segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Pesquisa aponta que brasileiros não aprovam uso de dinheiro público nas obras dos estádios para Copa de 2014

A disputa da Copa do Mundo de 2014 no Brasil é uma conquista e tanto para o país, e agora, as autoridades correm para que tudo esteja pronto atá o Mundial. Apesar da felicidade pela disputa da competição no Brasil, uma pesquisa realizada pelo Datafolha aponta que os brasileiros reprovam o uso de dinheiro público para construção e reforma dos estádios.

O levantamento foi realizado entre os dias 9 e 12 de agosto em todas as regiões do país, e foram ouvidas 10.856 pessoas em 382 municípios. O resultado mostra que 57% da população não aprova o uso dos impostos nos estádios, enquanto 37% defendem o uso da verba pública. Apenas 7% não soube opinar. A margem de erro é de dois pontos percentuais.

A estimativa para as obras dos 11 estádios da Copa do Mundo é de R$ 5,1 bilhões. O BNDES abriu crédito de R$ 4,8 bilhões e o governo federal declarou que não vai usar dinheiro público, já que os empréstimos terão condições parecidas com as de outros ramos.

Apesar da rejeição, segundo o Datafolha, os Estados mais pobres apóiam o uso do dinheiro público nas obras para o Mundial. Do grupo que ganha até dois salários mínimos, 39% aprova a utilização do imposto nos estádios. O nordeste é a região que mais apóia o investimento estatal nas arenas. Na Bahia, a aprovação é de 50%, enquanto 42% são contra. Em Pernambuco 45% são a favor e 48% não querem o uso do dinheiro nas obras.(SRZD)

Nenhum comentário:

Postar um comentário