segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Deputado Felipe Peixoto quer auxiliar municípios do entorno do Comperj

Novo secretário Estadual de Desenvolvimento Regional, Abastecimento e Pesca diz que pasta será focada no desenvolvimento de municípios como Niterói, São Gonçalo, Itaboraí e Maricá

O vereador de Niterói e deputado estadual eleito Felipe Peixoto (PDT) assume a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Regional, Abastecimento e Pesca no segundo Governo Sérgio Cabral Filho, visando, principalmente o Leste Fluminense, em especial, Niterói, São Gonçalo, Itaboraí e Maricá, os municípios mais afetados pelo Complexo Petroquímico do Estado do Rio de Janeiro (Comperj). 

“O governador criou a Secretaria de Desenvolvimento Regional e transferiu o Abastecimento e a Pesca da Agricultura – comandada por Christino Áureo – para fortalecer estas duas áreas no interior do estado. Cabral quer que o principal foco da nova pasta seja o Leste Metropolitano, nos municípios que serão afetados pelo Comperj. Ele me pediu para representar o Governo do Estado junto ao Consórcio Intermunicipal do Leste Fluminense (Conleste)”, informou Felipe. 

Entre os projetos a serem desenvolvidos pelo novo secretário, a Linha 3 do Metrô até Itaboraí, a qualificação profissional de pescadores, o pescado na merenda escolar e a ajuda aos municípios na elaboração de seus planos diretores são alguns dos principais. 

“O governo quer ajudar a impedir os efeitos negativos do Comperj, como a favelização e o aumento da criminalidade. Por isso, fará parceria com os municípios. Vou me reunir com a Secretaria de Transportes para discutir a implantação da Linha 3. Em 2001 presidi na Câmara Municipal de Niterói uma comissão especial sobre o assunto. Além disso, em parceria com a Secretaria de Educação e as colônias de pescadores vamos colocar o pescado na merenda escolar. O ministro do Trabalho, Carlos Lupi, já sinalizou disponibilizar recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) para que promovamos cursos de qualificação profissional aos pescadores, em parceria com a Secretaria de Trabalho e Renda, agora comandada pelo deputado federal Brizola Neto (PDT)”, explicou Felipe. 

O pedetista ainda irá ajudar a Prefeitura de Niterói a recuperar o município após os estragos provocados pelas chuvas de abril de 2010.

“Liguei para o prefeito Jorge Roberto Silveira e articulei mais ajuda do Governo do Estado ao município, através de recursos. Também me reuni com o presidente da Empresa Municipal de Moradia, Urbanização e Saneamento (Emusa), José Roberto Mocarzel, para viabilizarmos a construção do túnel Charitas-Cafubá”, contou o secretário. 

Outra importante atribuição da nova secretaria, segundo Felipe, será estimular a vocação econômica de cada região do Estado. 

“Vamos fazer articulação política entre o governo estadual e as prefeituras para desenvolvermos as vocações de cada região”, informou o secretário. 

Felipe contou que fora convidado para o cargo em um almoço, no Palácio Laranjeiras, no último dia 23, entre ele, o governador, o vice, Luiz Fernando de Souza, o Pezão, o senador Regis Fitchner (PMDB), o secretário de Governo, Wilson Carlos, Brizola Neto e Lupi, que é presidente nacional e regional licenciado do PDT. 

“Cabral resolveu apostar na renovação, chamando a mim, que tenho 33 anos, e Brizola Neto, com 32”, observou o pedetista.(O Fluminense)

Nenhum comentário:

Postar um comentário