quarta-feira, 30 de março de 2011

Traficantes do Rio migram para comunidade de Charitas

Polícia Civil confirma que criminosos da Mangueira estão escondidos em mata no Morro do Preventório. Bandidos estariam fortemente armados com fuzis e pistolas, provocando medo entre moradores

Mais de 50 ligações já foram feitas para o Disque-Denúncia e para a 79ª DP (Jurujuba) nas últimas três semanas, denunciando que traficantes da facção criminosa Comando Vermelho (CV) foragidos do Morro da Mangueira, na Zona Norte do Rio, migraram para o Morro do Preventório, em Charitas, na Zona Sul de Niterói, para fugir da ocupação das favelas cariocas pelas Unidades de Polícia Pacificadora (UPPS). 

Documento do Setor de Inteligência (SI) da Polícia Civil confirma que pelo menos três homens que lideravam o comércio de entorpecentes na Mangueira chegaram à cidade na noite da última quinta-feira. Segundo moradores do Preventório, ao todo 40 criminosos já teriam migrado para a comunidade de Niterói, trazendo pelo menos oito fuzis e várias pistolas. Eles teriam participado de recente tiroteio com policiais, que mobilizou dois helicópteros do Grupamento Aeromarítimo (GAM).
Segundo a polícia, boa parte dos bandidos da Mangueira teria chegado ao Preventório para participar de uma festa em comemoração ao aniversário do chefe do tráfico local, neste fim de semana. Todos estariam escondidos na mata, protegidos por arsenal que inclui fuzis e pistolas. Desde então, policiais militares e civis têm feito incursões na comunidade, mas as condições do terreno, com muita área de mata fechada, estariam dificultando as ações.
Na última sexta-feira, intenso confronto de mais de três horas entre os criminosos e policiais levou pânico a moradores vizinhos ao Morro do Preventório e passageiros dos catamarãs de Charitas, a poucos metros do local. Assustados e com medo de balas perdidas, cerca de 200 moradores da comunidade evitaram subir o morro e se aglomeraram nos principais acessos à comunidade. Na ocasião, os bandidos teriam conseguido fugir da polícia pela mata que dá acesso ao Parque da Cidade. Outros, segundo a polícia, teriam seguido para São Gonçalo em um Citroën roubado entre os bairros de Pendotiba e Maria Paula. O veículo ainda não foi recuperado.

Memória -
Apesar da intensa mobilização de agentes para a região nos últimos dias, a polícia diz ainda não considerar o tráfico do Morro do Preventório um dos mais perigosos de Niterói. As vendas de entorpecente no local, segundo a polícia, seriam voltadas para consumo interno, ou seja, para usuários da própria comunidade. Denúncias anônimas levaram a polícia a prender no último dia 17 um homem de 33 anos na comunidade. Contra ele haviam dois mandados de prisão por roubo e extorsão. Na semana passada, três jovens foram presos com drogas na comunidade.(O Fluminense)

Nenhum comentário:

Postar um comentário