terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Parque da Cidade é reaberto após passar meses fechado

Chuvas no mês de abril do ano passado provocaram deslizamentos de terra no local, que desde então, ficou interditado ao público. Porém, serviços ainda não foram todos concluídos


Depois de quase nove meses interditado, o Parque da Cidade foi reaberto ao público ontem. O local encontrava-se fechado desde abril, quando as chuvas provocaram deslizamentos de terra em seus acessos e danificaram a estrutura interna do parque. No entanto, ainda há obras de contenção em andamento, na Estrada da Viração, onde a via está apenas em meia pista. Assim, os visitantes devem optar pelo acesso localizado no bairro do Maceió.

De acordo com o presidente da Niterói Empresa de Lazer e Turismo (Neltur), José Haddad, além da liberação do acesso, foram realizados serviços de recuperação da tubulação, que foi prejudicada pelas chuvas, e de reforço do deque – de onde saltam os parapentistas. Os trabalhos foram realizados pela Companhia de Limpeza de Niterói (Clin) e pela Empresa Municipal de Moradia, Urbanização e Saneamento (Emusa).

“Foi muito importante que a gente tenha conseguido reabrir o parque para turistas e para a população em geral. Felizmente, ainda conseguimos fazer isso durante o verão, no pré-período de férias. Toda a estrutura está garantida e em perfeitas condições”, afirma Haddad.

Para os visitantes, a reabertura do Parque da Cidade foi uma grata surpresa, apresar do mau tempo. Acostumada a saltar de parapente e também a frequentar o local para momentos de lazer, a profissional de educação física Mariângela Freire, de 35 anos, está entusiasmada com a retomada das atividades.

“É a melhor vista da cidade e o local mais propício para saltar de parapente na região. Não sabia que estava reabrindo, mas resolvi arriscar e estou feliz com a surpresa. Espero que continue bem conservado”, comenta.
Moradora do Estado de Minas Gerais, a auxiliar administrativa Vânia Caetano, de 30, também aprovou a reabertura do parque, que estava fechado da última vez em que esteve na cidade.

“A vista aqui é perfeita, nem a chuva estraga. Mas, da próxima vez, volto para visitar o parque em um dia de sol”.
Durante a tempestade que atingiu a cidade em abril, os dois acessos ao Parque da Cidade – segundo ponto turístico mais visitado de Niterói - foram obstruídos por uma série de deslizamentos de terra. A Estrada da Viração, que liga o bairro de São Francisco ao parque, foi a mais prejudicada, um trecho da via foi parcialmente destruído.

O local passa por obras para construção de duas cortinas atirantadas e de guarda-corpos, além de estar sendo feito o grampeamento do solo. 

O custo da intervenção é de, aproximadamente, R$ 15 mil. A logística da obra no local é difícil, pois a subida dos caminhões é dificultada pela inclinação da rua e o concreto é feito no platô para ser transportado até o destino. 

Já no acesso pelo bairro do Maceió, os danos foram menores, tendo sido necessária apenas a remoção de terra da pista. Em toda a reserva, o custo total das obras, segundo a Prefeitura, é de cerca de R$ 716 mil.

Desde a interdição do parque, comerciantes do entorno e atletas vinham se queixando da demora para a reabertura e de prejuízos por conta da falta do espaço. Muitos se queixavam também da falta de segurança, já que o local estava deserto. Um morador disse ao Jornal Fluminense ter, inclusive, ajudado a socorrer uma vítima de estrupro, levada ao parque pelos agressores.(O Fluminense)

Nenhum comentário:

Postar um comentário