quarta-feira, 26 de maio de 2010

Primeira UPA de Niterói será entregue na próxima quarta

Unidade terá serviços de Clínica Médica, Pediatria e Odontologia para atender a mais de 600 pacientes por dia em casos de urgência de baixa e média complexidade


Em visita ao local onde está sendo construída a primeira Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24h, em Niterói, o subsecretário da Região Metropolitana, Alexandre Felipe, garantiu que a unidade médica será entregue no dia 2 de junho à população. Segundo ele, a UPA construída será classe 3 (de maior porte) e realizará atendimentos de Clínica Médica, Pediatria e Odontologia para mais de 600 pessoas por dia. 

Hoje, as equipes da Empresa Municipal de Moradia, Urbanização e Saneamento (Emusa) irão iniciar o trabalho de paisagismo e limpeza no local. A unidade fica na Rua Sá Barreto, no Fonseca, e atenderá principalmente moradores das comunidades vizinhas, Bernardino, São José e São Geraldo.

Vizinha à UPA está sendo erguida uma unidade do Programa Médico de Família, que deverá atender uma demanda de 5 mil pessoas por mês, segundo o subsecretário Alexandre Felipe. Essas unidades serão entregues prontas à Prefeitura, que ficará responsável pela manutenção.

Com obras sendo executadas há um mês e quinze dias, a UPA está sendo construída com estruturas modulares, formadas com chapas de aço, semelhantes a contêineres. A unidade tem 48 salas, sendo 11 delas consultórios. Além disso, há salas para realização de exames laboratoriais, raios-X, entre outros procedimentos, que poderão ser realizados na hora.

Segundo Alexandre Felipe, toda parte estrutural, como elétrica e hidráulica, está pronta. No momento, está sendo feita a instalação do piso tátil para adequar a UPA às questões da acessibilidade. E, nos próximos dias, os equipamentos e instrumentos médicos chegarão.

“A parceria entre o governo do Estado e a Prefeitura do município, que doou o terreno, trará um espaço capaz de diminuir as demandas dos outros hospitais da região como o Hospital Estadual Azevedo Lima (Heal) e o Hospital Getúlio Vargas Filho, o Getulinho”, acredita Alexandre Felipe.

Segundo o secretário municipal de Saúde, Alkamir Issa, que também visitou o local, a UPA vai atender, de forma rápida e com qualidade, pacientes com casos de urgência de baixa e média complexidade. Caso haja necessidade, esses pacientes serão encaminhados para o Hospital Estadual Azevedo Lima.

“A UPA vai dar o atendimento primário aos pacientes, assim vamos aliviar a emergência no Azevedo Lima, que vai funcionar para atender pacientes em estado grave”, explicou Alkamir.

Outras unidades –
Durante a visita, o subsecretário mencionou que outras UPAs estão sendo construídas e que o estágio das obras está avançado. Santa Luzia, Itaboraí e Rio Bonito deverão ter suas unidades entregues em aproximadamente 40 dias, de acordo com Alexandre Felipe. Enquanto que a UPA de Maricá ainda terá as suas obras iniciadas.

“A nossa intenção é possibilitar uma melhora significativa na qualidade do atendimento médico dado à população”, afirmou o subsecretário. (O Fluminense - fofo:Alessandro Guimarães)

Nenhum comentário:

Postar um comentário