sábado, 15 de maio de 2010

Nova Friburgo completa 192 anos neste domingo


Neste domingo (16), Nova Friburgo completa 192 anos de história.

Cercada de montanhas, muito verde e com clima frio, a região de Nova Friburgo foi escolhida, há 192 anos, como ideal para receber centenas de famílias suiças que viriam para o Brasil. Na época, exatamente no dia 16 de maio de 1818, Dom João VI assinou um decreto autorizando a vinda desses colonos suiços para a região. Foi a primeira cidade no Brasil criada por um decreto real.

Foi nas proximidades de onde hoje é a praça Getúlio Vargas que uma parte dos primeiros colonos que chegaram a região ficou instalada. Na época foram construídas 48 casas para receber os suiços e, a partir daí, a cidade se desenvolveu.

Mas o pesquisador Ronnie Peterson conta que até chegar aqui, os suiços enfrentaram grandes desafios.

E todas essas dificuldades foram retradadas pelo desenhista Humberto Alves dos Reis em uma história em quadrinho que conta a saga dos suiços que vieram para o Brasil. Em traços de nanquim, muito bem marcados, ele mostra as dificuldades da viagem, a fome dentro do navio e o destino daqueles que não sobreviveram à jornada.

O trabalho foi desenvolvido em dois anos. Para contar toda história, além de ir fundo nas pesquisas sobre a cidade, Humberto ainda teve muito cuidado com todos os detalhes.

E assim como em seu Humberto, o amor pela cidade também não falta em todos aqueles que vivem aqui. E, muito além das belezas naturais que podem ser vistas de qualquer ponto da cidade, são a paz e a tranquilidade, as características que os moradores mais prezam em Nova Friburgo. (Inter TV)

Para conhecer mais esta cidade visite sua página na Wikipedia - http://pt.wikipedia.org/wiki/Nova_Friburgo

Um comentário:

  1. Qué bonito debe ser! Y que historia interesante como todas las de inmigrantes que llegaron a nuestros países.
    Me gustó mucho inclusive ese peñón impresionante de la Wiki

    ResponderExcluir