretarias de Estado de Trabalho e Renda; de Desenvolvimento Regional, Abastecimento e Pesca; e de Turismo.

Neto do líder político Leonel Brizola, o deputado federal Brizola Neto assumirá a pasta do Trabalho e Renda, tendo integrado, em 2009 e 2010, a lista do DIAP (Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar) como um dos parlamentares mais atuantes do Brasil. Foi líder do PDT Câmara, onde defendeu projetos de natureza trabalhista, como o aumento dos aposentados, a definição da política do salário mínimo, o fim do fator redução da jornada de trabalho e a PEC do trabalho escravo.

Administrador, formado pela Universidade Federal Fluminense e pós-graduado em Direito Público, o deputado estadual eleito Felipe Peixoto passa a gerir a Secretaria de Desenvolvimento Regional, Abastecimento e Pesca. Ele foi subsecretário regional em Niterói e o mais jovem vereador do município, onde foi o mais votado da cidade em 2008.

Pós-graduado em Engenharia Econômica, Ronald Ázaro deixa a atual gestão na Secretaria de Trabalho e Renda, onde esteve à frente desde 2008, para assumir a da área de Turismo. Como secretário de Trabalho, Ázaro bateu recorde na geração de empregos no Estado do Rio, alcançando a marca dos 31.965 mil novos postos de trabalho formais, índice que, pela primeira vez, levou o estado a superar São Paulo, então maior gerador de empregos da região Sudeste(O Fluminense)

Perseguição termina em tragédia em Piratininga, na RO


Mulher de 34 anos morreu em acidente próximo ao Trevo de Camboinhas após ter carro atingido por outra motorista. Acusada seria esposa do amante da vítima fatal

Uma perseguição, seguida de acidente resultou na tarde desta segunda-feira na morte de Gabriela Teixeira, de 34 anos, na Avenida Almirante Tamandaré, em Piratininga, próximo ao Trevo de Camboinhas. Segundo a polícia, a vítima teria sido perseguida por M.B.V, de 37 anos, que estava em um Honda CRV, e que teria batido propositalmente no Palio branco, placa KVF-8374, dirigido por Gabriela. A vítima seria amante do marido de M..

Segundo testemunhas, as duas mulheres teriam começado uma discussão na Praia de Piratininga, quando Gabriela deixou o local e saiu em seu automóvel.  Revoltada com a saída da vítima, M. a perseguiu. 

Durante a perseguição, o Corolla ELG-1143, de um representante de vendas que saía para almoçar com a família, teve sua traseira atingida duas vezes, pois estava no caminho da acusada. 

“Estava saindo de casa para almoçar com minha esposa e minha filha, quando senti duas batidas na traseira do meu carro. No início pensei que fossem bandidos e passei para a contramão para tentar fugir. Quando voltei para a pista, percebi que era uma mulher e que estava perseguindo uma outra. Por sorte meu carro é resistente, se ele fosse menor teria nos matado”, contou o dono do Corolla, que preferiu não se identificar.

Ainda segundo testemunhas, após bater no Corolla, M. jogou seu veículo contra o carro de Gabriela, atirando-o contra um coletivo da Viação Santo Antônio, linha 39 (Piratininga–Centro). O impacto foi tão forte que passageiros que embarcavam no coletivo caíram.

Policiais militares do DPO de Piratininga prestaram os primeiros socorros à vítima, até a chegada do Corpo de Bombeiros. Gabriela chegou a ser socorrida, mas morreu a caminho do Hospital Estadual Azevedo Lima, no Fonseca, Zona Norte.

O caso foi registrado na 77ª DP (Icaraí). Segundo a polícia, M. poderá ser indiciada por homicídio doloso (quando há intenção de matar).

O delegado titular da distrital, Mario Luiz da Silva, não entrou em detalhes sobre o depoimento da acusada, alegando "não querer aumentar a dor em que as duas famílias foram envolvidas". 

Segundo o delegado, a acusada deverá ser encaminhada para alguma unidade da Polinter. O advogado de M. também não quis se manifestar.(O Fluminense)

Ranking das empresas que prestam o pior serviço segundo a Revista Proteste

Empresas mais reclamadas em 2010
1º- Oi / Telemar
2º- Itaú
3º- Claro
4º- NET
5º- Banco do Brasil


Ps. Eu estou tendo problemas com a Claro, ano retrasado comprei um Modem 3G que nunca funcionou direito, quando conseguia falar com os atendentes eles tentavam me enrolar quando não desligavam a ligação. Além de não resolverem meu problema eles queriam que eu pagasse uma multa de R$ 700,00 para cancelar o serviço que nunca funcionou e ainda puseram meu nome no SERASA. Agora é a linha normal do celular que fica fora de área exporadicamente. Eu NÃO RECOMENDO os serviços da empresa Claro, não entrem nesta furada que eu entrei e estou penando para sair.

segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Cinco pessoas são detidas com balão de 13 metros em Trindade, SG

Houve perseguição entre os policiais e os baloeiros, que tentaram fugir. Com os suspeitos foram apreendidos facas, um alicate, um binóculo, uma boca de balão e gasolina

Policiais do Batalhão de Polícia Florestal e de Meio Ambiente (BPFMA) detiveram, na manhã deste domingo, na Rua Porto Alegre, no bairro Trindade, em São Gonçalo, cinco homens com um balão de 13 metros de altura. 

Os baloeiros tentaram escapar quando os militares chegaram ao local, mas houve perseguição e os suspeitos foram capturados. Com eles foram apreendidos ainda duas facas, um alicate, um binóculo, uma boca de balão e 20 litros de gasolina. Todos foram levados para a 74ª DP (Alcântara), onde o caso foi registrado.

Segundo o a Artigo 42 da Lei nº 9.605/98, fabricar, vender, transportar ou soltar balões que possam provocar incêndios nas florestas e demais formas de vegetação, em áreas urbanas ou qualquer tipo de assentamento humano é crime, sob pena de detenção de um a três anos ou multa, ou ambas as penas cumulativamente.(O Fluminense)

Apesar de ombro operado, Zico festeja no Engenhão

Mesmo com o braço preso ao corpo, Galinho mostra velha categoria com belos passes e festeja bom público no estádio do Botafogo

Mesmo sem conseguir marcar um gol no Jogo das Estrelas, Zico teve muitos motivos para sorrir após a partida beneficente que organiza anualmente. Além de ver o seu time venceu o confronto neste domingo (8 a 6), o maior ídolo da história do Flamengo conseguiu ir a campo mesmo ainda sem estar completamente recuperado de uma cirurgia no ombro direito. E apesar da dificuldade em se movimentar, mostrou o talento de sempre, dando ótimos passes para os companheiros.

- Tive que ficar atento para não machucar o ombro. Estava difícil de me equilibrar, mas  conseguiu jogar e me sinto muito feliz - disse o Galinho, que atuou com o braço operado colado ao corpo, por dentro da camisa.
Zico ficou satisfeito com a primeira edição do jogo beneficente no Engenhão, que recebeu 23.290 torcedores neste domingo. E indicou que o estádio vai sediar novamente o evento em 2011.

- (O jogo) cumpriu seu papel. Obrigado à imprensa, torcida, aos atletas e ao Mauricio Assumpção (presidente do Botafogo), que nos abriu o Engenhão e ofereceu tudo. Ele já falou comigo para realizarmos a festa aqui na próxima temporada - disse o Galinho.(Globo Esporte)

 

Novos cursos de pós-graduação da UFF são aprovados pela Capes do MEC


Universidade Federal Fluminense vai oferecer, no próximo ano, possibilidade de pós para as áreas de Filosofia, Administração, Engenharia Mecânica, Direito Constitucional e Sociologia

A Universidade Federal Fluminense contará em 2011 com mais sete novos programas de pós-graduação, um deles com mestrado e doutorado. A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) do MEC divulgou os resultados da apreciação de propostas em relação a cursos novos.

Já são oito os cursos aprovados: mestrados em Filosofia, Administração, Engenharia Mecânica (Polo Universitário de Volta Redonda), Direito Constitucional e Sociologia; mestrado e doutorado em Biologia das Interações; e mestrado profissional em S. M. Infantil.

Ainda estão em julgamento os cursos de mestrado profissional Proinove e Farmácia; mestrado em Serviço Social e Desenvolvimento Regional; doutorado em Odontologia e em Arquitetura; e mestrado profissional em Ensino e Saúde.(O Fluminense)

domingo, 26 de dezembro de 2010

Bota espera anunciar pacote de reforços nesta semana

Lucas e Márcio Azevedo estão com situação bem encaminhada

O Botafogo é o único clube do Rio que ainda não confirmou contratações para a próxima temporada. No entanto, isso não vai passar desta semana. Os laterais Lucas e Márcio Azevedo não foram oficializados ainda pelo clube por questões burocráticas, mas seus contratos devem ser firmados a partir desta segunda-feira.

O lateral-esquerdo, ex-Atlético-PR, já fez até mesmo exames médicos no clube. Sua oficialização ainda não aconteceu porque faltam resolver alguns detalhes entre o grupo de empresários que adquiriu seus direitos e o Botafogo.

Já Lucas, ex-Figueirense, já até se despediu dos companheiros de seu antigo clube. Ele deve aparecer no Rio de Janeiro para fazer exames médicos amanhã para, então, firmar contrato com o Alvinegro.

Outra negociação que deve ter um desfecho positivo é a renovação entre o Glorioso e o zagueiro Antônio Carlos. A negociação com o Atlético-PR, dono de seus direitos, está praticamente fechada e o jogador de 27 anos vai firmar um contrato de empréstimo com o Botafogo pelas próximas três temporadas.(Lancenet)

 

Felipe assume posto de Bruno e mostra estar pronto

Novo goleiro do Flamengo espera afastar problemas do setor

Assim que assinou o contrato de um ano com o Flamengo, o goleiro Felipe sabia da responsabilidade que teria pela frente. Ele vai ter a dura missão de ser comparado a Bruno, que para muitos é um dos maiores goleiros que já passaram que pelo gol rubro-negro. Sem fugir do assunto polêmico, ele garante que está preparado para suportar a pressão da exigente torcida do Flamengo. (Lancenet)

Município de Niterói corre o risco de ficar sem a verba da banda larga 2

Cidade tem mais de R$ 500 mil para investir na Rede Nacional de Pesquisa, mas enfrenta resistência da concessionária Ampla.

Niterói corre o risco de perder mais de meio milhão de reais da verba destinada para implantação da rede de banda larga nos centros de pesquisa da cidade por entraves da concessionária de energia elétrica Ampla. O dinheiro e o projeto de instalação foram disponibilizados pelo Ministério de Ciência e Tecnologia desde o governo passado e foi retomado pelo atual secretário de Ciência e Tecnologia, José Raymundo Martins Romêo, em abril de 2009.

Com o projeto, Niterói seria o primeiro de dez municípios a integrar a Rede Nacional de Pesquisa (RNP) e ter os 16 centros de pesquisa da cidade interligados aos núcleos de pesquisa distribuídos pelo país. A rede começou a ser instalada em 2005 e já conecta a comunidade científica de 21 capitais do país. 

Segundo o secretário José Raymundo, para que o projeto seja implantado, os cabos de fibras ópticas precisam ser instalados em postes distribuídos pela cidade ou em galerias subterrâneas. “A parceria com a concessionária Ampla viabilizaria a instalação nos postes já que em Niterói as galerias subterrâneas estão sendo trabalhadas agora, em 2010, pela GVT”.

Para interligar os núcleos de pesquisa do município seria necessário o cabeamento de 31 quilômetros. “A Ponte Rio-Niterói possui cabos ópticos em toda a sua extensão, podemos ligar os centros de pesquisa da cidade com o município do Rio de Janeiro e estaríamos diretamente conectados aos acervos de pesquisa da capital”, explica o secretário.

Município pode aproveitar cabeamento em projetos futuros
José Raymundo ainda afirma que, em projetos futuros, o município pretende aproveitar o cabeamento e interligar, por meio da instalação, escolas municipais, postos de saúde e hospitais, aumentando a velocidade da transmissão dos dados. “Imagine um paciente internado em situação grave e os exames dele chegando horas depois via internet. Também podemos instalar torres próximas à extensão do cabeamento e oferecer à população a internet gratuita”, comenta.

A negociação da parceria Prefeitura e Ampla começou em abril do ano passado e dois meses depois, em junho, foi autorizada em memorando enviado pelo diretor de Relações Institucionais e Comunicação da Ampla, André Moragas.  “Iríamos começar a implantação dos cabos em setembro de 2009, depois de uma reunião com representantes da Rede Nacional de Pesquisa, do Governo Federal, da Ampla e da empresa licitada para a obra, a Ômega. Após o encontro, a Ampla não nos deu acesso às plantas de engenharia da cidade e a instalação está parada”, relembra o secretário.

O convênio firmado entre a Prefeitura e o Governo Federal venceu em outubro do ano passado e a Ampla apresenta três justificativas para o não andamento do processo.  “Além de atualmente o convênio estar vencido, a Prefeitura de Niterói queria passar o cabeamento de graça, não queria pagar impostos pelo uso dos nossos postes. A RNP paga para usar as instalações em outras cidades, mas não quer beneficiar a cidade”, explica Moragas, diretor de relações institucionais da Ampla. Segundo ele, ainda há risco de sobrecarga em alguns pontos da cidade, por conta de cabeamentos da Oi, da Predial, da Microlink e outras empresas.

Moragas ainda alega que o valor cobrado por poste seria revertido como benefício na conta de luz.  “A Ampla quer contribuir para desenvolver a cidade, mas temos que respeitar as regras”, declara.

Uso de postes precisa ser negociado

Responsável na RNP pela instalação dos cabos na cidade, o gerente de projetos Ney Fernandes de Castro explica que a negociação do uso dos postes fica por conta dos órgãos municipais. “A RNP não paga taxa de uso já que a verba do projeto é do governo”.

Nas cidades integradas à rede, segundo Fernandes, os postes foram cedidos para o cabeamento ou por uma parceria do Governo do Estado com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) ou em troca de fibras livres nos cabos. “No caso da Ampla, cederíamos duas das 24 fibras para que a empresa pudesse usar como quisesse. Poderia, por exemplo, usar para medições de controle da energia elétrica ou para internet”, explica. 
A Secretaria de Ciência e Tecnologia informou que até a próxima semana novo convênio deve ser apresentando à concessionária. “Proponho ainda uma reunião entre o presidente da Ampla e o prefeito, assim, não perderíamos mais tempo e nem a verba”, declara o secretário José Raymundo Romêo. 

A especialista em Informação e Comunicação em redes eletrônicas Sandra Lúcia Rebel Gomes, do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal Fluminense (UFF), acredita que os ganhos para a pesquisa científica são imensuráveis.  “Os núcleos contarão com uma velocidade 5 mil vezes maior do que a oferecida atualmente. Com uma velocidade extraordinária, campos como a medicina ou a exploração do petróleo teriam grandes avanços”, imagina.

Segundo Sandra, a capacidade de armazenamento e processamento de dados daria agilidade e acesso rápido aos núcleos de pesquisa. “As instituições de ensino  ainda garantiriam aos alunos de computação melhor capacitação, já que os estudantes estudariam e aplicariam a tecnologia na prática”, ressalta.    

Brasil - O Ministério de Ciência e Tecnologia contabiliza 21 capitais em rede e dá continuidade à implantação nas seis que faltam - Rio, Belo Horizonte, Teresina, Maceió, Palmas e Porto Velho. Além de Niterói, os municípios escolhidos pelo projeto são Campinas, São Carlos, Itajubá, Uberlândia, Uberaba, Ouro Preto, Rio Branco, Florianópolis, Petrolina e Juazeiro. As escolhas são justificadas pelo número de núcleos federais de pesquisa. O governo federal investiu R$ 7 milhões em cabos, R$ 5 milhões em equipamentos e deve gastar quase R$ 40 milhões para concluir a implantação da rede.

Instituições que integrariam a RNP
- Centro Regional Integrado de Atendimento ao Adolescente (Criaa) da UFF - Barreto
- Colégio Pedro II - Barreto
- Empresa de Pesquisa Agropecuária do Estado do Rio de Janeiro (Pesagro 1) - Fonseca
- Instituto de Pesos e Medidas (Ipem) - Centro
- Departamento de Recursos Minerais (DRM) - Centro
- Universidade Salgado de Oliveira (Universo) - Centro
- Prefeitura Municipal de Niterói  (PMN Nova) – Centro
- Núcleo de Tecnologia e Informática (NTI) – Centro
- Universidade Estácio de Sá (Unesa) - Centro
- Hospital Universitário Antônio Pedro (Huap) - Centro
- Universidade La Salle (UNILASALLE) – Santa Rosa
- Faculdade de Veterinária da UFF – Santa Rosa
- Instituto Vital Brazil – Vital Brazil
- Núcleo de Documentação da UFF (NDC) - Gragoatá
- Universidade Plínio Leite (Unipli) - Centro
- Universidade Cândido Mendes (Ucam) - Centro

 (O Fluminense)

quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Emerson pode estar de saída do Fluminense

Com nova proposta milionária do mundo árabe, Sheik aguarda resposta de empresário

Com apenas dez jogos pelo Fluminense, mas um dos artilheiros do campeão brasileiro com oito gols e autor do gol do título, o atacante Emerson já virou ídolo da nação tricolor. Mas tudo isso tem um preço. Com uma nova proposta milionária do mundo árabe, Emerson já enviou seu representante para os Emirados Árabes para negociar.

Irrecusável, a proposta gira em torno de R$ 1,5 milhão mensais, valor impensável mesmo para o alto poder financeiro do patrocinador tricolor. Ao seu empresário, Emerson já falou que, caso os valores sejam confirmados, ele deixará o Fluminense.(Lancenet)

 

 

Ação no RJ fiscaliza distribuidoras de gás suspeitas de ligação com milícias

Dez pessoas foram detidas e vão prestar depoimento na delegacia.
Foram identificados 17 pontos de venda ilegal de botijões em Realengo.

Policiais da 33ª DP (Realengo) com o apoio de outras sete delegacias fazem, nesta quinta-feira (23), operação contra distribuidoras de gás suspeitas de envolvimento com milícias na Zona Oeste do Rio. Dez pessoas foram detidas e levadas para prestar depoimento na delegacia.

Durou um mês a investigação sobre a venda ilegal de gás em áreas dominadas por milicianos. Foram identificados 17 pontos de venda ilegal no bairro de Realengo. De acordo com os agentes, os moradores são obrigados a comprar os botijões de gás nesses locais. Em alguns pontos, eles chegam a ser vendidos por R$ 50.

A operação conta com 50 agentes. De acordo com a polícia, a venda de gás é uma das principais fontes de renda da milícia que age no bairro. Os milicianos também exploram sinal clandestino de TV a cabo e internet e o transporte alternativo.

Num depósito no bairro, policiais encontraram duas motos usadas de forma irregular para o transporte de botijões. Centenas de botijões foram apreendidos. De acordo com a Agência Nacional de Petróleo (ANP) eles só podem ser transportados em carros especiais, por se tratar de produto inflamável.

A operação ainda está em andamento. Todo o material está sendo levado para o a 33ª DP.(G1)

 

Norte-Sul inicia mais um trecho

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva estará hoje em Petrolina de Goiás para lançar obra do trecho da Ferrovia Norte-Sul que sai de Ouro Verde, em Goiás, a Estrela do Oeste, em São Paulo. O presidente estará em Petrolina às 14h30. A nova extensão da ferrovia tem 667 quilômetros e o custo da obra é de aproximadamente R$ 2,3 bilhões.  Segundo o presidente da Valec, José Francisco das Neves, as obras começam imediatamente.
O trecho da ferrovia, cuja obra será lançada pelo presidente, vai beneficiar todo o Sudoeste goiano, passando por municípios como Santa Helena, Rio Verde, Quirinópolis e São Simão, que fazem parte de uma região agrícola e agroindustrial que está entre as mais desenvolvidas do País em termos  de tecnologia e produtividade. Com a construção deste ramal, a ferrovia alcançará a hidrovia do Paranaíba-Tietê-Paraná, atingindo  os portos do Sudeste e países da América do Sul.

José Francisco das Neves afirma que foi no atual governo que a Ferrovia tomou corpo. “Durante o governo Sarney, foram construídos 100 km, no de FHC, 115 km e no de Lula, 1,1 mil km”, garantiu ao destacar que o Governo de Goiás tem participação decisiva em todo o processo de implantação  do trecho goiano. Goiás criou grupos de trabalho com o objetivo de discutir  e propor medidas, projetos e programas de desenvolvimento em toda a área de influência da via férrea. Hoje, em Goiás, a Ferrovia Norte-Sul sai da divisa com Estado do Tocantins e alcança o município de Ouro Verde.(Revista Ferroviária)

Militares da Nova Zelândia divulgam arquivos sobre OVNIs


As Forças Armadas da Nova Zelândia divulgaram nesta quarta-feira milhares de relatórios até então classificados como confidenciais que detalham casos envolvendo avistamentos de Objetos Voadores Não-identificados (OVNI) e encontros alienígenas.

Os relatórios, que datam de 1954 a 2009, foi liberados pela lei de liberdade de imprensa depois que a Força de Defesa neozelandesa removeu nomes e outros elementos de identificação.

Em cerca de 2 mil páginas de documentos, civis, pessoal militar e pilotos comerciais relatam encontros imediatos, geralmente envolvendo luzes que se movem pelo céu.

Alguns dos relatos incluem desenhos de discos voadorews, descrições de alienígenas usando "máscaras de faraó" e suposto material de escrita extraterrestre.

Antes de sua liberação, o líder do esquadrão da Força Aérea Kavae Tamariki informou que a Força de Defesa não tem recursos para investigar os avistamentos de OVNIs e que não poderia comentar o conteúdo dos arquivos.

"Apenas fizemos uma coletânia das informações. Não investigamos ou fazemos relatórios, não confirmamos nada neles", declarou ao Dominion Post.

Um dos relatos diz respeito ao avistamento de estranhas luzes na cidade de Kaikoura, litoral de South Island, em 1978, que foram registradas em vídeo por uma equipe de Tv local a bordo de um avião.

O incidente ganhou as manchetes internacionais na ocasião, mas a Força Aérea explicou que se tratou apenas ou de um fenômeno natural no qual as luzes dos navios se refletiram nas nuvens ou então foi uma visão incomum do planeta Vênus.

Os documentos originais nos quais esses relatórios se basearam permanecerão guardados no Arquivo Nacional até 2080.(Yahoo)

Construção do Terminal do Largo da Batalha causa dúvida na população


Obra que pode melhorar parte do trânsito na cidade segue lenta. Além da demora, o barulho intenso e a poeira provocada pelo serviço viraram motivo de queixa na localidade

Quem passa pela Estrada Francisco da Cruz Nunes repara no imenso canteiro de obras que surgiu na altura do Largo da Batalha. Prometida como a solução para o trânsito na cidade, a construção do terminal de ônibus incomoda os moradores do bairro. Ao contrário do que se pode imaginar, as queixas não são sobre o barulho intenso e poeira, mas, principalmente, sobre a falta de informação. O prazo para conclusão é 2011, sem data certa, e, atualmente, estão sendo alargadas as pistas e sendo feito trabalho de drenagem.

De acordo com a Prefeitura, o terminal rodoviário que está sendo construído no local, ao custo de R$ 2 milhões, vai desafogar o trânsito para o Centro e Icaraí, ao diminuir o número de ônibus que vão até essas regiões. 

O ponto de convergência de ônibus no Largo da Batalha faz parte do projeto de trânsito proposto pelo escritório Jaime Lerner e será o principal terminal de integração da cidade. O novo sistema prevê a implantação de um sistema de ônibus de grande capacidade, que utiliza pistas exclusivas.

Mas, enquanto o projeto não sai, a vizinhança segue esperançosa. “Eu enfrento as dificuldades e os transtornos atuais com boa vontade. Um terminal rodoviário aqui deve melhorar a estrutura da cidade, diminuir os engarrafamentos e nos beneficiar. Há poeira sim, mas penso no que vem depois”, diz a dona de casa Vera Lúcia Araújo, de 52 anos.

Para a jornalista Michelle Carraco, 27, no entanto, o pior dos problemas é a falta de comunicação da Prefeitura com os moradores. “Nós não sabemos de absolutamente nada sobre a obra. Ocorreram algumas desapropriações, as casas foram demolidas e indenizadas, mas ninguém fez uma reunião com a comunidade para explicar o que está acontecendo, dar um prazo, confortar os moradores”, queixa-se.

De acordo com o projeto, a obra se estenderá do Largo da Batalha até a altura do cemitério Parque da Colina, com quatro pistas. O terminal tem o objetivo de servir como ponto de integração e baldeação, reduzindo o número de ônibus que circula nos bairros. (O Fluminense)

quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Jornal francês "Le Monde" elege criador do WikiLeaks como "homem do ano"

Julian Assange foi escolhido o "homem do ano" pela redação do prestigiado jornal francês "Le Monde", que dedicará a capa e um artigo biográfico ao fundador do site WikiLeaks em seu suplemento semanal a ser publicado nesta sexta-feira (24).


O diário é uma das publicações de grande circulação que se associou com o WikiLeaks para publicar milhares de documentos secretos da diplomacia americana.

Assange, que passou nove dias em uma prisão britânica no início de dezembro, encontra-se atualmente em liberdade condicional com a ameaça de ser extraditado à Suécia, país que o acusa por supostos crimes de agressões sexuais contra duas mulheres, que o processam por ter supostamente imposto a prática de relações sexuais sem preservativo.

Os internautas do "Le Monde" também elegeram Assange como "homem do ano", com 56,2% dos votos, na frente do Prêmio Nobel da Paz Liu Xiaobo (22,3%) e do americano Mark Zuckerberg (6,9%), fundador do Facebook.

REVISTA "TIME"
A revista americana "Time" nomeou na última semana Mark Zuckerberg como "homem do ano", apesar dos leitores da publicação terem escolhido Assange.

Assange bateu personalidades como Lady Gaga, o presidente americano, Barack Obama, e os 33 mineiros resgatados no Chile.

Segundo a "Time", Assange recebeu 382.024 dos 1.249.425 votos, em um primeiro lugar folgado. O segundo lugar ficou com o premiê turco, Recep Tayyip Erdogan, com 233.639 votos. (France Presse)

Veja o resultado da votação popular:
 
1 - Julian Assange (fundador do WikiLeaks)
2 - Recep Tayyip Erdogan (premiê turco)
3 - Lady Gaga (cantora)
4 - Jon Stewart e Stephen Colbert (humoristas)
5 - Glenn Beck (apresentador de TV americano)
6 - Barack Obama (presidente americano)
7 - Steve Jobs (presidente-executivo da Apple)
8 - Mineiros chilenos (os 33 resgatados de San José)
9 - Desempregado americano
10 - Mark Zuckerberg (criador do Facebook)
11 - Liu Xiaobo (dissidente chinês, vencedor do Nobel da Paz)
12 - Sarah Palin (estrela do movimento ultraconservador Tea Party)
13 - David Cameron (premiê britânico)
14 - Hu Jintao (presidente da China)
15 - Robert Gates (secretário de Defesa dos EUA)
16 - Imã Feisal Abdul Rauf (escritor e líder religioso muçulmano)
17 - Nancy Pelosi (presidente da Câmara dos Deputados dos EUA)
18 - Craig Venter (biólogo americano especialista em genoma humano)
19 - Arne Duncan (secretário de Educação dos EUA)
20 - Elizabeth Warren (advogada e assessora financeira de Obama), Mary Schapiro (presidente da U.S. Securities and Exchange Commission) e Sheila Bair (presidente da U.S. Federal Deposit Insurance Corporation)
21 - David e Charles Koch (empresários americanos)
22 - LeBron James (jogador de basquete)
23 - Jonathan Franzen (escritor americano)
24 - Tony Hayward (ex-presidente-executivo da British Petroleum)
25 - Hamid Karzai (presidente do Afeganistão)