terça-feira, 15 de março de 2011

Insegurança é constante nas ruas da Zona Sul de Niterói


Escalada da violência levou a Câmara de Vereadores a encaminhar uma Indicação Legislativa ao 12º BPM (Niterói) solicitando mais segurança para Icaraí, Jardim Icaraí e Santa Rosa

Moradores da Zona Sul de Niterói estão sofrendo com recentes ondas de assaltos e arrastões. O último aconteceu no início da manhã de domingo, quando uma dupla de motociclistas armados atacou comerciantes do Jardim Icaraí. Além de levarem mais de R$ 1 mil, os bandidos agrediram algumas das vítimas. A escalada da violência levou a Câmara de Vereadores a encaminhar uma Indicação Legislativa ao 12º BPM (Niterói) solicitando mais segurança para os bairros de Icaraí, Jardim Icaraí e Santa Rosa.

 “Sempre sou procurado pelos moradores desses bairros, que me falam das ocorrências dessa região. Assaltos vividos por eles ou presenciados por parentes e amigos”, justifica o vereador Waldeck Carneiro, autor da petição.

Assaltado no último domingo, o dono de uma padaria na esquina das ruas Dom Bosco e Ari Parreiras contou que estava chegando para trabalhar, por volta das 6 horas, quando foi surpreendido pelos bandidos. Um dos homens mostrou uma pistola e o obrigou a entregar todo o dinheiro. Muito assustado, ele disse ser incapaz de reconhecer os assaltantes.

“Eu trabalho aqui há mais de trinta anos e não é a primeira vez que somos assaltados. Mas prefiro não comentar essas coisas. É melhor deixar pra lá, pela segurança de todos”, avalia.

Minutos depois de atacar a padaria, a mesma dupla assaltou uma banca de jornal na esquina da Rua Geraldo Martins com Mariz e Barros. Um funcionário esperava a entrega de jornais quando um dos bandidos colocou a pistola em sua cabeça e mandou que entregasse o dinheiro. Não satisfeitos com o valor fornecido pelo jornaleiro, os criminosos agrediram a vítima, com socos e coronhadas.  

 “Esse horário ainda não tinha vendido nada. Eles roubaram R$60 em moedas, além de minha carteira com documentos, algumas camisas de time e outras mercadorias. Levaram até revistas pornográficas. Um deles começou a gritar, dizendo que eu estava escondendo dinheiro e me deu um soco na costela. Depois, bateu com a arma na minha cabeça. O cliente também foi agredido. Foi uma covardia”, relata o trabalhador.

Os criminosos obrigaram o jornaleiro a ficar abaixado na banca enquanto eles fugiam. Segundo testemunhas, eram de dois homens com aproximadamente 25 anos, um moreno e outro negro. Eles teriam fugido em uma motocicleta azul e ainda assaltado outras pessoas que passavam pela rua.

O caso está sendo investigado pela 77ª DP (Icaraí). A polícia procura saber se câmeras de segurança de edifícios da região teriam flagrado o assalto.

Há suspeitas de que os criminosos sejam os mesmos que agem na Rua Otávio Kelly, também de moto e no mesmo horário. Lá, os moradores fizeram abaixo-assinado que foi entregue em fevereiro ao comandante do 12º BPM (Niterói). 

Memória – No fim do ano passado, uma tentativa de assalto com tiroteio gerou pânico no supermercado Extra, da Avenida Sete de Setembro, no Jardim Icaraí. Na ocasião, cinco homens armados com pistolas teriam invadido o estabelecimento. Um agente penitenciário que fazia compras reagiu. Os criminosos conseguiram fugir em um Gol prata que os aguardava na Rua Dom Bosco, no mesmo bairro.

No último dia 27, quatro motoristas foram abordados por homens armados com pistolas na saída do túnel que liga São Francisco a Icaraí. Uma analista de sistemas de 47 anos contou que foi obrigada a entregar o Honda Fit. Os bandidos teriam levado pelo menos outro veículo e pertences de outras vítimas. O caso foi registrado na 77ª DP (Icaraí).

POLÊMICA

Moradores contam que uma patrulha fica posicionada diariamente na esquina da Rua Geraldo Martins com Mariz e Barros, onde ocorreram os assaltos de domingo. Mas segundo eles, essa patrulha só fica durante o horário escolar, para fornecer segurança aos alunos de uma escola particular da região. No restante do dia, não há policiamento, afirmam.

“Acho louvável que eles coloquem policiamento para proteger os estudantes, mas não podemos ter polícia só nos horários de aula. Queremos as duplas de policiais de volta ao bairro, circulando na região e nos passando a sensação de que estamos protegidos o tempo todo, e não apenas em alguns momentos do dia”, reclama a terapeuta Sônia Carla Dias, de 42 anos.

O vereador Waldeck Carneiro, que é morador da Zona Sul, argumenta que falta estratégia da polícia para a região.

“Infelizmente, nosso policiamento é motivado por pressões da sociedade ou da imprensa. Quando há um caso de violência em determinado ponto, deslocam viaturas e policiais que ficam ali por determinado período, mas depois são novamente deslocados. Nossa política de segurança não pode ser temporária. Temos que tomar como exemplo as polícias modernas que adotam estratégias de inteligência para deslocar seu pessoal”, defende.

Em sua proposta, ele sugere que o batalhão disponibilize duplas de PMs para o policiamento a pé e que algumas cabines policiais sejam reativadas. O parlamentar solicita ainda o reforço de rondas em algumas ruas como Roberto Silveira, Nóbrega, Sete de Setembro, Lopes Trovão, Mariz e Barros também consideradas perigosas, em especial no início do dia e no fim da tarde, quando as pessoas estão se deslocando entre o trabalho e suas residências. 

O comandante do 12º BPM, tenente-coronel Paulo Henrique Moraes, não retornou até o fechamento desta edição as ligações feitas para o seu celular.

Nenhum comentário:

Postar um comentário