sexta-feira, 25 de março de 2011

Escritório de Ciência, Tecnologia e Inovação da MB é inaugurado na UFF


A Marinha do Brasil, através da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação da Marinha (SecCTM), assinou no dia 18 de março um Acordo de Cooperação Acadêmica, Técnica e Científica com a Universidade Federal Fluminense (UFF).

O objetivo da parceria é conferir maior eficiência, eficácia e efetividade à gestão pública, maximizar os resultados institucionais, unir esforços visando definir as formas de incentivar e facilitar a integração entre a SecCTM e a UFF, prestar apoio mútuo às atividades de pesquisa e prospecção tecnológica, bem como tarefas administrativas decorrentes dessas atividades. O Acordo também prevê programas conjuntos de atividades anuais, incluindo parcerias em bolsas de estudos, abertura de oportunidades para o corpo discente da UFF e pesquisas técnicas alusivas à projetos de interesses comuns. 

Na ocasião, foi inaugurado o Núcleo do Escritório de Ciência, Tecnologia e Inovação para a Marinha do Brasil junto à UFF, coordenado pelo Centro de Análises de Sistemas Navais (CASNAV). O Núcleo está localizado dentro da Escola de Engenharia da Federal Fluminense e conta com infraestrutura moderna e equipe especializada, integrada ao corpo docente e discente da Universidade.

O evento contou com a presença de autoridades militares, representantes da UFF e da Prefeitura Municipal de Niterói. O Secretário Municipal de Ciência e Tecnologia, José Raymundo Martins Romêo destacou em seu discurso que o trabalho da SecCTM em conjunto com a UFF será um marco para o avanço tecnológico nacional.

O Reitor da UFF, professor Roberto de Souza Salles, durante discurso na cerimônia de abertura, disse que deseja ampliar as parcerias estratégicas nos próximos anos. O Reitor enfatiza que, pensando no futuro, há investimentos na Inovação Tecnológica. “Queremos uma universidade que possa ajudar nosso país a desenvolver. Esse é um acordo especial, que me deixa muito feliz e, com a competência da MB e da equipe da UFF, vamos dar uma alavancada em vários graus na pesquisa. Vamos juntar a experiência da tecnologia da Marinha com a academia.” De acordo com o Diretor da Escola de Engenharia da UFF, professor Hermano José Oliveira Cavalcanti, será a oportunidade de fabricar conhecimento.(Blog do Poder Naval)

Nenhum comentário:

Postar um comentário