terça-feira, 24 de agosto de 2010

DPs de Niterói voltarão a funcionar em prédio histórico

Após anos em instalações precárias, 76ª DP, DPCA e Deam serão transferidas para edifício na Amaral Peixoto até o final de 2010, facilitando o acesso da população

A Secretaria de Estado de Segurança Pública finalmente bateu o martelo sobre a transferência da 76ª DP (Centro). A distrital e duas delegacias especializadas de Niterói vão ocupar o prédio histórico da Avenida Amaral Peixoto, tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac). De acordo com o Grupo Executivo do Programa Delegacia Legal, o valor estimado do projeto é de R$ 2.793.577,57. As obras estão sendo realizadas em parceria com o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ) e devem ser entregues até o final do ano.

Ainda de acordo com o Grupo Executivo do Programa Delegacia Legal, após a conclusão das obras de reforma e restauração da estrutura do prédio, além da 76ª DP, a Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam) e a Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA) devem ser transferidas para o local. Desde 2007, elas funcionam em condições precárias, em um prédio no número 370 da Rua São João, também no Centro.

Para o secretário municipal de Segurança Pública de Niterói, Marival Gomes, o retorno da distrital do Centro para o prédio da Avenida Amaral Peixoto é a melhor alternativa, uma vez que se trata de um ponto estratégico. 

“Além de ser um local de mais fácil acesso da população, a operacionalidade será melhorada. O prédio fica no eixo central da cidade e as operações serão muito mais rápidas”, opinou.

Na edição de 13 de maio, O FLUMINENSE havia noticiado a transferência das delegacias para uma área na Rua Desidério de Oliveira, próxima à Praça da Renascença e ao 12º BPM (Niterói). Na época, a informação era de que o local abrigaria todas as delegacias e chegou a ser chamado de “Palácio da Polícia”. O terreno pertence à Empresa de Obras Públicas (Emop), que informou que o mesmo segue à disposição da Polícia Civil.

A reforma do antigo prédio da 76ª DP foi anunciada em dezembro de 2009 pelo presidente do TJ-RJ, desembargador Luiz Zveiter. As obras são a contrapartida pela construção do Fórum Desembargador Enéas Marzano, em um terreno anexo  ao prédio da delegacia.

Na ocasião, Zveiter também anunciou a construção de uma nova sede para o Instituto Médico-Legal (IML), no Barreto, que também abrigará um Posto Regional de Polícia Técnico-Científica (PRPTC) e o Instituto de Criminalística Carlos Éboli (ICCE). Na época, o TJ-RJ informou que o investimento total nas obras em Niterói era de R$ 10 milhões.(Fluminense)

Nenhum comentário:

Postar um comentário