segunda-feira, 7 de junho de 2010

Táxis: projeto quer acabar com a farra das autonomias e regularizar a profissão

Proposta que tramita na Câmara dos Deputados prevê a contratação de taxistas pela CLT e beneficia motoristas auxiliares em Niterói.

Pagamento de diárias exorbitantes, mais de 60 horas de trabalho semanais, renda mensal incompatível com o esforço dispensado ao longo do mês. A situação pela qual os cerca de 600 motoristas auxiliares de táxi de Niterói, segundo dados do sindicato, passam pode estar perto de acabar. Tramita na Câmara dos Deputados o projeto de lei nº 7.366, do deputado federal Marcelo Itagiba (PSDB), que pretende regularizar a profissão de taxista. Se a proposta for aprovada, serão proibidos transferência e aluguel de autonomias, e empresas de táxi que quiserem explorar o serviço terão de contratar os motoristas através da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT). 

“Hoje existe uma exploração da frota de táxis em todo o País. Pessoas com várias autonomias contratam motoristas auxiliares para guiar os carros e cobram altas diárias por isso. Queremos acabar com a escravidão. Quem quiser contratar motorista, terá de arcar com o ônus de ser empresário”, garante Itagiba.
Atualmente há 1.905 autonomias em Niterói e cada taxista pode ter até três, segundo a Prefeitura. Entretanto, profissionais da praça denunciam a existência de donos com pelo menos 15 permissões só no município. Apesar de proibida, a venda de autonomias é recorrente em Niterói e a permissão chega a custar R$ 120 mil, fora o preço da “vaga” nas ruas. 

O valor duplicou nos últimos dois anos, segundo profissionais da área, e, mesmo assim, a procura é maior do que a oferta.  Já o aluguel da permissão – quando o motorista auxiliar paga uma “mensalidade” ao dono da autonomia –, outra prática irregular, chega a custar cerca de R$ 800 ao bolso do motorista. 

Pelo projeto, donos de autonomia precisariam comprovar no dia da promulgação da lei que trabalham na praça, caso contrário, podem perder a permissão. Além disso, a contratação de motoristas só será permitida em caso de incapacidade física do proprietário. 

Já a venda de permissão prevê de um a cinco anos de prisão, mais multa. O salário não poderá ser inferior ao mínimo e o trabalhador deverá ter férias e jornada de até oito horas diárias. De acordo com Itagiba, a medida atende à reivindicação da Associação dos Taxistas – Diárias Nunca Mais e pretende garantir os direitos à classe.(Fluminense)

 

8 comentários:

  1. Fico estarrecido quando ouço tal pronuncia "Diárias nunca mais" Que absurdo! fato parecido ocorreu na cidade do Rio de Janeiro onde mais de 20.000 Chefes de famílias foram prejudicados por aproveitadores e politiqueiros de ocasião, que sem a menor responçabilidade lançaram a cidade 13.000 mil autonomias causando diversos prezuísos ao trânsito, usuários e propriétários ligítimos de permissões, que tiveram seus rendimentos reduzidos por tamanha falta de responçabilidade das qautoridades competentes, Das 13.000 Autonomias 5.000 foram cassadas, dando um prejuízo ao município com ações na justiça, atos administrativos e etc... Resultado qual foi o benefício ? Hoje a cidade se encontra com 28.000 autonomias, sendo que a maior quantidade de motoristas Auxiliares encontran-se justamente nas 8.000 consedidas, ou seja "Diárias Sempre seus Otários" Vamos trabalhar com responçabilidade

    ResponderExcluir
  2. pois sim, carlos henrique voçe diz isso porque voçe tem sua autonomia,paga uma diaria de 110.00 por dia seu animal.

    ResponderExcluir
  3. você: não tem ç e tem circunflexo no "e"

    ResponderExcluir
  4. Paga uma diária de 110 por dia?
    Se é "Diária"... só pode ser por dia!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. a permissão não é sua, o carro não é seu e você quer pagar quanto? Quer trabalhar de gaça sua anta? 110 tá mais do que justo, dá pra tirar a diária e ainda tirar uns 100 pra você, num tem nada de impossível nisso!

      Excluir
  5. Quem ganha com esse projeto ? acho que ninguém... e olha que eu sou passageiro, não ganho e nem pago diária.

    ResponderExcluir
  6. O governo rouba milhões e milhões simplesmente PORQUE ESTÁ AFIM E F***-**, ai vem uma pessoa, compra um bem por um valor absurdo, ai a pessoa aluga o bem, da pro motorista locatário ganhar praticamente metade, e o governo reclama?
    Faz favor vai, vão fazer algo de útil de verdade ao invés de ficar mexendo com essas besteirinhas, vai tirar os bandidos ai do governo que vai melhorar a situação do pais inteiro, até de quem vende banana, vocês se incomodam muito quando vocês veem alguém fazendo dinheiro, isso sempre perturba o governo, se tem alguém fazendo dinheiro eles vão lá meter o bedelho pra tentar tirar algum.

    Essa ladainha já esta batida, tooodo mundo sabe que o governo inteiro é uma máfia, ninguém mais acredita nessa baboseira toda gente.

    Vamos fazer mudanças realmente úteis pro nosso pais que tal?

    E ainda digo mais, esse "locatários sofredores" de táxi, estão DESEMPREGADOS, adivinha por causa de quem? Das pessoas que governam esse pais.
    NÓS ESTAMOS DANDO EMPREGOS E DIVIDINDO NOSSO LUCRO COM ESSAS PESSOAS QUE ALUGAM OS TAXIS

    Parem de arrumar distração com assunto besta pra população, e vamos melhorar MUITA COISA QUE PRECISA SER MELHORADA DE VERDADE.

    ResponderExcluir