quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

População de rua não se restringe somente à Zona Sul de Niterói


Moradores cobram solução para o problema que afeta vários bairros de Niterói. Pedintes e catadores se espalham, levando o medo e sujeira para as ruas do Centro e da Zona Norte

Assim como está ocorrendo na Zona Sul, moradores de rua estão tomando os espaços públicos do Centro e da Zona Norte de Niterói. Moradores, comerciantes e pedestres reclamam da ocupação por mendigos das praças Juscelino Kubitscheck (JK) e Leoni Ramos, entre outras. No Rink, a preocupação é com o lixo acumulado por catadores.

Na Praça JK, ponto turístico desenhado por Oscar Niemeyer como parte do Caminho que leva o nome do arquiteto na cidade, a situação é constrangedora. Situada na Avenida Visconde do Rio Branco, ela acabou virando reduto da população de rua. Segundo moradores do bairro e pessoas que passam pelo local, durante todo o dia, mas principalmente no final da tarde e à noite, é grande a sensação de insegurança, associada à ocupação irregular e ao consumo de drogas na praça.

Na Praça Leoni Ramos, em São Domingos, a sensação de insegurança é menor, porém a condição precária em que vive toda uma família, inclusive uma idosa e uma criança, preocupa a população. Segundo moradores e trabalhadores do entorno, a família se instalou na praça após sua reforma (a obra foi entregue em 2009 pela Prefeitura). No local é possível ver pessoas dormindo numa tenda improvisada sob o busto de D. Pedro II.(O Fluminense)

Nenhum comentário:

Postar um comentário