sábado, 21 de agosto de 2010

Centro de Controle de Zoonoses adia ação para capturar porcos em Niterói



Pistola de dardos que seria usada na captura dos animais foi devolvida ao fabricante para passar por revisão. Arma não teria pressão suficiente para atingir a pele grossa dos suínos


A pistola de dardos que seria usada na quarta-feira pelos agentes do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), do Departamento de Vigilância Sanitária, da Secretaria Municipal de Saúde de Niterói, para capturar porcos foi enviada para o fabricante, no Paraná, para passar por revisão.

Segundo a secretaria, quando os funcionários foram fazer o curso para aprender a utilizar o equipamento, que atira dardos com tranquilizantes e anestésicos, perceberam a falta de pressão que impediria a arma de atingir a pele grossa dos suínos, que é bem grossa. A arma deve voltar para Niterói em, no máximo, 15 dias e a ação para retirada dos animais nas ruas será intensificada.

Funcionários do CCZ, acompanhados de um veterinário e da Companhia de Limpeza de Niterói (Clin), vão utilizar também rede para manejo de grandes animais, que serão colocadas em gaiolas-reboques e encaminhados à unidade no Morro do Céu.

O curso preparatório dos agentes e veterinários aconteceu na última segunda-feira no Zoológico do Rio de Janeiro. O treinamento foi coordenado pelo diretor técnico, veterinário Luiz Paulo Fedullo. O objetivo é aprimorar as técnicas de captura e manejo dos novos equipamentos, para que a segurança da população e dos técnicos não seja colocada em risco.(Fluminense)

Um comentário:

  1. Na Rua Maestro José Botelho (final da rua),início da Rua Waldir Cabaral, Bairro Vital Brazil, Niterói, existe uma construção abandonada ha mais de dez anos de um prédio de três andares onde se instalou um ferro velho ocorre uma infestação de ratos e mosquitos em mais de uma dezena de poças de água da chuva nos diversos andares. Já informei tal fato às autoridades por diversas vezes e nada foi feito. Email enviados em 09/12/2011 comunicando sobre um criadouro da dengue: 'contato@acordaniteroi.org', 'aloribeiro@saude.rj.gov.br', 'denguebrasil@gmail.com', 'ouvidoria@saude.rj.gov.br', 'prefeitura@niteroi.rj.gov.br', 'parcerias@saude.gov.br' - Tenho fotos a disposição

    ResponderExcluir