quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Brasil pode receber o Dacar, mas só em 2013

Prova do ano que vem deverá ter sua chegada em Lima, no Peru

A despeito das informações que surgiram no fim do ano passado sobre a possibilidade de o Brasil receber etapas do Rali Dacar, a organização confirmou que não será em 2012 que a prova off road mais difícil do mundo aportará em terras verde-amarelas, como o Jornal Lancenet havia antecipado no último domingo.

Isso não significa que não haverá novidades na edição-2012: uma reunião entre a ASO, promotora e organizadora do rali, e autoridades governamentais nesta segunda-feira deverá selar o percurso entre Mar del Plata (ARG) e Lima (PER).

O Dacar, assim, passaria por três países sul-americanos: Argentina, Chile e Peru. O aporte de recursos governamentais tornou-se uma das prioridades para a realização do rali, e incluir novos países é uma forma de aumentar o tamanho das verbas governamentais captadas pela ASO.

– O Brasil é um mercado prioritário para nós, mas tem a desvantagem de não possuir grandes paisagens desérticas, que são o DNA do Dacar – explicou o francês Chris Rodrigo, diretor de comunicação da ASO, que também descartou o semiaacute;rido nordestino utilizado durante o Rali dos Sertões: – É um cenário interessante, mas nos leva na direção errada, para leste, já que impreterivelmente um Dacar na América do Sul tem de passar pelo deserto do Atacama, no Chile.

A ASO planeja incluir o Brasil na rota em 2013, buscando o apoio não do governo federal, considerando improvável às vésperas de uma Copa do Mundo, mas dos governosmunicipais e estaduais. Três cidades interessam à empresa francesa: Rio de Janeiro, São Paulo ou Brasília.

Em caso de acerto, o Dacar tem boas chances de começar em solo brasileiro com um grande evento na largada, seguido de dois ou três estágios com enlaces (trechos não cronometrados) longos e especiais curtas, para deixar o amplo território brasileiro para trás o mais rapidamente possível e iniciar a corrida de fato no deserto do altiplano central argentino, a caminho do Atacama.(Lancenet)

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário