quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Detritos deixados por cometas devem oferecer um espetáculo aos observadores, diz agência espacial. O melhor horário para a observação no Estado deve ser entre 0h30 e 2h30 Os românticos já têm um motivo extra para olhar as estrelas na noite de hoje, mas a chuva de meteoros prometida por cientistas da agência espacial norte-americana (Nasa) deve atrair até as pessoas mais desavisadas. A passagem da Terra por uma zona de detritos deixados por cometas deve oferecer um espetáculo aos observadores. De acordo com a agência, o melhor horário para a observação, no Rio de Janeiro, será entre 0h30 e 2h30. A chuva de meteoros Perseid seria causada por detritos deixados pelo cometa Swift-Tuttle, que a cada 133 anos cruza o Sistema Solar deixando rastro de poeira. As estrelas-cadentes são produzidas quando estes detritos se chocam com a atmosfera do planeta a 225 mil quilômetros por hora e se desintegram gerando explosões luminosas. De acordo com a Nasa, os observadores devem evitar observações em locais muito iluminados, como as cidades. A escuridão poderia aumentar em até três vezes o número de meteoros que podem ser avistados.

Detritos deixados por cometas devem oferecer um espetáculo aos observadores, diz agência espacial. O melhor horário para a observação no Estado deve ser entre 0h30 e 2h30

Os românticos já têm um motivo extra para olhar as estrelas na noite de hoje, mas a chuva de meteoros prometida por cientistas da agência espacial norte-americana (Nasa) deve atrair até as pessoas mais desavisadas. 

A passagem da Terra por uma zona de detritos deixados por cometas deve oferecer um espetáculo aos observadores. De acordo com a agência, o melhor horário para a observação, no Rio de Janeiro, será entre 0h30 e 2h30.

A chuva de meteoros Perseid seria causada por detritos deixados pelo cometa Swift-Tuttle, que a cada 133 anos cruza o Sistema Solar deixando rastro de poeira. As estrelas-cadentes são produzidas quando estes detritos se chocam com a atmosfera do planeta a 225 mil quilômetros por hora e se desintegram gerando explosões luminosas.

De acordo com a Nasa, os observadores devem evitar observações em locais muito iluminados, como as cidades. A escuridão poderia aumentar em até três vezes o número de meteoros que podem ser avistados.(Fluminense)

Nenhum comentário:

Postar um comentário