quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Cracolândia surge próxima à cabine da PM em Icaraí


Mulheres grávidas e adolescentes podem ser vistos usando entorpecentes. Uma barraca improvisada com papelão na areia, próximo à subida da Estrada Fróes, tenta esconder as drogas

A Praia de Icaraí, na Zona Sul de Niterói, se transformou em ponto de uso de drogas em plena luz do dia. Uma barraca improvisada com papelão na areia, próximo à subida da Estrada Fróes, tenta esconder a cracolândia que se formou próximo ao calçadão. Ainda assim, mulheres grávidas, crianças e adolescentes podem ser vistos usando entorpecentes. A cena acontece a poucos metros de uma cabine da Polícia Militar, que segundo moradores do bairro está abandonada.

 “Faz tempo que os moradores estão instalados ali e ninguém faz nada para tirar. Depois que consomem drogas, eles ficam perigosos e ninguém sabe o que podem fazer com algum morador. Percebemos uma alteração de comportamento porque, de repente, começam a dançar, gritar ou andar cambaleando de um lado para outro da areia. Parece que famílias inteiras se reúnem lá para usar drogas, porque vemos uma jovem grávida, com homens e crianças”, contou um enfermeiro de 53 anos, que costuma fazer exercícios físicos na orla. 

Segundo moradores, o número de furtos na região aumentou bastante desde que os usuários de drogas se instalaram na praia. Comerciantes reclamam que eles espantam a clientela. 

“As pessoas têm medo de se aproximar e já não passeiam com tranquilidade por essa parte da praia. Elas preferem ir comer em outro lugar para não correr o risco de assaltos. Também não podemos deixar nada do lado de fora por um minuto que some”, relatou o dono de um restaurante. 

A cena dos usuários nas areias remete alguns frequentadores da orla à música “Nós vamos invadir sua praia”, sucesso da banda Ultraje a Rigor nos anos 80. 

“Só que no lugar de farofeiros, que são benvindos, a praia acabou invadida por delinquentes”, lamentou outro morador do bairro. 

Agressão - Ontem, por volta das 12 horas, frequentadores da cracolândia foram flagrados atirando pedras em uma dona de casa que usava os aparelhos de ginástica na subida da Estrada Fróes. Não havia policiais na cabine e nenhuma patrulha foi vista fazendo ronda pelo local. Os moradores chegaram a ligar para o serviço 190, telefone da Central da PM, mas não foram atendidos.

 “Só a presença constante de policiais pode inibir essa bagunça. Não adianta gastar dinheiro instalando cabines, se não têm PMs. Ano passado colocaram uma cabine nova. Pra quê, se vive vazia?”, questionou o empresário Carlos Garcia, de 59 anos. 

Sem efetivo - O comandante do 12º BPM (Niterói), tenente-coronel Paulo Henrique Moraes, informou que não há efetivo suficiente para manter policiais na cabine, mas alegou que o problema tem sido solucionado de outra forma.

 “Não temos policiais suficientes para deixar em pontos fixos, no entanto, fazemos rondas constantes. Não apenas nessa área, mas em todo o bairro. O que acaba sendo mais eficiente, porque temos um controle maior sobre vários pontos da cidade”, argumentou, afirmando ainda que uma equipe foi enviada ao local, no início da tarde de ontem, para checar as denúncias.

Para ajudar a coibir a ação dos usuários de drogas, o secretário municipal de Segurança Pública e Controle Urbano de Niterói, Wolney Trindade, informou que pretende destinar parte dos 100 guardas que serão selecionados no próximo concurso público para trabalhar nas  praias da Zona Sul da cidade.(O Fluminense)




Nenhum comentário:

Postar um comentário