segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Estação de tratamento de água de Maricá é inaugurada


Expansão do sistema vai beneficiar 40 mil moradores. Durante a entrega das obras, Sérgio Cabral assinou contrato que autoriza melhorias no abastecimento de água nos distritos de Inoã e Itaipuaçu

A qualidade da água do município de Maricá está garantida. Nesta segunda-feira, o governador Sérgio Cabral inaugurou as obras de expansão da Estação de Tratamento de Água (ETA) da cidade das Baixadas Litorâneas. O abastecimento dos distritos de Inoã e Itaipuaçu também será ampliado, com a assinatura do contrato que autorizou o início das intervenções para melhorar a produção nas regiões. Em Maricá, 40 mil moradores serão beneficiados com a oferta de maior volume de água tratada. As melhorias representam uma das maiores obras de infraestrutura da história do município.

- Hoje, assinamos o início das obras que vão levar à cidade a cobertura de mais de 80% de abastecimento de água. A obra da ETA de Maricá é de grande qualidade. Isso é resultado da aliança entre Estado, União e prefeituras, e quem ganha com isso é a população. Maricá vai se tornar cada vez mais uma área nobre, tem que ser tratada como uma jóia da coroa - ressaltou o governador.

O Governo do Estado, através da Companhia Estadual de Águas e Esgotos (Nova Cedae), investiu cerca de R$ 3 milhões na estação de Maricá, um dos investimentos de infraestrutura realizado para atender ao projeto do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj). Antiga reivindicação da população maricaense, a obra da ETA aumentará a distribuição de água de 80 para 120 litros por segundo, ampliando a vazão diária em mais 3,5 milhões de litros de água, um acréscimo de 50% na produção.

- Maricá é a zona sul do Comperj, por isso precisa estar estruturada para receber investimentos imobiliários e estruturantes. Para isso, o prefeito tem toda a razão de estar preocupado com a água e o saneamento, além de trabalhar para não permitir o loteamento clandestino, evitando o crescimento desordenado do município. A cidade vai se beneficiar do complexo petroquímico como uma área de qualidade de vida, de serviço - afirmou Cabral, que garantiu também que Maricá não corre riscos ambientais em relação às obras do Comperj e o despejo de resíduos.

A produção da Estação de Maricá foi reforçada com o aumento da captação de água bruta do sistema de abastecimento com o assentamento de adutora com 6.120 metros de extensão e 250 mm de diâmetro. Um conjunto de floculador e decantador, em concreto, com capacidade para 60 litros por segundo, também foi construído. Para atender à nova vazão, a casa de química e as outras instalações prediais foram totalmente reformadas.

O vice-governador, Luiz Fernando Pezão, e o secretário de Assistência Social e Direitos Humanos, Rodrigo Neves, além do prefeito de Maricá, Washington Quaquá, e outras autoridades participaram da inauguração. (O Fluminense)

Um comentário:

  1. Ate agora nada de agua, estamos sem agua há meses...quando caí só pingos mas a conta da Cedae chega todos os meses.
    CADE A AGUA EM MARICÁ?????????????

    ResponderExcluir