quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Presidenciáveis participam de debate via TV e esquentam a disputa eleitoral

Band reúne os quatro candidatos à Presidência da República na quarta-feira para debater as suas propostas e discutir idéias. Como de costume, programa será exibido ao vivo

Band reúne os quatro candidatos à Presidência da República na quarta-feira para debater as suas propostas e discutir idéias. Como de costume, programa será exibido ao vivo

Mantendo a tradição iniciada há mais de 20 anos de ser a primeira emissora de TV a promover um debate entre os presidenciáveis, a Rede Bandeirantes reúne nesta quinta-feira, para um confronto ao vivo, os candidatos à Presidência da República, Dilma Rousseff (PT), José Serra (PSDB), Marina Silva (PV) e Plínio de Arruda Sampaio (PSOL), que disputam por partidos que têm representação no Congresso Nacional. 

O programa será gerado na sede da emissora, em São Paulo, e transmitido a partir das 22 horas para todo o País. No próximo dia 12, o confronto será entre os candidatos ao Governo do Estado.

Ao falar, nesta terça-feira, de sua participação no debate, a petista Dilma Rousseff disse  que não considera o evento “um torneio de provocações” e avisou esperar um confronto de ideias de “alto nível” com seus adversários.

“Eu acho que um debate é um momento em que a gente tem que prestar contas e esclarecer para a população o que cada um de nós pensa. Eu já disse que não vou descer o nível nessa campanha nem que alguém queira. Não vou fazer isso”, disse.

Destaque – Em relação ao debate de 2006, neste ano haverá uma rodada a mais de perguntas de “candidato para candidato”. O diretor nacional de jornalismo da Band, Fernando Mitre, explicou que as regras foram aperfeiçoadas e que após uma série de reuniões com as legendas chegou-se a uma fórmula que dá aos concorrentes maior possibilidade de expor suas propostas. 

“Esse debate oferecerá mais conteúdo ao telespectador, por isso terá um índice de utilidade maior do que nos anos anteriores”, ressalta Mitre. “O eleitor está acompanhando a pré-campanha há bastante tempo. E é a primeira vez que verá todos os candidatos juntos, debatendo. Esse encontro vai dar o tom da campanha”, prevê. 

O programa será mediado por Ricardo Boechat e será composto por cinco blocos. No primeiro, os candidatos responderão a uma mesma pergunta elaborada pela produção com base em temas sugeridos pelos internautas do eband (www.eband.com.br). A pergunta será respondida seguindo ordem de sorteio. Em seguida, nesse mesmo bloco, inicia-se a rodada de perguntas de candidato para candidato. A ordem será definida por sorteio. 

Nos dois blocos seguintes os presidenciáveis seguem o esquema de perguntas entre os candidatos, nos mesmos moldes do bloco anterior. No quarto bloco, os jornalistas José Paulo de Andrade e Joelmir Beting farão perguntas aos candidatos, podendo escolher outro para comentar a resposta. A regra, segundo a produção, assegura que todos serão perguntados e todos comentarão. O último bloco será reservado às considerações finais. Em caso de segundo turno, haverá novo debate no dia 10 de outubro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário