quinta-feira, 31 de março de 2011

Copa do Brasil

Ofensivo, Caio Junior vence em sua estreia pelo Botafogo

Treinador coloca Willian no segundo tempo e atacante dá a vitória e a vantagem para o Alvinegro na segunda fase da Copa do Brasil

Na estreia de Caio Junior no comando do Botafogo, diante do Paraná, clube que o projetou para o cenário nacional, o Alvinegro levou a melhor por 2 a 1, na noite desta quarta-feira, em Curitiba (PR), e levou uma boa vantagem para o Rio de Janeiro.

Vasco vai a Natal e fica no empate com o ABC

Sem criatividade, equipe de São Januário não jogou bem e se segurou como pode para evitar o pior fora de casa

O Vasco foi a Natal enfrentar o ABC-RN, na noite desta quarta-feira, no Frasqueirão, pela segunda fase da Copa do Brasil, e não conseguiu sair do empate sem gols. O time cruz-maltino não mostrou criatividade - talvez pela ausência de Felipe -, e se segurou como deu para evitar os gols da equipe potiguar. (Lancenet)

Construção de porto em São Gonçalo prevê a desapropriação de imóveis


Implantação do Porto da Praia da Beira, no bairro Itaoca, pode retirar várias famílias de uma extensa área chamada de ‘faixa regular’ do projeto. Decisão já foi publicada no DO

A Prefeitura de São Gonçalo irá desapropriar imóveis localizados na Praia da Beira em Itaoca, para implantação do Projeto Porto da Praia da Beira. A decisão foi publicada nesta quarta-feira, no Diário Oficial, e está deixando apreensivos moradores da área: até agora eles não foram informados da data que terão de sair do local.

De acordo com o documento a desapropriação será feita considerando o protocolo de intenções, feito entre o município de São Gonçalo, o Governo do Estado e a Petrobras.

Os imóveis, que estão na chamada ‘faixa irregular’ serão desapropriados para construção de uma via de transporte de equipamentos especiais do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj), com aproximadamente 20 quilômetros, dos quais 13,5 quilômetros serão situados em São Gonçalo e um píer, com extensão de 120 metros e boca de 80 metros e retro-porto de 6 mil metros quadrados.

“Eu me sinto prejudicado, porque estou de mãos atadas. Não posso fazer mudanças na minha casa porque não sei o que vai acontecer”, desabafou o pescador Carlos Alberto Correia Turano, de 46 anos.(O Fluminense)

OAB encaminha representação contra Bolsonaro por quebra de decoro

Segundo a OAB-RJ, ele fez declarações de teor discriminatório em relação à população negra e aos homossexuais em um programa CQC (Custe o Que Custa) da TV Bandeirantes

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), seção do Rio de Janeiro, encaminhou representação à Corregedoria da Câmara dos Deputados para que seja aberto processo contra o deputado Jair Bolsonaro (PP-RJ) por quebra de decoro parlamentar. Segundo a OAB-RJ, ele fez declarações de teor discriminatório em relação à população negra e aos homossexuais em um programa CQC (Custe o Que Custa) da TV Bandeirantes, veiculado na segunda-feira.

Para o presidente da OAB-RJ, Wadih Damous, as declarações contém um teor “altamente ofensivo de cunho racista e homofóbico” . “O deputado deixou explícita a hostilidade a esses setores da sociedade brasileira [negros e homossexuais]. Ele manifesta ódio e desqualifica aquele ou esse grupo da população. Parece-me que isso não condiz com as responsabilidade de um parlamentar.”

Em um quadro do programa, Bolsonaro foi perguntado pela cantora Preta Gil sobre qual seria sua reação caso seu filho se apaixonasse por uma negra. O deputado respondeu que não “corria o risco”“muito bem educados” e não viveram “em ambiente de promiscuidade”. Ainda nesta quarta-feira , a Comissão de Direitos Humanos da Casa pediu que o caso seja investigado. Bolsonaro foi à tribuna se defender. Ele disse que se confundiu e achou que a pergunta se referia a homossexuais. porque os filhos foram 

“Cada vez que ele se defende complica mais a situação jurídica”, afirmou Damous. Ele ressaltou que, apesar de homofobia não ser tipificada como crime, como ocorre com o racismo, a declaração é “ incompatível” com o cargo ocupado pelo deputado. A pena mais grave que pode ser aplicada em um caso de quebra de decoro é a perda do mandato.(Agência Brasil)

Noivos denunciam Tenda após atraso na entrega do imóvel


O atraso das construtoras na entrega dos empreendimentos continua sendo um problema frequente na vida dos proprietários. É o caso de um casal de noivos, com casamento marcado para o próximo mês de junho, que denunciou ao site SRZD sobre problemas enfrentados com a Construtora Tenda. 

Maria Luisa Sant´Ana e Éric Ubaldo compraram um imóvel, ainda na planta, do empreendimento Arsenal Life III, em São Gonçalo, Região Metropolitana do Rio, em julho de 2009. A previsão de entrega informada pelo vendedor era de janeiro de 2010. O transtorno do casal teve início após dar um valor de entrada e pagar algumas parcelas, antes do financiamento com a Caixa Econômica Federal.

Porém, a Tenda informou aos proprietários que teriam que aguardar o financiamento, já que "faltava a liberação do Habite-se e da matrícula do apartamento". O primeiro prazo foi para abril de 2010, e depois, para novembro do mesmo ano, quando foram chamados para iniciar o financiamento, que para a surpresa dos dois, teve valorização de R$ 5 mil.

Após este episódio, os noivos foram informados que seriam convocados em janeiro de 2010 para a vistoria, o que não ocorreu até hoje. Segundo Maria Luisa, a construtora não disponibilizou o contrato e não realizou a vistoria, informando, então um novo prazo: final de fevereiro, quando o contrato e as chaves seriam entregues.

Diante disso, o casal, preocupado, resolveu ir até o empreendimento e conversou com a síndica, que é a mesma dos outros conjuntos de prédios do mesmo condomínio, e ela disse que não poderia tomar providências enquanto a construtora não fizesse a liberação.

"Falamos com a síndica do Arsenal Life I, D. Sueli, que disse que a liberação teria que passar por ela e que não liberaria o imóvel até a que a Tenda resolvesse as pendências para os moradores já alocados em seus respectivos imóveis", contou.

Conforme o tempo foi passando, desde a compra do imóvel, os noivos foram comprando móveis para a nova casa e não têm onde guardá-los, além de não terem o tempo suficiente para organizar o apartamento até o casamento.

"Meu casamento é para 11 de Junho de 2011. Os proclamas já estão correndo na Igreja Católica e estamos terminando de pagar o Buffet. E com o andar da carroagem, não teremos tempo hábil para fazer tudo o que é necessário no imóvel, para deixá-lo em condição de moradia", contou Maria, que ainda disse que denunciou o caso ao Ministério Público da Comarca de São Gonçalo.

Construtora confirma nota data de vistoria

Diante da situação do casal, o site SRZD entrou em contato com a Tenda, que informou que a vistoria será feita no dia 4 de abril, explicando que "o atraso deu-se por motivos alheios à vontade da empresa, devido a chuvas excessivas e à carência de mão de obra".

A construtora destacou que o empreendimento está 100% concluído e com o Habite-se emitido pela Prefeitura de São Gonçalo. Ainda segundo a Tenda, todos os blocos do condomínio são administrados por um único síndico, com apoio de um subsíndico para cada condomínio, eleito pelos condôminos.

O site SRZD também contactou o Ministério Público, que informou, apenas, que o processo aberto pelo casal foi encaminhado para o promotor, sem dar detalhes. (SRZD)

Terças sem dúvida no SENAI!


Populares prendem assaltante armado com pistola no Centro de São Gonçalo

Suspeito teria furtado estabelecimentos da Avenida Feliciano Sodré, uma das mais movimentadas do município. Acusado tentou fugir, mas foi imobilizado por comerciantes


Um homem foi preso na tarde desta terça-feira por populares na Avenida Feliciano Sodré, no centro de São Gonçalo, após tentar assaltar lojas da região. De acordo com a polícia, o homem, que não teve o nome divulgado, estaria armado com um revólver Rossi, calibre 38, com quatro munições no tambor.

Depois de tentar atacar um dos estabelecimentos, algumas pessoas conseguiram imobilizar o suspeito. A arma foi encontrada com o suspeito por policiais do 7º BPM (São Gonçalo). Porém, a polícia alerta para o perigo de tentar resolver esse tipo de situação sem a ajuda da polícia:

 “Todos que se envolveram nessa prisão poderias ter levado um tiro do suspeito caso ele tivesse tido oportunidade de sacar a arma. Ninguém percebeu o revólver escondido na cintura do suposto assaltante. Esse tipo de abordagem por pessoas não qualificadas é muito perigoso”, disse um oficial responsável em levar o homem para ser autuado por porte ilegal de arma na 74ª DP (Alcântara), onde o caso foi registrado.(O Fluminense)

Guarda Municipal retira moradores de rua no Centro de Niterói


Ações aconteceram na Praça Juscelino Kubitschek e na Rua Coronel Gomes Machado. População foi levada para centro de referência e depois recebeu atendimento específico


A Secretaria de Assistência Social de Niterói e a Guarda Municipal realizaram operação para retirar moradores de rua do Centro. As ações foram concentradas na Praça Juscelino Kubitschek e na Rua Coronel Gomes Machado. As pessoas foram encaminhadas para o Centro de Referência Especializado para a População em Situação de Rua (Crepop) onde receberam atendimento específico.

Mesmo conhecendo a equipe de abordagem, composta por educador social, psicólogo, assistente social e pedagogo, muitos moradores de rua ofereceram resistência para deixar os locais e foi necessário intenso trabalho de convencimento. Além da retirada, o Crepop providencia a higiene pessoal dos atendidos e a retirada de documentos, entre outros serviços oferecidos.

”Ações como essas pretendem, por meio de sensibilização e conscientização, a aceitação do acolhimento”, disse um integrante da equipe.

Pedestres e estudantes da Universidade Federal Fluminense (UFF), que circulam  com frequência pelo local, apoiaram a ação da Prefeitura.
”É desconfortável não só para eles, pois sabem do perigo das ruas, como para a imagem da cidade, que recebe turistas durante o ano todo”, afirmou o empresário Rodrigo Martins de Oliveira, de 31 anos.

A estudante de Letras Isabel Cristina, de 28 anos, diz que teme ao passar sozinha pelo local quando sai da faculdade.

”Fico com medo de passar por aqui. Meu amigo um dia desses chegou branco na faculdade, dizendo que foi furtado pelos moradores de rua”, declarou. 

Na ação realizada na última segunda-feira, nos mesmos locais, 11 pessoas receberam o atendimento e foram encaminhadas também para o Crepop.  

A Secretaria de Assistência Social informou que está atuando de forma intensa na região devido à complexidade da situação, ou seja, a resistência constante das pessoas que ocupam o local em relação ao trabalho de abordagem e a tentativa de convencimento para que elas saiam das ruas. O órgão ressalta que a aceitação das pessoas ocorre de forma lenta e gradual.(O Fluminense)

quarta-feira, 30 de março de 2011

Thiago Neves: 'Sábado vamos tentar dar espetáculo'

Apoiador acredita que as vaias de parte da torcida por enquando são injustas

Thiago Neves avisou desde o início na Gávea que o importante não é jogar bonito, mas conquistar bons resultados. A primeira parte foi cumprida na Taça Guanabara, mas na Taça Rio o time do Flamengo ainda oscila em campo. Com os três empates seguidos a pressão da torcida começou a mudar de rumo, já que o time está em quarto lugar no Grupo A, com um ponto a menos de Vasco, Boavista e Americano. Mas o camisa 7 tem a receita para agradar os rubro-negros.

- O ano começou bem, com bons contratações, ganhamos a Taça Guanabara, estamos invictos. Acho que o torcedor está sendo um pouco injusto com nosso time. Sábado vamos tentar dar um bom espetáculo para eles que é o que querem - explicou Thiago Neves.

Além dos três empates seguidos e a incerteza de que o time passará para as semifinais do segundo turno, o torcedor ficou insatisfeito com a recusa do clube ao atacante Adriano. No domingo passado, quando o time perdia de 3 a 1, parte da torcida não perdoou, gritou "Adriano" e até mesmo "fora Luxa". Um chute de fora da área de Thiago Neves amenizou um pouco da situação. Por enquanto. Ele explica o porquê o time ainda não deu espetáculo na temporada.

- Quem joga pelo Flamengo tem de aguentar pressão. E essa é a hora de provar isso. Vamos ver no sábado se o nosso time consegue a vitória para tirar essa pressão. O torcedor que ver Ronaldinho brilhar, dar caneta, chapéu, golaços.. São coisas que aqui no Brasil é complicado. Temos muitos jogadores bons e todos sabem marcar. Ronaldo está sendo bem marcado, eu estou sendo bem marcado, outros também... Mas O Flamengo está ganhando os jogos e o importante é continuarmos invictos - encerrou o apoiador. (Lancenet)

Comentário deixa mandato de deputado em risco

Jair Bolsonaro causa polêmica ao falar sobre negros e gays em entrevista na TV. Parlamentares pedem abertura de processo

Uma entrevista pode custar ao deputado federal Jair Bolsonaro (PP-RJ) sua longa — e controversa — carreira política. O presidente da Frente Parlamentar Mista pela Igualdade Racial e em Defesa dos Quilombolas, o também deputado federal Luiz Alberto (PT-BA), disse que vai pedir hoje para que seja instaurada uma Comissão de Ética para avaliar as declarações dadas por Bolsonaro em resposta a uma pergunta da cantora Preta Gil, que teriam caracterizado, segundo ele, quebra de decoro parlamentar.

Luiz Alberto também pretende pedir processo no Supremo Tribunal Federal para enquadrar Bolsonaro por crime de racismo.

Jair Bolsonaro foi convidado na segunda-feira à noite para o quadro ‘O povo quer saber’, do programa CQC, da TV Bandeirantes, em que personalidades respondem perguntas de famosos e anônimos. O deputado foi questionado por Preta Gil sobre o que ele faria caso seu filho se apaixonasse por uma negra, ao que ele respondeu: “Preta, eu não vou discutir promiscuidade com quem quer que seja. Eu não corro este risco e meus filhos foram muito bem educados. E não viveram em ambientes, como lamentavelmente é o teu”.

O deputado alegou ontem, em nota oficial, que “a resposta dada deve-se a errado entendimento da pergunta — percebida, equivocadamente, como questionamento a eventual namoro de meu filho com um gay”. Bolsonaro reiterou ainda que não é apologista do homossexualismo, “por entender que tal prática não seja motivo de orgulho”.

A filha do ex-ministro da Cultura Gilberto Gil comentou em seu perfil no Twitter que acionou seu advogado para processar o político. “Irei até o fim contra esse deputado racista, homofóbico, nojento, conto com o apoio de vocês. Não farei só por mim, mas sim por todos os Brasileiros e Brasileiras que se sentiram ofendidos pelo tal, e caso ganhe, o dinheiro será usado no combate a intolerância racial, sexual e social” , escreveu.

O advogado da cantora, Ricardo Brajterman, afirmou que, na Justiça criminal, vai entrar com uma representação no Ministério Público por crime de intolerância racial e homofobia. Na esfera cível, ingressará com uma ação para reparação por danos morais. Para completar, o advogado encaminhará com uma notificação junto à Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados. O advogado contou que Preta Gil chorou ao assistir à entrevista do parlamentar.

OAB também vai pedir processo na Câmara

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) do Rio, Wadih Damous, também anunciou que vai enviar hoje ofício ao corregedor da Câmara dos Deputados para abertura de um processo por quebra de decoro parlamentar contra Bolsonaro.

“O Congresso não merece ter em suas fileiras parlamentares que manifestam ódio a negros e gays”, enfatizou Damous.

De acordo com o presidente da Comissão de Igualdade Racial da OAB, Marcelo Dias, se Bolsonaro for enquadrado no crime de injúria qualificada, pode pegar pena de até dois anos de detenção. “Ele vai manchar a biografia dele, mas provavelmente vai só pagar uma multa ou cestas básicas, cujo valor depende do juiz”, explicou Dias.

Segundo ele, a família Bolsonaro já é conhecida da comunidade negra por contestar na Justiça todas as ações em prol da comunidade negra: “O filho dele entrou com ação para derrubar a lei das cotas, o pai apoia tudo contra comunidades quilombolas. O comportamento dele é racista de longa data”, frisou.

União de deputados contra racismo

As declarações de Bolsonaro mobilizaram deputados federais de vários partidos. “Vamos (vários deputados) ao Conselho de Ética da Casa, Procuradoria Geral da República e Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa Humana”, escreveu no Twitter a presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara, Manuela d'ávila (PCdoB-RS).

Ivan Valente (Psol-SP) postou no seu perfil do site que representantes do PCdoB, PDT, PT e toda a bancada do Psol assinaram representação contra Bolsonaro por crime de racismo. A expressão ‘forabolsonaro’ entrou na lista dos termos mais utilizados no Twitter.(O Dia)

Indignação

PRETA GIL
cantora, em seu perfil no Twitter

“Que homem é esse? Como pode ter coragem de falar atrocidades na televisão! Como ele dorme? O que me choca ainda mais é que existem pessoas que defendem ele e acham que eu quero ganhar dinheiro processando ele ou aparecer na mídia. Pelo amor de Deus, eu não preciso disso, sou uma mulher que tenho o direito de me defender e me sinto na obrigação de fazê-lo”.

Repercussão na internet

MARCELO TAS apresentador do programa CQC, da Bandeirantes

“Ele fez associação da raça negra com promiscuidade e isso é absolutamente inadmissível, principalmente vindo de um deputado”

JEAN WYLLYS deputado federal pelo Psol, escritor e ex-BBB

“Peço aos cidadãos que se sentiram ofendidos com o episódio envolvendo o Bolsonaro que enviem suas manifestações para cdh@camara.gov.br ”

BRIZOLA NETO deputado federal pelo PDT, em seu perfil no Twitter

“Bolsonaro, como deputado, não está acima das leis. E, graças a Deus, uma das leis é a que faz do racismo um crime inafiançável”

LUCIANO HUCK apresentador de programas da TV Globo

“Feliz um país que tem alguém como você como cidadã. Lamento por aqueles que votaram neste infeliz que está onde não deveria estar”

ZÉLIA DUNCAN cantora de Música Popular Brasileira,em seu Twitter

“Bolsonaro admite ser homofóbico,mas nega ser racista, pois racismo no Brasil é crime, homofobia não.Quem está enojado como eu levanta a mão!”

FLÁVIO BOLSONARO, deputado estadual, filho de Jair

“Ele entendeu errado. Jair Bolsonaro não é racista nem homofóbico, é apenas contrário às cotas raciais e à apologia ao homossexualismo”

Cedae estuda solo em Itaipuaçu e Inoã para instalação de dutos d’água


Implantação de rede de abastecimento de água tratada nos dois distritos do município de Maricá começa a sair do papel. Equipe visitou o local por onde vai passar futura tubulação

A tão esperada implantação da rede de abastecimento de água tratada em Itaipuaçu e Inoã, sonho acalentado pelos moradores há muitas décadas, começa a tomar forma. Uma equipe da Companhia Estadual de Águas e Esgotos (Cedae) começou esta semana a realizar os estudos de solo no trajeto onde vão passar os dutos, às margens da Estrada de Itaipuaçu. O trabalho é resultado de um convênio assinado entre a Prefeitura de Maricá e o Governo do Estado.

De acordo com os técnicos da empresa, o estudo serve para avaliar a condição do solo em toda a extensão da passagem da rede, verificando se há, por exemplo, paredes rochosas que precisem ser retiradas.

A equipe da Cedae informou que os dutos deverão passar a cerca de dois metros de profundidade, sempre beirando a principal via de acesso ao bairro.

O contrato para implantação do sistema de abastecimento em Itaipuaçu e Inoã foi assinado no fim de janeiro pelo prefeito Washington Quaquá, pelo governador Sérgio Cabral Filho e pelo presidente da Cedae, Wagner Victer.

Policial que usou spray de pimenta em manifestação vai ser investigado


MPRJ vai investigar se houve abuso de poder por parte do PM que controlava protesto relacionado ao Aluguel Social em Niterói. Uma criança foi atingida no rosto na ocasião

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro instaurou procedimento investigatório criminal para apurar possível crime de abuso de poder cometido por um Policial Militar que, conforme foto divulgada no site de um jornal, teria acionado spray de pimenta no rosto de uma criança. O incidente ocorreu na última quarta-feira, dia 23, em frente à Prefeitura de Niterói, durante manifestação de ex-moradores do Morro do Bumba, que reivindicavam o pagamento de Aluguel Social.

O Titular da 4ª Promotoria de Justiça de Investigação Penal da 2ª Central de Inquéritos, Promotor de Justiça Cláudio Calo Sousa, expediu ofício ao Comando do 12º BPM, requisitando, em 72 horas, cópias do procedimento administrativo disciplinar ou sindicâncias instauradas para apurar os fatos e as qualificações do policial, assim como sua folha de assentamentos funcionais.


Além disso, o Promotor determinou ao Grupo de Apoio aos Promotores (GAP) que providencie a identificação da mulher responsável pelas crianças que aparece na fotografia e encaminhe cópias do Procedimento instaurado pelo MPRJ e da fotografia à Corregedoria Geral Unificada (CGU), para ciência e adoção de providências administrativas disciplinares.

Se o PM for denunciado pelo MP, processado e condenado terá, além da pena de seis meses de reclusão, a perda do cargo.(O Fluminense)

Governo estuda criar 16 linhas regionais de trens

No embalo do trem-bala, governos pelo Brasil estudam implantar outras 16 linhas de transporte de trens de passageiro em média velocidade dos trens regionais. Esses trens andam a até 250 km/h (velocidade máxima) e fazem trajetos entre 100 e 400 quilômetros, em média. Hoje, o país tem 28 mil quilômetros de ferrovias -a maior parte subutilizada pelo transporte de carga.

E só duas linhas de passageiros funcionam: Vitória (ES) e Belo Horizonte (MG); e São Luís (MA) e Paraopebas (PA). Elas transportam poucas pessoas, são lentas (a média entre MG e ES é de 50 km/h) e dão prejuízo. Segundo o responsável pelos estudos no Ministério dos Transportes, Afonso Carneiro Filho, sete empresas estrangeiras, todas potenciais concorrentes do trem-bala, estarão em Brasília na próxima semana para apresentar tecnologias que possam se adaptar ao uso dessas linhas.

A ideia é aproveitar os trilhos existentes e fazer pequenos reparos para colocar os trens novos operando com passageiros. Muitos desses trens têm tecnologia para andar a mais de 200 km/h mesmo em trilhos antigos. A operação das linhas seria concedida ou seriam criadas sociedades em parceria com governos estaduais e municipais para a operação.

Não há, por enquanto, estimativas de custo, já que cada trecho terá um projeto próprio. Uma dificuldade para essa implementação é que hoje as principais linhas são usadas pelo transporte de carga e as concessionárias podem impor restrições ao uso por passageiros.
São Paulo
Parte dos projetos é com novas linhas de trem, como no caso de São Paulo. Segundo a STM (Secretaria de Transportes Metropolitanos), a intenção é ter quatro ligações entre a capital e Campinas, São José dos Campos, Sorocaba e Santos.
Caso o projeto do trem-bala se concretize, Campinas e São José estariam atendidas por uma ligação ferroviária. E o governo paulista começará imediatamente a investir nas linhas para Sorocaba e Santos, com previsão para início de obras em dois anos.

Neste mês, o governo terminará o estudo de viabilidade de dois projetos: Caxias do Sul a Bento Gonçalves (RS) e Londrina a Maringá (PR). A ideia no RS é usar um trecho que hoje tem apenas um trem turístico para fazer uma ligação de passageiros entre as cidades mais importantes da região da Serra Gaúcha. A Folha apurou que há interesse dos grandes fabricantes mundiais em vender no país trens desse tipo. A espanhola Talgo, que está se apresentando para o leilão trem-bala mas não tem parceiros, está interessada em vender seus trens regionais.

No Brasil, o ônibus está sozinho nesse mercado. Nas linhas dentro de Estados, a estimativa do setor é que os ônibus transportem mais de 1,6 bilhão de passageiros ano, a maior parte em viagens intermunicipais muito curtas, como São Paulo a Guarulhos, que não seriam atingidas por trens regionais.(Revista Ferroviária)

Fragata Niterói na Bacia de Santos


A Fragata “Niterói” realizou a comissão “MARLIN/PATNAV/QUEBRA-SAL/QRPB”, na área marítima compreendida entre o Rio de Janeiro (RJ) e Santos (SP), de 17 à 22 de março. O propósito foi realizar a Patrulha- Naval na Bacia Petrolífera de Santos e o adestramento para os Oficiais do Esquadrão HI-1.

No dia 18, o navio atracou no Porto de Santos para realizar uma saída-tipo com 48 Guardas-Marinha (RM2) do Comando do 8° Distrito Naval, sediado em São Paulo (SP). Após assistirem a desatracação, os futuros Oficiais da Marinha conheceram a Fragata, por departamentos. Na ocasião, eles observaram a rotina em regime de viagem, a execução dos trabalhos administrativos de bordo, a confecção do rancho e o Sistema de Manutenção Planejada, além de visitarem o convoo e o hangar de aeronaves.

Os Guardas-Marinha acompanharam, ainda, alguns exercícios operativos e presenciaram a atracação no Porto de Santos.(Blog do Poder Naval/Marinha do Brasil)

Traficantes do Rio migram para comunidade de Charitas

Polícia Civil confirma que criminosos da Mangueira estão escondidos em mata no Morro do Preventório. Bandidos estariam fortemente armados com fuzis e pistolas, provocando medo entre moradores

Mais de 50 ligações já foram feitas para o Disque-Denúncia e para a 79ª DP (Jurujuba) nas últimas três semanas, denunciando que traficantes da facção criminosa Comando Vermelho (CV) foragidos do Morro da Mangueira, na Zona Norte do Rio, migraram para o Morro do Preventório, em Charitas, na Zona Sul de Niterói, para fugir da ocupação das favelas cariocas pelas Unidades de Polícia Pacificadora (UPPS). 

Documento do Setor de Inteligência (SI) da Polícia Civil confirma que pelo menos três homens que lideravam o comércio de entorpecentes na Mangueira chegaram à cidade na noite da última quinta-feira. Segundo moradores do Preventório, ao todo 40 criminosos já teriam migrado para a comunidade de Niterói, trazendo pelo menos oito fuzis e várias pistolas. Eles teriam participado de recente tiroteio com policiais, que mobilizou dois helicópteros do Grupamento Aeromarítimo (GAM).
Segundo a polícia, boa parte dos bandidos da Mangueira teria chegado ao Preventório para participar de uma festa em comemoração ao aniversário do chefe do tráfico local, neste fim de semana. Todos estariam escondidos na mata, protegidos por arsenal que inclui fuzis e pistolas. Desde então, policiais militares e civis têm feito incursões na comunidade, mas as condições do terreno, com muita área de mata fechada, estariam dificultando as ações.
Na última sexta-feira, intenso confronto de mais de três horas entre os criminosos e policiais levou pânico a moradores vizinhos ao Morro do Preventório e passageiros dos catamarãs de Charitas, a poucos metros do local. Assustados e com medo de balas perdidas, cerca de 200 moradores da comunidade evitaram subir o morro e se aglomeraram nos principais acessos à comunidade. Na ocasião, os bandidos teriam conseguido fugir da polícia pela mata que dá acesso ao Parque da Cidade. Outros, segundo a polícia, teriam seguido para São Gonçalo em um Citroën roubado entre os bairros de Pendotiba e Maria Paula. O veículo ainda não foi recuperado.

Memória -
Apesar da intensa mobilização de agentes para a região nos últimos dias, a polícia diz ainda não considerar o tráfico do Morro do Preventório um dos mais perigosos de Niterói. As vendas de entorpecente no local, segundo a polícia, seriam voltadas para consumo interno, ou seja, para usuários da própria comunidade. Denúncias anônimas levaram a polícia a prender no último dia 17 um homem de 33 anos na comunidade. Contra ele haviam dois mandados de prisão por roubo e extorsão. Na semana passada, três jovens foram presos com drogas na comunidade.(O Fluminense)

terça-feira, 29 de março de 2011

José Alencar - 17/10/1931 - 29/03/2011


Curitiba inaugura maior ônibus biarticulado do mundo


A prefeitura de Curitiba (PR) entrega hoje, dia do aniversário de 318 anos da cidade, o Ligeirão azul, o maior ônibus biarticulado do mundo, com 28 metros de comprimento e capacidade para 250 passageiros, o que representa um aumento de 45% na oferta de lugares - atualmente a oferta é de 170 lugares.

O sistema Ligeirão faz parte de um sistema de linhas diretas que transitam apenas em vias exclusivas e com um número menor de paradas do que o expresso tradicional da cidade (biarticulados vermelhos). Como não param em todos os tubos e têm prioridade nos semáforos, os ônibus Ligeirão reduzem o tempo de viagem.

O veículo também tem sinal luminoso para indicar a abertura das portas, o que beneficia especialmente pessoas com dificuldade de audição, e plaquetas em braile indicando o nome da linha colocadas nos braços e encostos dos bancos reservados a portadores de deficiência, idosos e gestantes.

Além de transportar um número maior de passageiros, o Ligeirão azul vai operar só com biocombustível à base de soja, que reduz em 50% a emissão de poluentes, e dispõe de sensores que lhe garantem a prioridade nos semáforos.

Melhorias
A entrega das nove linhas Ligeirão, da cor azul, faz parte de um projeto de melhorias do transporte coletivo iniciado no ano passado. Segundo a prefeitura, serão 24 biarticulados azuis, que vão substituir os articulados vermelhos das linhas Pinheirinho-Carlos Gomes (da Linha Verde) e Ligeirão Boqueirão.
O Ligeirão Boqueirão, que completa um ano, reduziu em 15 minutos o tempo de viagem entre o bairro e o centro. Hoje, o trajeto de 20,5 quilômetros é feito em 20 minutos. O intervalo entre os ônibus, em horário de pico, é de cinco minutos. São cinco paradas, enquanto o expresso normal faz 19 paradas.

O biarticulado azul faz parte de um amplo projeto de renovação da frota curitibana, o que inclui os chamados Ligeirinhos, ônibus das linhas diretas que têm pontos mais distantes e não circulam em vias exclusivas. Como os Ligeirões, também os Ligeirinhos virão com novo design e novos acessórios de conforto e segurança para o usuário.

Até o fim do ano, Curitiba terá recebido 544 novos ônibus, o que representa mais de 28% da frota operante da Rede Integrada de Transporte. Nos últimos cinco anos, a renovação já foi feita em 1.120 ônibus.(Estado de São Paulo)

PS. Enquanto isso você por aqui: Anda de Viação Ingá (calor, excesso de passageiros, passagem cara, ônibus velho, assaltos, ...)

Declarações supostamente racistas de Jair Bolsonaro revoltam internautas


O deputado federal Jair Bolsonaro (PP) participou do programa CQC na noite desta segunda-feira e suas declarações supostamente racistas e homofóbicas estão sendo amplamente comentadas no Twitter. Ele foi convidado do quadro "Povo quer saber", no qual personalidades respondem perguntas de populares, no entanto a resposta mais polêmica partiu de uma pergunta da cantora Preta Gil. O nome do político é o termo mais comentado do microblog em todo o país.

Após utilizar seus clichês conservadores e defender o regime militar, Bolsonaro foi questionado por Preta Gil sobre o que ele faria caso seu filho se apaixonasse por uma negra. Ao que ele respondeu: "Preta, eu não vou discutir promiscuidade com quem quer que seja. Eu não corro este risco e meus filhos foram muito bem educados. E não viveram em ambientes, como lamentavelmente é o teu".

A filha do ex-ministro da Cultura Gilberto Gil comentou em seu perfil no Twitter que acionou seu advogado e pretende processar o político. "Irei até o fim contra esse deputado racista, homofóbico, nojento, conto com o apoio de vocês", escreveu.

O deputado estadual, Flávio Bolsonaro, filho de Jair, defendeu o pai também através do microblog. "Estou esclarecendo que o Bolsonaro entendeu errado a pergunta, difícil entender? Jair Bolsonaro não é racista nem homofóbico, é apenas contrário às cotas raciais e à apologia ao homossexualismo", afirmou.(O Dia)

Ônibus é assaltado no Centro de Niterói na hora do rush

Homem armado entrou em coletivo da Viação Ingá que passava pela Avenida Visconde do Rio Branco e ameaçou passageiros. Criminoso fugiu levando dinheiro e celulares

A onda de assaltos a coletivos em Niterói voltou a assustar usuários na manhã desta terça-feira. Desta vez, passageiros de um ônibus da Viação Ingá que fazia o trajeto Centro - Teixeira de Freitas (Linha 23) tiveram pertences levados por um homem armado com uma pistola por volta das 8h, em plena hora do rush.

De acordo com as vítimas, o criminoso entrou no veículo no ponto da Avenida Visconde do Rio Branco, esquina com Rua Doutor Fróes da Cruz e anunciou o assalto em seguida. Quatro pessoas, além do motorista e do trocador estavam no coletivo, mas apenas os passageiros foram assaltados. 

O suspeito, que seria branco, e estaria vestindo bermuda, camiseta e chinelos, teria ameaçado as vítimas e exigido celulares e dinheiro. Ele desembarcou na Avenida Feliciano Sodré, próximo à Rodoviária, levando pelo menos dois aparelhos e R$ 85. O ônibus não possuía câmeras de segurança.
O caso foi registrado na 76ª DP (Centro).(O Fluminense)

Evento Especial Sobre Ufologia - Clube Naval de Charitas - Niterói - RJ


(e observação do céu mediante telescópio)

ATENÇÃO PARA O NOVO HORÁRIO


Dia 2 de abril (sábado), das 14:30 h às 17:00 h.

CLUBE NAVAL CHARITAS - NITERÓI - RJ

(Av. Carlos Ermelindo Marins, 68 – Jurujuba)

CONFERENCISTAS E TEMAS QUE SERÃO ABORDADOS

Marco Antonio Petit
(co-editor da revista UFO)
“Contagem Regressiva para o Contato”

Alfredo Gama
(Ufólogo e profundo estudioso do fenômeno UFO)
“Os sistemas de propulsão dos discos voadores”

Arthur Sérgio
(consultor da revista UFO)
“Os surpreendentes contatos que estão acontecendo na Argentina”

* Conferências ilustradas com farto material visual, incluindo fotos e filmagens documentando a presença dos chamados discos voadores, incluindo documentação proveniente da NASA, Força Aérea Brasileira, etc.

Observação Astronômica: após o término da palestra, se as condições meteorológicas permitirem, haverá ainda para os participantes do evento, e sócios do clube, uma hora de observação astronômica por meio de um telescópio Celestron, orientada pelo ufólogo Marco Petit.  Esta parte do evento é gratuita para os sócios do Charitas.

Inscrições: (R$ 10,00) no local (cinema do Charitas), no dia do evento, a partir das 14:00 h.

Atenção:
Os interessados em participar desse evento, que não são sócios do Clube, devem fazer uma reserva pelo telefone (21) 2109-8110 (Charitas), fornecendo seu nome, para que seja preparado um cartão de identificação para a entrada no clube, que deverá ser retirado na secretaria (entrada do clube) no dia do evento, no horário do início das inscrições (14:00 horas).  Aqueles que forem de carro antes de se dirigirem a portaria, devem parar o veículo fora e ir até a secretaria que fica localizada antes (lado direito) para pegarem seus cartões de identificação, pois é mediante estes que adentrarão ao estacionamento, e posteriormente a parte interna do clube.

Caso não consiga fazer esta reserva prévia pelo telefone, este procedimento (obtenção do cartão de identificação), poderá ser feito no dia e horário do evento.  Esta possibilidade estará condicionada evidentemente a existência de vagas.


Informações:
(21) 9584-1014 (Petit)

segunda-feira, 28 de março de 2011

Carro desgovernado vai parar em cima de túnel em Niterói

Um veículo desgovernado foi parar em cima de um barranco da galeria do Túnel Raul Veiga, no bairro São Francisco, em Niterói, na Região Metropolitana do Rio, na manhã desta segunda-feira.

O carro chegou a ficar pendurado nas árvores e ameaçou cair na pista, na altura da Avenida Roberto Silveira. Devido ao acidente, parte da avenida e uma faixa do túnel ficaram interditadas ao trânsito. Os motoristas enfrentaram congestionamento na Avenida Presidente Roosevelt.

A polícia acredita que o carro havia sido roubado, visto que o motorista fugiu do local após o acidente. Segundo informações da concessionária que administra a via, Niterói Transportes e Trânsito (Nittrans), ninguém ficou ferido.(SRZD)

Caminhão do Fla na Fórmula Truck faz sucesso no Rio

Departamento de marketing leva veículo para passear pelas ruas da cidade

O departamento de marketing do Flamengo agitou a manhã de alguns bairros da Zona Sul do Rio e da Barra, neste domingo. O clube levou o novo caminhão da Fórmula Truck para dar uma passeada pela cidade e chamou a atenção de todos por onde passava.

O veículo deixou a Gávea carregado em um caminhão cegonha, já que não pode circular nas ruas, por não ter nem placa, e foi para Copacabana, onde ficou estacionado por um tempo em frente ao hotel Copacabana Palace. Lá, muitos torcedores tiraram foto ao lado do veículo. Após o hino do Flamengo ser cantado por alguns torcedores, o caminhão seguiu viagem para Ipanema e depois para o Jardin de Alah. Para terminar o passeio, o caminhão foi para a Barra da Tijuca.

A partir desta segunda-feira, o Flamengo começará a vender alguns ingressos exclusivo para os torcedores nas lojas Flashop e na Gávea. A corrida será realizada no próximo domingo, em Jacarepaguá, às 13h.(Lancenet)

São Gonçalo pode estar muito próximo de um ‘colapso’


Contas da prefeitura são investigadas pelo TCE e Ministério Público. Em quatro anos de gestão, foram 208 contratos analisados.

‘Uma campeã de irregularidades” é o que constatou o conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE) José Gomes Graciosa, ao avaliar as contas da prefeita Aparecida Panisset (PDT) desde que assumiu a Prefeitura de São Gonçalo, em 2007. Em quatro anos de gestão, foram 208 contratos investigados pelo TCE. Somente em 2010, o órgão declarou ilegal mais de R$ 13 milhões pagos pelo Executivo em 25 contratos. Para a oposição, o município pode caminhar para o maior desvio de verbas de sua história. Especialista critica a falta de transparência com o dinheiro público.

“Trata-se de uma situação extremamente grave. Certamente, a prefeita de São Gonçalo é uma das campeãs de irregularidades e ilegalidades em processos aqui no Tribunal de Contas”, afirmou o conselheiro José Gomes Graciosa.

Entre as principais ilegalidades encontradas por técnicos do Tribunal está a contratação de empreiteiras sem licitação para a pavimentação de ruas e construção de rede de drenagem. Segundo um dos relatórios que o jornal O Fluminense teve acesso, a prefeitura justificou a ação por “notório saber” da firma contratada.

“É uma palhaçada. Será que há algum tipo de especialização para asfaltar ruas que as outras firmas não tenham? A situação é crítica”, reclamou o vereador Ricardo Pericar (PDT).

Outra irregularidade comum é a utilização de centros sociais para executar serviços de obrigação do município como educação básica e atendimento médico. Segundo o cientista político Sandro Correa, essa prática é comum em governos com viés clientelistas.

“A Prefeitura deixa de oferecer serviços básicos para uma parcela da população que sem ter aonde ir, procura o político em busca de socorro. O benfeitor indica um desses centros e manda falar em seu nome. Se cria aí uma relação de cientelismo. O pior é que normalmente esses lugares são pagos com dinheiro público, mas o atendimento é feito somente através de indicação política”, explicou Correa.
O Tribunal questiona ainda a transparência na contratação dos serviços de coleta de lixo e iluminação pública, que estão sob a investigação do Ministério Público. Graciosa defende uma maior participação da sociedade no controle do Executivo.

 “No Ministério Público há também diversas ações de improbidade. Isso tudo deveria servir de reflexão para os setores mais influentes da sociedade local, a fim de uma mobilização para um controle social mais efetivo. Não é possível que um chefe do Poder Executivo use e abuse dos recursos públicos em total desrespeito a diversas legislações, vale dizer, desrespeitando, portanto, toda a população”, afirmou o conselheiro José Graciosa. 

Para o vereador Ricardo Pericar, a cidade está à beira de um colapso administrativo e financeiro.
“A gestão da prefeita Aperecida Panisset sempre foi marcada por irregularidades. Esse levantamento do TCE é alarmante. Podemos estar diante da maior fraude da história da Prefeitura de São Gonçalo”, alertou o vereador. 

Questionada sobre o excesso de irregularidades, a Prefeitura não respondeu. Sobre a falta de transparência criticada pelo vereador, em nota, o Executivo afirmou que são realizadas audiências públicas na Câmara e que a cada três e quatro meses são publicadas os relatórios do RREO (Relatório Resumido da Execução Orçamentária) e RGF (Relatório de Gestão Fiscal) assim como as subvenções no final do exercício, são enviadas ao Tribunal de Contas do Rio de Janeiro.

Denúncias - A prefeita de São Gonçalo, Aparecida Panisset (PDT), foi denunciada pelo procurador-geral de Justiça do Rio, Cláudio Lopes, por envolvimento no desvio de R$ 600 mil dos cofres do município. Na ação penal, que será julgada por desembargadores da seção criminal do Tribunal de Justiça, Aparecida é acusada de assinar convênios com igrejas evangélicas para a realização de cursos e atendimentos médicos que não saíram do papel.

No primeiro ato após ser reconduzido para mais dois anos à frente do Ministério Público do Rio, o procurador-geral Claudio Lopes assinou ainda denúncias contra dois vereadores de Araruama e Miracema. De acordo com a denúncia do MP, Aparecida Panisset firmou o primeiro convênio, em 21 de outubro de 2005, com a Igreja Evangélica Assembleia de Deus da Reconciliação. A entidade passou a receber R$ 25 mil mensais para oferecer cursos profissionalizantes e realizar serviços médicos e assistenciais gratuitos à população, por um ano.

Situação semelhante à constatada pelo MP no convênio, de mesmo valor e tempo de duração, firmado em junho de 2006, com o Templo Pentecostal Casa do Saber (TPCS). De acordo com as denúncias, as atividades nunca foram implementadas. Além da prefeita, também responderão à ação penal Moisés Figueiró Moreira, Zilar de Souza Couto e Isaque de Araújo Marques, responsáveis pelas entidades. 

Em caso de condenação, eles poderão ser obrigados a devolver o dinheiro aos cofres da cidade.(O Fluminense)

Fla empata com Madureira e pelo menos segue invicto

Fla empata com Madureira e pelo menos segue invicto

O Flamengo segue invicto, mas a torcida que vivia um clima de euforia, neste domingo, após o empate com o Madureira por 3 a 3, em Macaé, parece ter mudado um pouco de atitude. A equipe foi vaiada pela primeira vez, Luxemburgo criticado desde o início do jogo e os gritos por Adriano vindo das arquibancadas ecoaram no estádio. O Madureira, que não tinha nada com isso, jogou bem e soube aproveitar as falhas cometidas pelos rubro-negros durante todo o jogo. Os gols da partida foram marcados por Welinton (contra), Michel e Baiano para o Madureira. Descontaram para o Fla: Léo Moura, Deivid e Thiago Neves.(Lancenet)

Fluminense e Vasco não saem do zero no Engenhão

Recuado, tricolor viu Eder Luis perder a chance da vitória no segundo tempo. Ricardo Berna foi destaque

O jato do Fluzão e o trem-bala da Colina pareciam estar sem combustível neste domingo, no Engenhão e, sem grandes oportunidades, o clássico não saiu do zero. A equipe de São Januário foi melhor, mas não conseguiu converter as oportunidades em gol. Recuado, o tricolor teve em Ricardo Berna seu melhor jogador e, com um ponto a mais, permanece fora da zona de classificação para as semifinais.

Ficou evidente após a partida a dependência do Flu em relação a Conca. Apagado, o argentino pouco foi notado, assim como o sonolento setor de criação tricolor. No Vasco, Eder Luis desperdiçou a melhor chance da partida no segundo tempo.(Lancenet)

domingo, 27 de março de 2011

Flamengo vence clássico contra o Brasília; Pinheiros ganha e lidera o NBB


Na disputa pela ponta da tabela, o Flamengo não deu chances ao Brasília e venceu sua 19ª partida no NBB, por 93 a 80, atuando diante de sua torcida no Rio de Janeiro. Porém, mesmo com o triunfo sobre a equipe da capital, o Fla ocupa a segunda colocação, atrás do Pinheiros, que também ganhou neste domingo, pelos critérios de desempate.

O Flamengo entrou disposto a devolver a derrota sofrida para o Brasília no primeiro turno e começou arrasador no quarto inicial. No segundo período, os adversários diminuíram a vantagem que era de oito, para cinco pontos.

Na volta do intervalo as equipes se lançaram mais ao ataque, elevaram o placar e quem se deu melhor foi o Flamengo, que teve no experiente Marcelinho seu principal cestinha, com 27 pontos. Alex foi o destaque do Brasília, com 29.

“A gente voltou com a defesa um pouco desatenta no terceiro quarto, mas tivemos um bom aproveitamento no ataque e conseguimos esta importante vitória para levantar a moral. O campeonato esta muito emocionante e a briga vai ser boa até as ultimas rodadas”, disse o flamenguista Duda, homenageando a vitória para sua esposa que aniversaria neste domingo.

Com 19 vitórias em 26 jogos, o Flamengo lidera o NBB ao lado do Pinheiros. Porém, a equipe de São Paulo ocupa o 1º lugar pois venceu os dois duelos contra o time rubro-negro na competição nacional.(Uol)

sexta-feira, 25 de março de 2011

Escritório de Ciência, Tecnologia e Inovação da MB é inaugurado na UFF


A Marinha do Brasil, através da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação da Marinha (SecCTM), assinou no dia 18 de março um Acordo de Cooperação Acadêmica, Técnica e Científica com a Universidade Federal Fluminense (UFF).

O objetivo da parceria é conferir maior eficiência, eficácia e efetividade à gestão pública, maximizar os resultados institucionais, unir esforços visando definir as formas de incentivar e facilitar a integração entre a SecCTM e a UFF, prestar apoio mútuo às atividades de pesquisa e prospecção tecnológica, bem como tarefas administrativas decorrentes dessas atividades. O Acordo também prevê programas conjuntos de atividades anuais, incluindo parcerias em bolsas de estudos, abertura de oportunidades para o corpo discente da UFF e pesquisas técnicas alusivas à projetos de interesses comuns. 

Na ocasião, foi inaugurado o Núcleo do Escritório de Ciência, Tecnologia e Inovação para a Marinha do Brasil junto à UFF, coordenado pelo Centro de Análises de Sistemas Navais (CASNAV). O Núcleo está localizado dentro da Escola de Engenharia da Federal Fluminense e conta com infraestrutura moderna e equipe especializada, integrada ao corpo docente e discente da Universidade.

O evento contou com a presença de autoridades militares, representantes da UFF e da Prefeitura Municipal de Niterói. O Secretário Municipal de Ciência e Tecnologia, José Raymundo Martins Romêo destacou em seu discurso que o trabalho da SecCTM em conjunto com a UFF será um marco para o avanço tecnológico nacional.

O Reitor da UFF, professor Roberto de Souza Salles, durante discurso na cerimônia de abertura, disse que deseja ampliar as parcerias estratégicas nos próximos anos. O Reitor enfatiza que, pensando no futuro, há investimentos na Inovação Tecnológica. “Queremos uma universidade que possa ajudar nosso país a desenvolver. Esse é um acordo especial, que me deixa muito feliz e, com a competência da MB e da equipe da UFF, vamos dar uma alavancada em vários graus na pesquisa. Vamos juntar a experiência da tecnologia da Marinha com a academia.” De acordo com o Diretor da Escola de Engenharia da UFF, professor Hermano José Oliveira Cavalcanti, será a oportunidade de fabricar conhecimento.(Blog do Poder Naval)

Obama agradece ao anfitrião Flamengo


Depois de receber uma visita do presidente norte-americano Barack Obama e, de quebra, ainda dar uma camisa oficial ao mandatário da terra do “Tio Sam”, a presidente Patricia Amorim foi agraciada com um quadro. O mimo foi entregue por Kevin Hunter, um mariner, homem forte do esquadrão de segurança de Obama, pessoalmente. Ele veio especialmente a Gávea para fazer a homenagem e, mais uma vez, agradecer ao Flamengo pela receptividade.

O quadro recebido, na última segunda-feira (21.03), por Patricia Amorim tem uma foto do helicóptero do presidente norte-americano, em frente a Casa Branca, além de um texto de agradecimento: “Presented to CLUBE DE REGATAS DO FLAMENGO, In apreciation for your loyal and dedicated support to Marine Helicopter squadron On. March 19th—21st, 2011″

(Clube de Regatas Flamengo.)

Polícia investiga caso de agressão a irmãos por colegas de escola


Alunos do Henrique Lage, no Barreto, foram espancados covardemente por um grupo de 10 estudantes da mesma instituição. Um deles teve o nariz fissurado durante a briga

Policiais da 72ª DP (Mutuá) investigam agressão sofrida por gêmeos de 16 anos que estudam na Escola Técnica Estadual (ETE) Henrique Lage, no Barreto. Segundo o pai dos jovens, eles teriam sido espancados na tarde de quarta-feira por um grupo de 10 alunos da mesma escola, em uma quadra próxima à unidade, onde os estudantes costumam se reunir para jogar bola no intervalo das aulas. 

O caso foi registrado como bullying e os irmãos passaram por exame de corpo de delito no Instituto Médico-Legal (IML) de Tribobó na manhã desta quinta-feira. Radiografias feitas em uma clínica particular de Niterói confirmam que o menor teve o nariz fissurado. 

De acordo com o pai dos garotos, de 46 anos, os gêmeos, que estão no 2º ano do Ensino Médio e cursam eletrotécnica na ETE, têm sido vítimas de agressões verbais feitas por colegas de classe há cerca de um ano. A perseguição teria começado durante uma discussão sobre futebol.

“Desde então meu filho vem sendo agredido verbalmente. Desta vez, porém, ele me telefonou avisando que estava bastante ferido e sangrando muito, com suspeita de ter fraturado o nariz. O irmão, que tentou defendê-lo, também teve o braço machucado. A agressão aconteceu fora da escola, mas no horário de aula. Eles estudam em período integral, e como havia duas aulas vagas, foram a uma quadra perto da escola jogar bola. Lá foram surpreendidos”, contou o pai indignado.

Ele acredita que a violência foi premeditada, pois alguns dos agressores teriam chegado de carro.

“Quero apenas proteger a vida de meus filhos. Sei que um dos agressores é maior de idade e integrante de torcida organizada, e o outro está aprendendo jiu-jitsu”, completou.

A mãe dos gêmeos teme represálias.
“Tive que faltar ao trabalho para ir ao colégio tentar resolver a situação com medo de que possa acontecer de novo. Só de pensar me causa pânico. Nunca imaginei que isso pudesse acontecer numa escola como essa, tida como referência. Meus filhos precisaram fazer prova para entrar, fiquei muito feliz e agora vejo que tudo não passa de ilusão, que não há controle da entrada e saída dos alunos, o que poderia ter evitado tudo isso”.

O caso já foi levado à direção da unidade, que convocou os pais dos envolvidos. A diretora geral da ETE, Ingrid Ribeiro Couto, informou que um dos alunos (que teria brigado com um dos gêmeos noutra ocasião e incitado a violência contra o mesmo desta vez), já foi remanejado de turma e turno. Como medida preventiva, será proibida, ainda, a saída de alunos da escola durante horário de aula.

Nas telas, novo Karatê Kid revive problema
Em evidência, embora antigo, o tema é bem retratado no filme Karatê Kid. O clássico da Sony Pictures Home Entertainment conquistou o público em 1984, quando Ralph Macchio interpretou Daniel San, discípulo do eterno Sr. Miyagi, vivido por Pat Morita.  

Devido ao grande sucesso, Karatê Kid foi lançado em 2010 com uma nova roupagem, desta vez dirigido por Harald Zwart e tendo como um dos produtores o astro Will Smith, que prestigiou a atuação do filho, Jaden Smith.

Bullying é o termo em  inglês utilizado para descrever práticas de agressão intencional, física ou psíquica, praticada por uma ou mais pessoas, contra outras incapazes de se defender. Os agressores geralmente destacam algum aspecto pessoal da vítima (como timidez, obesidade, etc).(O Fluminense)

Governo corrupto do Sergio Cabral dá insenção de ICMS para as Barcas S/A como prêmio pelos "ótimos" serviços prestados

Barcas são isentas de ICMS e param serviço da madrugada

 

Mudança faz parte de termo de compromisso acertado entre a Barcas S/A e o governo do estado. Acordo inclui a isenção do pagamento de ICMS sobre o valor dos bilhetes


As barcas que ligam Niterói e Rio de Janeiro não vão mais circular entre a meia-noite às 5h, horário considerado de baixa procura. A mudança faz parte de um termo de compromisso acertado entre a Barcas S/A, que explora a concessão, e o governo do estado. Tal acordo inclui também a isenção do pagamento de ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) sobre o valor dos bilhetes.

A média de passageiros que embarcaram, de setembro a dezembro do ano passado, foi de 95 por madrugada. A opção dos ônibus permanece - garante o secretário-chefe da Casa Civil, Regis Fichtner.
A isenção de ICMS vai fazer a empresa economizar cerca de R$ 3 milhões por ano, valor que a concessionária promete investir na qualidade do serviço prestado, de acordo com Regis  Fichtner. A isenção começa a valer a partir desta sexta-feira, data da publicação do decreto.

Segundo o secretário, nenhuma empresa que presta serviços públicos ao estado, como Metrô e SuperVia, paga ICMS.

Essa não é a primeira vez que a Barcas S/A deixa de oferecer o serviço durante a madrugada. No período entre novembro de 2008 e outubro de 2010, a empresa parou de operar no horário. À época, o então superintendente Luiz Marinho afirmou que a empresa não tinha como arcar com as viagens noturnas. Um decisão do Superior Tribunal de Justiça, no entanto, obrigou a empresa a voltar a oferecer o serviço.

Memória
Na última quarta-feira a estação hidroviária de Charitas, na Zona Sul, esteve lotada durante o início da manhã devido à falha em um dos catamarãs da empresa. Lixo flutuante teria impedido a refrigeração do motor da embarcação Zeus, deixando passageiros esperando o embarque por cerca de uma hora. Tempo demais para um serviço que custa R$ 11 pelo trajeto até a Praça XV, de acordo com alguns usuários.(O Fluminense)

Roubo de carros cresceu quase 10% em Niterói

Segundo dados divulgados pelo ISP, 44% dos casos ocorrem em Icaraí e bairros vizinhos. Estudante viveu momentos de terror durante crime do mesmo tipo na Rua Pereira da Silva


Deixar veículo estacionado nas ruas de Niterói está mais perigoso. Segundo dados do Instituto de Segurança Pública (ISP) do Rio de Janeiro, 95 veículos foram roubados na cidade em janeiro deste ano, quase 10% a mais do que o mesmo período do ano passado.

As estatísticas revelam também crescimento do número de furtos de aparelhos eletrônicos dos automóveis, como os de som, DVD e localização por satélite. Foram feitos 117 registros dessa última modalidade no primeiro mês de 2011, 44% deles na área sob jurisdição da 77ª DP (Icaraí).

Uma das últimas vítimas na Zona Sul foi uma estudante de 32 anos. Na noite de sexta-feira, ela e o namorado saíam de casa na Rua Pereira da Silva, em Icaraí, quando o casal foi atacado por dois bandidos de moto, no momento em que entrava no carro, estacionado próximo à residência. 

“Os criminosos apontaram uma arma e obrigou a gente a descer do veículo. Eu nunca tinha sido assaltada. Só quem já passou pela experiência sabe o quanto é assustadora. Você não imagina o que significa ter uma arma apontada para você. Desde aquele dia eu saio de casa com muito medo, achando que pode ter alguém me observando ou me seguindo. O carro era do meu namorado. Ele comprou com muito trabalho. É um absurdo termos que entregar nossos bens dessa forma”, contou a vítima, traumatizada.

Segundo a estudante, esse não foi o primeiro caso de roubo de carros nas redondezas. Uma moradora do mesmo prédio teve o carro depenado em plena luz do dia, enquanto ela estava em casa.

“Os moradores suspeitam que isso seja prática de um mesmo grupo de criminosos que observam os moradores. Às vezes, quando os moradores não vão demorar a sair com o carro, não se dão ao trabalho de colocar na garagem. É nessa hora que eles dão o bote. Por isso orientamos os moradores a não facilitar. Eles têm que entrar logo com o carro na garagem”, destacou o porteiro de um edifício.
Mas nem todos possuem vaga de garagem. O proprietário de um curso pré-vestibular na região estacionou o carro em frente ao prédio onde trabalha e minutos depois percebeu que o vidro havia sido arrombado. O aparelho GPS e o som foram roubados.

 “Achei que não teria problema porque da janela do meu serviço eu conseguia ver o carro. Mas alguns instantes de distração foram suficientes pra que eles agissem. Estamos muito preocupados com a situação nessa área. Vários alunos já foram assaltados. Levaram a bicicleta de um deles há alguns dias. O perigo é maior à noite, quando a rua fica mais deserta. Já pedimos aumento no policiamento, mas só somos atendidos depois que ocorre algum assalto”, reclamou.

Falta policiamento -
A poucos metros do local, em frente a uma escola particular, existe uma cabine da polícia militar. Moradores, porém, afirmam que nem sempre é possível encontrar um policial no local. 

 “Se existe alguma segurança nessas ruas é graças às escolas e empresas que contratam o serviço particular. Quem sofre são as pessoas que precisam passar por aqui. Tenho amigas que já foram assaltadas e evito passar nessa rua à noite”, contou outra moradora.

O comandante do 12º BPM, tenente-coronel Paulo Henrique Moraes, informou que algumas cabines chegaram a ser desativadas devido à falta de efetivo, mas frisou que nos últimos meses tem trabalhado para reativá-las pelo menos em alguns turnos, como é o caso da cabine localizada em frente a essa escola particular. Ele afirmou também que está intensificando o policiamento a pé.(O Fluminense)