Software desenvolvido na universidade poderá ser um grande auxílio para minimizar impactos em desastres ambientais, como a das chuvas. Mensagens serão enviadas através de SMS
Um software, baseado no sistema de envio de mensagens curtas (SMS) e utilizando as técnicas de georreferenciamento de dados, pode ser de grande auxílio para o gestor público, no sentido de minimizar o impacto de desastres ambientais inevitáveis. O sistema, chamado SMSalva-vidas, consiste no cadastramento do máximo de pessoas de uma localidade, com endereço e telefone celular respectivos, que são georreferenciados num mapa do município.
A partir daí, o gestor pode marcar as regiões segundo os graus de risco, intermediário, iminente ou provável e, por exemplo, enviar informações do tipo 'chuva perigosa' ou 'evacuar imediatamente', segundo as informações que recebe dos institutos de meteorologia, defesa civil e outros.
As informações são recebidas imediatamente nos celulares das pessoas cadastradas, pois o grande problema é esse, a maior disseminação e capilarização da informação no menor espaço de tempo possível.(O Fluminense)
Nenhum comentário:
Postar um comentário