segunda-feira, 25 de abril de 2011

Proprietários rurais fecham principal acesso ao Porto do Açu, diz PM

Manifestantes incendiaram pneus perto da entrada principal.
A LLX, responsável pela construção do porto, é do empresário Eike Batista.

Proprietários rurais fazem um protesto desde as 4h desta segunda-feira (25), próximo ao Porto do Açu, de propriedade da companhia LLX, do empresário Eike Batista. De acordo com informações da Polícia Militar, cerca de cem manifestantes incendiaram pneus e conseguiram bloquear o principal acesso ao porto, em um prolongamento da estrada RJ-240. Bombeiros foram chamados ao local.

A assessoria de imprensa da LLX ainda não tinha informações sobre os motivos do protesto. Segundo informações da PM, os agricultores estão tentando fechar outros acessos ao Porto do Açu. Eles estariam protestando contra as desapropriações de terra que serão feitas na região para a implantação de um corredor logístico que vai atender ao porto.

De acordo com o 8º Batalhão da Polícia Militar (Campos dos Goytacazes), cinco viaturas foram enviadas ao local do protesto.


No final de março, os trabalhadores do consórcio ARG Civil Port, que atua nas obras do empresário Eike Batista no Porto do Açu, em São João da Barra (RJ), entraram em greve. Eles bloquearam a via de acesso ao porto - inclusive com queima de pneus -, reivindicaram melhoria salarial, adicional de 30% de periculosidade, participação nos lucros e resultados, seguro de vida e adaptações no alojamento. A paralisação durou três dias.

ComplexoO complexo em construção é considerado um dos maiores empreendimentos de Eike e inclui a construção de um terminal portuário, com previsão para entrar em atividade em 2012, além de estaleiro, usina térmica a gás natural, entre outras instalações, numa área total de 9 mil hectares. O investimento total é de R$ 3,4 bilhões, sendo que R$ 1 bilhão só no terminal portuário dedicado ao minério de ferro.(G1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário