quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Gabinete de crises é instalado na Região Serrana do Rio

Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos coorderna trabalhos. Governador Sérgio Cabral apela por ajuda à Marinha e a presidente Dilma Rousseff

O secretário de Assistência Social e Direitos Humanos Rodrigo Neves sobrevoou as áreas mais atingidas de Teresópolis e Petrópolis nesta quarta-feira e reuniu-se com os prefeitos Jorge Mario e Paulo Mustrange. A principal ação emergencial anunciada é a instalação do Gabinete da Assistência Social na região, que vai congregar secretarias de assistência social dos municípios atingidos pelas chuvas para tratar imediatamente da remoção para locais seguros das famílias que vivem nas áreas de extremo risco de deslizamentos.

“O mais importante nesse momento é assistir à população desabrigada, reassentar e remover as pessoas que ainda estão em áreas de extremo risco e desobstruir as ruas e acessos aos pontos mais críticos. A secretaria já enviou três caminhões com colchonetes, material de limpeza, higiene pessoal e água para a região. Também estamos com uma equipe atuando de maneira integrada com as secretarias municipais e prefeituras. Dois caminhões com colchonetes, casacos, material de limpeza e de higiene pessoal e alimentos não perecíveis já foram enviados para os municípios da região. Um terceiro caminhão seguirá ainda hoje com mantimentos”, afirma Rodrigo Neves, que está desde a manhã desta quarta-feira na Região Serrana para levantar todas as necessidades dos moradores de Teresópolis, Petrópolis e Nova Friburgo.

O secretário do Ambiente, Carlos Minc, disse que mais de 15 frentes de ações emergenciais foram abertas para garantir soluções à catástrofe.

“As máquinas do Inea e da Secretaria de Obras estão aqui trabalhando para ajudar a abrir estrada. A falta de comunicação é outro problema. Em Teresópolis, internet e telefones fixos não funcionam, assim como diversas operadoras de celular. Além disso, praticamente todo o município está sem energia elétrica. A Ampla já foi acionada e tem equipes trabalhando no local”, afirmou.

De acordo com o subsecretário executivo de Obras, Hudson Braga, os pontos de interdição das estradas de acesso a Teresópolis e Friburgo estão sendo desobstruídos e as rodovias deveriam ser liberadas em meia pista, ainda na noite de ontem, para permitir a chegada de mais equipamentos às cidades. 

Segundo o secretário, o programa “Minha Casa, Minha Vida”, do Governo Federal, e o programa “Morar Seguro”, do Governo do Estado, oferecerão cerca de 11,4 mil  casas para os desabrigados, além dos abrigos oferecidos pelas prefeituras.

Minc criticou os prefeitos anteriores por não darem a atenção devida à ocupação irregular das encostas, que acabaram agora desabando com as fortes chuvas.

Marinha - O governador Sérgio Cabral pediu ajuda à Marinha para levar mais bombeiros e equipamentos às regiões afetadas pelas chuvas. O ministro da Integração Social, Fernando Bezerra, anunciará medidas de apoio do governo federal aos atingidos.

O governador Sérgio Cabral falou, por telefone, no início da tarde de ontem com a presidente Dilma Rousseff para tratar de medidas emergenciais em relação à tragédia causada pelas chuvas na Região Serrana. Por determinação de Dilma, o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, veio ao Rio, acompanhado do secretário de Estado da Casa Civil, Regis Fichtner, e do subsecretário executivo de Obras do Estado, Hudson Braga.(O Fluminense)

Nenhum comentário:

Postar um comentário