quinta-feira, 31 de março de 2011

Guarda Municipal retira moradores de rua no Centro de Niterói


Ações aconteceram na Praça Juscelino Kubitschek e na Rua Coronel Gomes Machado. População foi levada para centro de referência e depois recebeu atendimento específico


A Secretaria de Assistência Social de Niterói e a Guarda Municipal realizaram operação para retirar moradores de rua do Centro. As ações foram concentradas na Praça Juscelino Kubitschek e na Rua Coronel Gomes Machado. As pessoas foram encaminhadas para o Centro de Referência Especializado para a População em Situação de Rua (Crepop) onde receberam atendimento específico.

Mesmo conhecendo a equipe de abordagem, composta por educador social, psicólogo, assistente social e pedagogo, muitos moradores de rua ofereceram resistência para deixar os locais e foi necessário intenso trabalho de convencimento. Além da retirada, o Crepop providencia a higiene pessoal dos atendidos e a retirada de documentos, entre outros serviços oferecidos.

”Ações como essas pretendem, por meio de sensibilização e conscientização, a aceitação do acolhimento”, disse um integrante da equipe.

Pedestres e estudantes da Universidade Federal Fluminense (UFF), que circulam  com frequência pelo local, apoiaram a ação da Prefeitura.
”É desconfortável não só para eles, pois sabem do perigo das ruas, como para a imagem da cidade, que recebe turistas durante o ano todo”, afirmou o empresário Rodrigo Martins de Oliveira, de 31 anos.

A estudante de Letras Isabel Cristina, de 28 anos, diz que teme ao passar sozinha pelo local quando sai da faculdade.

”Fico com medo de passar por aqui. Meu amigo um dia desses chegou branco na faculdade, dizendo que foi furtado pelos moradores de rua”, declarou. 

Na ação realizada na última segunda-feira, nos mesmos locais, 11 pessoas receberam o atendimento e foram encaminhadas também para o Crepop.  

A Secretaria de Assistência Social informou que está atuando de forma intensa na região devido à complexidade da situação, ou seja, a resistência constante das pessoas que ocupam o local em relação ao trabalho de abordagem e a tentativa de convencimento para que elas saiam das ruas. O órgão ressalta que a aceitação das pessoas ocorre de forma lenta e gradual.(O Fluminense)

Um comentário:

  1. A Sociedade se preocupa com a própria segurança, esta correto. Mas pode, e deve também apoiar soluções efetivas que possibilitem essas famílias viverem de forma digna.
    QUE AS AUTORIDADES, E ORGÃOS LIGADOS E ESSE DELICADO TEMA, CRIEM SOLUÇÕES EFETIVAS PARA RESOLVER OS PROBLEMAS DESSAS PESSOAS.
    Tenho certeza que a Socidade irá dar seu apoio e participaão.
    Cláudio Pereira

    ResponderExcluir