sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Balão que passou perto de estação de energia cai no mar no Rio

Banhistas tentam retirá-lo do mar.
Mais cedo, ele foi visto sobrevoando o bairro da Penha.

Um grande balão caiu por volta das 10h desta sexta-feira (27) no mar na Praia de Copacabana, na Zona Sul do Rio. De acordo com uma moradora do bairro, o balão caiu na água na altura do Posto 6. Segundo ela, banhistas estavam tentando retirar o balão. Um helicóptero da Coordenadoria Geral de Operações Aéreas (CGOA), do Corpo de Bombeiros, acompanhou o trajeto do balão até ele cair na água.

Mais cedo, ele foi visto sobrevoando o bairro da Penha, no subúrbio, e passou bem próximo a uma subestação de energia elétrica. Antes, ele já tinha passado próximo à Igreja da Penha, que fica no alto de uma colina, e é referência do bairro.

Soltar balões é crime tipificado na Lei de Crimes Ambientais (Lei 9.605/98, Art 42), que prevê multa e/ou detenção de um a três anos pela prática de fabricar, vender, transportar ou soltar balões. Em época de baixa umidade do ar, balões aumentam o risco de queimadas em matas.

 Para fazer sua denúncia, basta ligar para o 2253-1177.

Light informa sobre os risco de soltar balões
 
A concessionária de energia elétrica Light divulgou uma nota esclarecendo sobre os riscos de soltar balões. A prática, além de ser perigosa por provocar acidentes com risco até de morte, em caso de incêndios, se atingir a rede elétrica pode deixar bairros inteiros sem luz.

Nos últimos cinco anos, a companhia registrou 90 ocorrências causadas por balões que atingiram a rede elétrica, linhas de transmissão e de distribuição, e as subestações da companhia. Com esses acidentes, 439 mil clientes ficaram prejudicados.

Em caso de acidente com a rede elétrica, a Light pode ser acionada pelo telefone 0800-021-0196. A ligação é gratuita, e o telefone funciona 24 horas.(G1)

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário